A Fanta foi desenvolvida na Alemanha em 1940 por Max Keith, diretor de uma empresa engarrafadora da Coca‑Cola. Devido ao bloqueio durante a Segunda Guerra Mundial, esta engarrafadora não conseguiu obter concentrado de Coca‑Cola, por isso a Fanta foi desenvolvida para manter suas operações neste período.
Fanta é uma marca de refrigerantes, que detém uma linha variada de produtos e que pertence à The Coca-Cola Company. Criada e lançada na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, atualmente é comercializada em 188 países.
Para não precisar paralisar as atividades da fábrica, Max Keith, chefe de operações da bebida, incentivou a criação de um novo produto com os ingredientes disponíveis (por isso teve diversos sabores). E assim surgiu a marca Fanta!
E os vencedores estavam ansiosos para que seus compatriotas experimentassem esse refrigerante original, que nasceu graças a eles. Um dia, em 1941, eles pararam de exportar xarope de coca-cola para a Alemanha. No final da década de 60, a Coca-Cola comprou a Fanta e começou a exportar para os EUA.
Qual foi a primeira marca de refrigerante do mundo?
O primeiro 'refrigerante' patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais. Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola.
FANTA, o Refrigerante que Sobreviveu à Segunda Guerra Mundial - Alemanizando
Qual o país de origem da empresa Coca-Cola?
John Pemberton serviu a primeira Coca‑Cola do mundo na Jacobs' Pharmacy, em Atlanta, Geórgia, EUA. A partir dessa bebida icônica, evoluímos para uma empresa integralmente dedicada a bebidas. Mais de 2,1 bilhões de doses das nossas bebidas são servidas em mais de 200 países e territórios por dia.
Inicialmente produzida na Alemanha como uma alternativa à falta de produtos para a produção da Coca, atualmente a Fanta é comercializada em 188 países e possui mais de 90 sabores diferentes – os mais inusitados possíveis.
No mundo existem mais de 90 sabores de Fanta. Cada país tem o seu leque de opções, alguns são sabores permanentes e outros fizeram parte de edições limitadas.
O contador de Pemberton, Frank Mason Robinson, foi o responsável por nomear o produto e criar seu logotipo. Robinson escolheu o nome "Coca-Cola" por causa de seus dois ingredientes principais (folhas de coca e nozes de cola) e por ser uma aliteração.
John Pemberton procurou criar uma bebida energética e criou a receita mais famosa do mundo. Para conhecermos o nascimento do refrigerante mais famoso do mundo, temos de remontar a finais do século XIX.
A marca Fanta foi criada nos anos 40 e hoje é vendida em 187 países. A Fanta Laranja chegou ao Brasil em 1964, seguida de Fanta Uva, em 1971. Apartir da década de 90, foram lançadas as versões light.
Além de ser fabricado no Brasil, Portugal e Japão, o Guaraná Antarctica está presente na Argentina e em alguns países do continente europeu e Ásia, no qual, possuem o produto para venda, em ampla ou estreita distribuição.
A Coca também manteve os direitos autorais da Fanta e fez questão de não desperdiçá-la. Em 1955, a bebida foi reintroduzida na Itália como um refrigerante de laranja e três anos depois chegou aos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que até hoje o líquido é admirado no mundo todo.
A Fanta foi desenvolvida na Alemanha em 1940 por Max Keith, diretor de uma empresa engarrafadora da Coca‑Cola. Devido ao bloqueio durante a Segunda Guerra Mundial, esta engarrafadora não conseguiu obter concentrado de Coca‑Cola, por isso a Fanta foi desenvolvida para manter suas operações neste período.
O refrigerante foi inventado na Alemanha em 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, e seu primeiro sabor foi o de malte. A Fanta Laranja, versão mais popular e distribuída, foi lançada somente 11 anos depois, em 1955.
A Fanta foi criada durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha devido à falta de ingredientes pelo rompimento dos laços comerciais com os Estados Unidos. A marca nasceu a partir da utilização de ingredientes locais, e com o tempo, o sabor de laranja se tornou o mais popular entre todas as variações.
A Coca-Cola é um refrigerante feito à base de noz de cola, uma fruta rica em cafeína e comum na África Ocidental e na Indonésia. A semente também tem função estimulante e relaxante. Ou seja, é para lá de saborosa.
A Coca-Cola foi inventada em 1886, enquanto a Pepsi chegou em 1898. Desde então, os dois refrigerantes travam uma guerra comercial que chegou até o espaço. O feito aconteceu em 1985 e marcou o que ficou conhecido como a “Guerra Espacial das Colas”. Partiu da Coca-Cola a iniciativa de enviar o refrigerante ao espaço.
A indústria se manifestou após um de seus ex-executivos alegar, perante júri, que o entorpecente faz parte da fórmula da bebida. "O refrigerante Coca-Cola não contém cocaína nem nenhuma substância nociva à saúde", afirmou a nota distribuída à imprensa pela multinacional.