O que é uma turbulência? A turbulência é o movimento irregular do fluxo de ar, uma forte corrente de vento que pode acarretar agitações ascendentes e descendentes sobre uma aeronave durante um voo, como explica a Agência Nacional de Aviação do Brasil, a Anac.
O que é uma turbulência? A definição de turbulência é bastante simples: redemoinhos caóticos e caprichosos de ar, causados por várias forças em um estado mais calmo.
De maneira mais direta, a turbulência em avião é um fenômeno atmosférico que ocorre quando o fluxo de ar ao redor da aeronave se torna instável e desigual. Essas condições podem ocasionar movimentos irregulares e imprevisíveis da aeronave, manifestando-se em sacudidas, vibrações e alterações na altitude durante o voo.
"O atrito em torno da corrente de jato entre o ar mais lento e o mais rápido causa turbulência. Isso está sempre acontecendo e é difícil evitar", afirma.
A turbulência é o movimento instável do ar causado por mudanças na velocidade e direção do vento, como correntes de jato, tempestades e frentes frias ou quentes. Pode variar em gravidade, causando de mudanças menores a dramáticas na altitude e velocidade do ar.
Segundo o professor, as turbulências não causam perdas de altitudes relevantes no avião, mas a aeronave sofre mais variações no trecho em questão. Apesar disso, tem estrutura suficiente para passar com segurança. "O avião vai para cima e para baixo em uma turbulência, não é questão de perda de altitude", disse.
Já a esteira de turbulência é menos comum e acontece quando o avião passa em uma região após outro avião (geralmente maior que ele), o que causa uma perturbação na atmosfera e mudança nos ventos (os efeitos podem permanecer no ar até três minutos após a passagem de uma aeronave).
Na pesquisa, o professor de ciência atmosférica Paul Williams afirma que as mudanças climáticas, principalmente a alta taxa de dióxido de carbono emitido na atmosfera, são os principais fatores que afetam as correntes de ar e provocam turbulências.
Muitos viajantes se perguntam se há um horário do dia que seja mais seguro andar de avião. Embora a segurança dos voos não varie significativamente ao longo do dia, há algumas considerações que podem tornar os voos matutinos uma escolha preferida para alguns passageiros.
O ar é menos denso e os aviões são muito mais pesados. Necessitam mais pista para decolar. Coincidindo com a hora mais quente do dia, entre as 17h e as 19h, é quando são produzidas mais turbulências pelo calor.
A água da chuva também passa longe de ser um problema, afinal os aviões modernos são projetados para impedir que a água entre no motor, e mesmo que acabe entrando o motor é à prova d ́ água. Para serem aprovados, os motores passam por um rigoroso teste, em que o equipamento deve funcionar mesmo estando encharcado.
A turbulência é o movimento irregular do fluxo de ar, uma forte corrente de vento que pode acarretar agitações ascendentes e descendentes sobre uma aeronave durante um voo, como explica a Agência Nacional de Aviação do Brasil, a Anac.
Mas isso não é algo grave e na maioria dos casos, os radares meteorológicos da aeronave identificam com antecedência se o avião irá passar por uma zona de turbulência, sendo que dependendo da situação, o piloto pode até desviar o caminho.
As turbulências durante um voo são comuns. Na maioria das vezes elas acontecem quando o avião passa por nuvens, mas também pode haver turbulência com o céu limpo. As aeronaves são projetadas para aguentar esse e outros tipos de fenômenos meteorológicos, como chuvas e relâmpagos.
Qual lugar no avião tem mais chance de sobreviver?
As conclusões concordam que a parte traseira do avião parece mais segura, oferecendo uma maior chance de sobrevivência, e também era benéfico estar no assento do meio. As pessoas sentadas no meio na parte traseira tinham uma taxa de fatalidade de 28%.
Em sua pesquisa, Williams descobriu que a turbulência de céu claro, que ocorre com mais frequência em grandes altitudes e no inverno, pode triplicar até o final do século.
A boa notícia é que, apesar de ser uma situação bastante assustadora, nenhuma turbulência é capaz de derrubar um avião em pleno voo. Mas nem por isso as consequências de atravessá-las sem o devido cuidado devem ser subestimadas. Imagine o ar como uma massa densa e fluida, como o mar.
O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.
Apesar de ser raro ocorrer um acidente, a comunidade de aviação do mundo todo está trabalhando freneticamente para abaixar ainda mais esta probabilidade. Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão.
A rota, conectando a capital chilena à cidade boliviana passando pelas cordilheira dos Andes, possui a maior média de turbulências por voo do mundo, com 17,57 ocorrências. Almaty - Bishkek. A lista é seguida pela conexão asiática entre a cidade no Cazaquistão e a capital do Quirguistão, com média de 17,46 ocorrências.
O gelo claro é o tipo mais perigoso e geralmente ocorre associado a nuvens cumuliformes, que apresentam gotículas grandes, ou à precipitação congelante; essa devido à presença de nimbostratus (NS).
Ainda que as turbulências mais comuns estejam relacionadas a eventos meteorológicas, a aeronave também pode balançar por outros motivos, como diferenças no relevo ou alterações de pressão atmosférica e temperatura, segundo a ABEAR.