Você sabia que não se adota o feminino para postos ou graduações militares? Primeiramente, devemos esclarecer que existem na língua portuguesa as formas femininas soldada, sargenta, coronela, capitã e generala.
Segundo a Academia Brasileira de Letras, no Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) constam as palavras soldada, sargenta, coronela, capitã, generala e tenenta. No entanto, as Forças Armadas preferem não adotar a forma feminina da patente e empregam o nome do posto tanto para homens como para as mulheres.
A mulher que deseja seguir carreira no Exército Brasileiro poderá prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares: Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - www.esfcex.ensino.eb.br.
Assim é que a população a quem interessa utilizar esses nomes resolveu que seria “a soldado”, e não a soldada, assim como acontece com outras designações de patentes militares, como por exemplo o tenente/ a tenente, o major/ a major, que são usadas para os dois gêneros apesar de os dicionários trazerem o registro de “ ...
Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de ...
Homens e mulheres recebem a mesma instrução básica militar. Além disso, os cargos e funções são igualitários entre os sexos nas Forças Armadas. Sendo assim, mulheres concorrem a promoções padronizadas pelo Exército, Aeronáutica ou Marinha e recebem os mesmos salários que os homens na mesma função.
De acordo com o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - a lista dos femininos fica assim: a marechala / a generala / a coronela / a major / a capitã / a tenente / a sargenta / a cabo / a soldada.
As mulheres que desejam seguir carreira no Exército Brasileiro poderão prestar concursos, de âmbito nacional, para as seguintes escolas militares: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): https://espcex.eb.mil.br/ Instituto Militar de Engenharia (IME): www.ime.eb.br.
Hoje as mulheres podem entrar nas Forças como militares apenas por meio de concurso público para oficial, sargento ou profissional de diferentes áreas (como médica, engenheira, bibliotecária, advogada ou assessora de imprensa, por exemplo).
O processo de alistamento feminino será muito parecido com o masculino, mas com uma diferença: não será obrigatório. Ao se alistar, o jovem brasileiro permanece na força armada pelo prazo mínimo de 12 meses, podendo se estender por até oito anos.
O alistamento será realizado no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2025, destinado exclusivamente às cidadãs nascidas em 2007, que completarão 18 anos em 2025. A incorporação das voluntárias às fileiras das Forças Armadas ocorrerá em 2026, após serem consideradas aptas na fase de seleção.
Qual a idade máxima para entrar no exército feminino?
O decreto inclui as mulheres no serviço militar inicial, regido pelo decreto 57.654/1966, que regulamentou a Lei do Serviço Militar (4.375/1964). O texto afirma que voluntários podem se alistar a partir do ano em que completam 18 anos de idade até o ano em que completam 45 anos de idade.
Na Marinha, as mulheres podem ocupar cargos de apoio, fuzileiros navais, engenheiras e na área da saúde. Na FAB, podem ocupar cargos como médicas, paraquedistas, controladoras de tráfego aéreo, aviadoras, intendentes e advogadas.
Desde então, elas foram ganhando cada vez mais espaço entre os militares. No ano passado, uma mulher fez história ao se tornar a primeira Oficial-General das Forças Armadas de 3 estrelas ao assumir o cargo de Major-Brigadeiro. A médica Carla Lyrio Martins tem uma trajetória repleta de pioneirismos.
Quanto ganha o Soldado do exército? De acordo com as informações da plataforma Glassdoor, o salário do soldado do exército é de, em média, R$ 1.857,00. O levantamento compila as informações sobre o Exército Brasileiro, apresentando a média salarial da profissão.