Senhor (Sr.): Para policiais federais em geral, inclusive delegados, em razão do Decreto nº 9.758, que estabeleceu o tratamento de Senhor para todos os agentes públicos do Poder Executivo Federal.
O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Estado de São Paulo recebe cerca de 50 mil ligações por dia por meio do 190, ferramenta utilizada para casos de emergência e pedidos de ajuda.
Não há uma obrigação legal para chamar um policial de "senhor" ou "senhora" no Brasil. No entanto, é uma forma de demonstrar respeito e educação, o que pode ajudar a manter um ambiente mais tranquilo e cordial durante uma interação.
Fique calmo e não corra; Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Não discuta com o policial nem toque nele. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas.
Fique calmo, não tente fugir e colabore com o Policial Militar; Atenda às ordens do Policial Militar; Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Não discuta com o Policial Militar nem toque nele.
Em conclusão, o cargo de Delegado-Geral denota uma função de suma importância dentro da Polícia Civil, não apenas por representar o ponto mais alto na hierarquia institucional, mas também por simbolizar o comprometimento com a justiça, a segurança e o progresso social.
237 o almejado direito ao tratamento protocolar comum ao das demais carreiras jurídicas, isto é, “Vossa Excelência, Excelentíssimo Senhor”, e suas variações, que ao longo dos anos, seja por falta de cortesia ou mesmo por preconceito ou discriminação, não era usado em correspondências oficiais dirigidas aos nossos pares ...
... Isso significa que com a vigência da nova lei as autoridades policiais passam a receber o pronome de tratamento “Excelência”, seja pessoalmente — no exercício de suas funções — ou por meio de ofícios, requisições ou requerimentos ... ...
Quem tem mais autoridade, policial civil ou militar?
quem tem mais autoridade. policial militar ou policial civil. olha não há hierarquia entre as polícias. a polícia civil tem a sua função e é militar a sua.
190 SP. Aplicativo da Polícia Militar do Estado de São Paulo que visa facilitar a abertura de ocorrências como perturbação do sossego público, alarme disparado, pancadão funk esquenta, violência doméstica, entre outras.
A forma mais comum de se referir a um policial é simplesmente chamá-lo de "policial". Essa é uma maneira neutra e respeitosa de se dirigir a eles, sem utilizar termos informais ou pejorativos.
Caso a autoridade policial a que se refere for o Delegado de Polícia (autoridade policial civil), os “seus agentes” serão os investigadores (7), agentes e detetives que com ele trabalham.
Anote o nome do Policial Militar, o número da viatura PM, o dia, horário e local em que ocorreu o fato e se dirija até a Corregedoria de Polícia Militar para que seja formalizada a denúncia.
Recusar-se a se identificar não é um crime, mas pode ser considerado contravenção penal (artigo 68 da Lei 3.688/1941), ou seja, uma infração menos grave que pode render multa, se você se negar a se identificar após o policial justificar o porquê pediu a identificação ou documentação.
Quando os criminosos querem falar da polícia, os termos mais usados são “alemão” e os “bota”. O termo “alemão”, com origem nas favelas do Rio de Janeiro, serve não apenas para nominar a polícia, mas qualquer outro inimigo do tráfico, seja o Exército, a milícia ou gangues rivais.
A gíria brasileira “tira”, com o sentido de policial, é um caso interessante de expressão antiguinha que parece ter garantido vida longa apenas por seu uso continuado em dublagens e legendas de cinema...