Céline Dion, uma das vozes mais icônicas da música mundial, revelou sua batalha contra uma doença rara e debilitante: a Síndrome da Pessoa Rígida (SPS). A condição, que afeta os músculos e causa rigidez e espasmos dolorosos, levou a cantora a suspender sua carreira em 2022.
A artista, que passou anos sem diagnóstico, afirma que seus músculos, tendões e nervos foram afetados. Em 2023, chegou ao ponto de não poder mais andar. "Perdia o equilíbrio, tinha dificuldade para andar, sentia muita dor", diz. Céline Dion explica que consegue respirar normalmente, seus pulmões funcionam.
Qual o real estado de saúde da cantora Céline Dion?
Artistas foi diagnosticada com condição neurológica conhecida como síndrome da pessoa rígida, em 2022. Cantora ainda não sabe quando retornará aos palcos. A estrela canadense do pop Céline Dion, que sofre de um transtorno neurológico raro, disse que está bem, mas que vive "um dia de cada vez".
A produção é repleta de momentos emocionantes, especialmente quando a cantora fala sobre seus problemas de saúde e a impossibilidade de continuar cantando. Em cena particularmente tocante, Céline se emociona ao lembrar do marido René Angélil, a quem trata como "o grande amor de minha vida".
O que causa síndrome da pessoa rígida? As causas exatas da síndrome da pessoa rígida são desconhecidas. No entanto, acredita-se que seja uma doença autoimune – quando o sistema imunológico do corpo ataca por engano as células saudáveis do cérebro, causando a rigidez muscular e os espasmos.
Em um trecho do documentário, Céline sofre uma crise com choro de dor e convulsão, se debatendo de forma incontrolável. Esses sintomas são característicos da SPR, que também causa rigidez muscular extrema e espasmos dolorosos no tronco e nas extremidades, dificultando os movimentos.
Considera-se uma síndrome rara aquela que afeta até 65 em cada grupo de 100 mil pessoas. Ou seja, 1,3 indivíduos para cada 2 mil, segundo a OMS. Essas são enfermidades que se caracterizam por uma ampla diversidade de sinais e sintomas que variam não só de doença para doença, como também de pessoa para pessoa.
O diagnóstico de Céline aconteceu cerca de seis anos após a perda do marido, René Angélil, vítima de um câncer de garganta. Devido ao agravamento da síndrome, a cantora canadense precisou se afastar dos palcos e, aos poucos, foi deixando a vida pública.
Varia do tipo 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira década de vida), dependendo do grau de comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas. Até o momento, não há cura para a Atrofia Muscular Espinhal (AME).
O que causa a distrofia muscular? As distrofias musculares são condições genéticas e hereditárias, ou seja, são causadas por alterações nos genes responsáveis pela estrutura e funcionamento dos músculos e essas mutações são frequentemente herdadas dos pais.
São pessoas rígidas em seu modo de vestir, falar, pensar, sentir e agir. A rigidez mental nos torna prisioneiros, pois diminui nossa capacidade de adaptação, criatividade, espontaneidade e positividade. Nos prendemos a velhos padrões que nos impedem de crescer intelectualmente e emocionalmente.
A principal causa são as doenças neurológicas que afetam o Sistema Nervoso Central, como AVC, traumatismos na medula espinhal, paralisia cerebral e doenças degenerativas e infecciosas. Essas lesões prejudicam os músculos atingidos, podendo haver perda total ou parcial da função.
Diagnosticada com a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), a cantora Céline Dion, 56, mostrou em seu documentário o momento em que teve uma convulsão. Ela descobriu a doença, considerada rara, em 2022.
Foi dessa forma que a cantora Céline Dion disse se sentir quando canta, por conta da Síndrome da Pessoa Rígida, doença rara que vem enfrentando desde 2022. Ela contou à NBC News que, a princípio, sentia espasmos na garganta.
Céline foi revelada aos 20 anos pelo Eurovision, de 1988, quando ganhou o concurso representando a Suíça. Alcançou o auge na década seguinte, entoando baladas românticas poderosas, como a indefectível My Heart Will Go On, trilha do filme Titanic. Vendeu 250 milhões de álbuns e lotou arenas pelo mundo.