O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.
Além da Mata Atlântica, o território brasileiro conta com mais cinco biomas continentais: a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e o Pampa. O maior deles – a Amazônia – compõe quase a metade de nosso espaço territorial, enquanto o menor – o Pantanal – ocupa menos de dois por cento dele.
BIOMAS BRASILEIROS - Parte 1 | GEOGRAFIA | Mapa Mental | Quer Que Desenhe
Quais são os 7 biomas do mundo?
Os biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Desertos. Os biomas do mundo são unidades geográficas e biológicas que compartilham aspectos físicos em comum.
Cada um dos biomas brasileiros tem o seu “mais”: a Amazônia é o mais extenso, o Cerrado é o mais severo; a Caatinga, o mais exclusivo; o Pampa, o mais esquecido. A Mata Atlântica acumula “mais”, já que é o mais populoso, o mais povoado, o mais explorado e, em consequência disso, o mais ameaçado.
A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupa 11% do território nacional e abriga uma fauna e flora únicas, com muitas espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Contudo, 90% de sua extensão original está destruída, tornando-a o bioma brasileiro mais ameaçado.
A Floresta Amazônica é considerada a maior diversidade de reserva biológica do planeta, com indicações de que abriga, ao menos, metade de todas as espécies vivas do planeta.
Estudo realizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade) mostra que o Pantanal é o bioma brasileiro com maior índice de espécies preservadas. De todas as espécies que integram a fauna pantaneira, 93,7% são consideradas “menos preocupantes” de sofrerem processo de extinção.
O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.
Em 2020, dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) revelaram que a Amazônia e o Cerrado foram os biomas mais afetados pela perda de vegetação natural.
A extensão do Cerrado se traduz em biodiversidade: é a savana mais biodiversa do mundo com aproximadamente e fundamental para o equilíbrio climático global.
O bioma Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Este bioma continental é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, entretanto este dado em nada desmerece a exuberante riqueza que o referente bioma abriga.
Seja um ativista virtual e ajude a proteger o Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do Brasil. O bioma mais populoso do Brasil e recordista mundial em biodiversidade, também é uma das florestas mais ameaçadas do planeta, com apenas 12,4% de sua área original (Atlas SOS Mata Atlântica 2019).