O que faz o videomaker. A criatividade, tecnologia, organização e planejamento fazem parte do dia a dia da profissão. Confira, a seguir, as principais etapas que constituem o processo de criação do produtor de vídeos.
O que faz um videomaker? Quando se trata de criar um filme, um vídeo para redes sociais, canais no YouTube ou qualquer outro tipo de projeto de vídeo, muito da magia que você vê na tela vem de uma ótima edição. É surpreendente o que um videomaker pode criar.
Como o próprio nome diz, o videomaker trabalha com vídeo. Ou seja, câmeras digitais, normalmente mais portáteis e equipamentos menos complexos e mais viáveis de serem operados por uma única pessoa.
É nesse contexto que surge a nova profissão de videomaker. Trata-se da pessoa que faz gravações de vídeos em curta metragem para divulgação em diversos meios de comunicação, podendo trabalhar de forma autônoma ou contratada, sozinha ou em equipe.
Como chamar a ATENÇÃO em um Vídeo | Gilberto Augusto
Como chama a profissão de quem filma?
O cinegrafista é um profissional que possui conhecimento para atuar em ambientes de gravação de cinema ou televisão. Este profissional está apto ao manuseio dos equipamentos de filmagem, em especial às câmeras, para as gravações e registros cinematográficos.
É preciso organização para o planejamento, conhecimento técnico para a filmagem e expertise dos programas de edição e tratamento de imagem ao final. Isso porque durante a produção de um vídeo, esse profissional estará presente em todas as etapas de gravação.
O editor de vídeo é o profissional responsável por criar, editar e produzir conteúdo audiovisual. O profissional da área pode atuar na composição de materiais de diferentes finalidades, desde documentários e filmes até programas de televisão, vídeos de treinamento e vídeos promocionais.
O editor de vídeo é o profissional que trabalha nos bastidores da criação. Ele tem como funções editar e produzir conteúdo audiovisual. Também pode coordenar a etapa de edição dos materiais e fornecer sugestões para melhorar a estruturação do vídeo, bem como para criar efeitos visuais e cenas mais interessantes.
O profissional formado em Cinema e Audiovisual é, geralmente, conhecido como cineasta, mas, também, pode receber o nome de realizador audiovisual. Há uma ampla área de exploração, uma vez que a profissão o permite atuar em diferentes frentes.
Profissionais, como diretores, roteiristas e editores audiovisuais, o auxiliam nessa atividade. A principal diferença é justamente o fato de um videomaker trabalhar, na maioria das vezes, sozinho. Produção, criação e edição de um vídeos, são feitos somente por esse profissional.
O que caracteriza o profissional videomaker é o fato de que ele atua sozinho. Ele capta, edita e finaliza materiais audiovisuais sem ter uma equipe para auxiliá-lo em cada etapa do trabalho. Como é possível imaginar, ele atua com foco na pós-produção, ainda que esteja envolvido no projeto desde a sua concepção.
Videomaker é a pessoa que trabalha quase exclusivamente para as mídias audiovisuais. É responsável por todos ou quase todos os processos da criação e da edição dos próprios vídeos, que são divulgados por meio de redes como YouTube, Instagram, Vimeo e afins.
Cineasta: tudo sobre a profissão. Profissional habilitado para a produção de filmes, vídeos e detentor de conhecimento em aspectos artísticos e técnicos da cinematografia.. Amplamente associado com o cinema, o cineasta pode transitar em áreas como canais de televisão ou na direção de espetáculos musicais.
O cinegrafista é o profissional responsável pelo manuseio de câmera de filmagem ou vídeo. Em cinema, o operador de câmera é profissional responsável pelo manuseio de câmera de vídeo sob a supervisão de um diretor, tendo habilitação na graduação em rádio e televisão.
O termo vem do inglês “video maker”, que significa “fazedor de vídeo”. Um videomaker pode trabalhar com diversos tipos de conteúdo audiovisual, como videoclipes, vídeos de eventos, vídeos institucionais, vídeos para YouTube e redes sociais, entre outros.