Qual é o nome daquela parte de trás do guarda-roupa? No caso do guarda-roupa de madeira, aquela parte na parte de trás é chamada de forro para traseira.
O MDP é uma ótima opção também para quem costuma mudar-se muito, pois possui uma maior resistência à montagem e desmontagem. Normalmente o MDP é utilizado para compor a parte interna dos móveis, pois apesar de não aceitar um acabamento fino, ele é muito resistente.
Garantia de estabilidade, as chapas de MDF com espessura de 25mm podem ser utilizadas para prateleiras de guarda-roupas, tampo de mesas, portas mais pesadas, além de laterais e colunas de geladeiras.
Além de melhores, os materiais mais usados para guarda-roupas são o MDF e o MDP. Essas madeiras são feitas a partir de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo. A madeira MDP é mais leve do que o MDF.
MDF. Significa Medium Density Fiberboard, e assemelha-se a um papelão muito duro prensado, já que é fabricado de forma semelhante, a partir de fibras de madeira moídas e aglutinadas com resinas catalisadas.
Basicamente existem 4 tipos diferentes de MDF disponíveis no mercado, desde o comum, que é mais barato e mais comum de ser encontrado, até o super ultra, que já se trata de um material mais caro devido algumas propriedades que possui como a resistência a água.
Os guarda-roupas de solteiro e casal contam com características semelhantes: portas de bater ou de correr, gavetas, prateleiras, cabideiro, calceiro, maleiro, espaço para sapatos, e podem apresentar um ou mais espelhos frontais.
- Que o cabideiro é prático todo mundo já sabe. Seja na porta de entrada, no quarto ou no closet, o cabideiro ou a arara de roupas, como também é conhecido são uma mão na roda para pendurar casaco, o boné, bolsa, ou aquela roupa que acabou de ser usada, não é mesmo?
Qual o material mais resistente para guarda-roupa?
O material tipo naval é um tipo especial de compensado, que recebe um tratamento químico que o torna mais resistente à umidade e ao mofo. Ele é indicado para ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e lavanderias. Ele também pode ser usado para fazer guarda-roupas, pois evita o inchaço e o empenamento da madeira.
Outra alternativa é espalhar pedaços de giz – daqueles usados para escrever em lousas mesmo – por todo o armário. O giz absorve a umidade para si, deixando o clima mais controlado; Realize limpezas mensais em seu guarda-roupa, utilizando vinagre branco ou água sanitária.
Em resumo, o MDP é mais adequado para peças retas e planas, suporta mais peso e é recomendado para ambientes úmidos. Já o MDF oferece maior versatilidade de design e acabamento, recebendo melhor tintas e verniz, porém é menos resistente à umidade.
Atualmente, é comum encontrar guarda-roupas produzidos em madeira maciça, MDF (painel de fibra de madeira e resina) e MDP (chapas de partículas prensadas em 3 camadas), ou ainda uma combinação desses elementos. Os móveis em madeira maciça são mais caros, mais pesados e mais duráveis, desde que bem conservados.
Como se chama a madeira que fica atrás do Guarda-roupa?
MDF. Provavelmente você já ouviu falar dessa matéria-prima quando foi procurar por algum móvel ou até mesmo um guarda-roupa. É um elemento bastante comum no mobiliário e em peças como forro e divisórias, por exemplo. O MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média.
O vinílico é um dos tipos de piso que imita madeira que apostam na sustentabilidade. Ou seja, devido a sua capacidade de reciclagem, ele é uma alternativa com ótimo custo para quem também tem preocupação com o meio ambiente. Geralmente, ele é feito PVC, o que garante a criação de diversos padrões e texturas diferentes.
Via de regra, se encontra chapas de MDF no mercado com as medidas de 1,83 m de largura por 2,75 m de altura. As espessuras costumam variar entre 3 mm, 9 mm, 15 mm e 18 mm.
O preço do MDF naval é um pouco mais caro se comparado a uma folha de MDF convencional, o que é razoável se considerarmos suas especificidades. O preço de uma folha de MDF naval com 15mm de espessura e dimensões de superfície de 2740 x 1830 mm varia entre R$260,00 e R$300,00, em média.
A sigla significa Medium Density Fiberboard ou, em português, Painel de Fibra de Densidade Média. O MDF é feito com fibras de madeira e resina sintética, por isso o resultado final é um material bem uniforme.
Já o MDF comporta melhor a aplicação de revestimentos diversos, tendo uma variação maior de cores e texturas. Além disso, o material não sofre com a variação de temperatura e pode ser cortado em qualquer sentido. É um material mais pesado e mais caro, em função da sua fabricação mais complexa.
O MDP, que também é conhecido como Medium Density Particleboard ou Partículas de Média Densidade, possui três camadas de pedaços de madeira triturada, geralmente pinus, chamados de cavacos, com as duas camadas externas mais finas e a camada interna mais grossa.