Aos 92 anos, Chico faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Como recorda matéria publicada pelo jornal Estado de Minas, ele dizia que iria desencarnar em um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes, pois assim eles não se sentiriam tão tristes com sua partida.
Em 1969, afirmou que, após a chegada do homem à lua, a humanidade teria cinquenta anos para se reajustar. Advertiu sobre ameaças ao sistema planetário, conflitos armados e desastres naturais, como terremotos, tsunamis e vulcões ativos, capazes de causar destruição em países.
esse meu olho esquerdo adoeceu numa noite de 1931, quando eu estava recebendo as poesias do Parnaso de Além-Túmulo* e Emmanuel havia chegado recentemente à minha vida mediúnica. Havia acabado de receber uma poesia do vate fluminense Casimiro de Abreu.
O médium, que já aguardava sua chegada, afirmou que Eurípedes seria a reencarnação de seu irmão José, e desde então foi criado por sua mãe e por Chico que o tratou como filho tornando-se seu braço direito.
Reencarnação. Apesar de muitos praticantes do espiritismo acreditarem que ChicoXavier reencarnou, o filho do mineiro aponta: "quem está reencarnado é o Emmanuel, com quase ou um pouco mais de 16 anos. Chico brincava que ele ia ver como era ter patrão, porque ele [Chico] está de lá, e o Emmanuel está aqui.
Para quem não sabe este Espírito na época de Jesus esteve reencarnado como o senador Publio Lentulus. Posteriormente reencarnou como Nestório, Manoel da Nóbrega, dentre tantas outras.
Eurípedes Dias, de 76 anos, é um médium psicofônico e contou que durante os 30 anos de amizade e 27 anos de trabalho ao lado de Celso, eles viajaram pelo país por diversas vezes para divulgar a doutrina e que, ao longo dos anos, viu serem psicografadas cerca de 21 mil cartas.
Com 2024 enfatizando conquistas e colheitas, sua sensibilidade e discernimento serão aliados preciosos para lidar com as questões profissionais e financeiras.
Nos anos 50, Chico descreveu que se passássemos os próximos 50 anos sem nenhuma guerra e vivêssemos em paz, teríamos uma nova era para nossa história. Isso tem sido falado por várias pessoas em vários lugares do mundo.
Durante mais de 60 anos, Chico Xavier confortou pessoas desconsoladas de todo o Brasil em busca de notícias de seus parentes mortos. Teria mantido comunicação com milhares de espíritos e psicografado suas mensagens, recheadas de informações íntimas, nomes de parentes e condições da morte que só as famílias reconheciam.
Chico Xavier possuía diferentes tipos de mediunidade: psicofonia com transfiguração, efeitos físicos e materialização, xenoglossia ou mediunidade poliglota, desdobramento, cura, etc., mas a principal delas foi à psicografia.
Se Chico Xavier vai entrar em contato por meio de mensagens psicografadas, isso é algo que está reservado ao futuro e ainda não ocorreu, contou o dentista à Folha. "Em vida já havia pessoas que diziam ter psicografado o Chico, imagine com ele desencarnado. Por isso ele deixou a senha", conta Reis.
Daí que Jesus explicou que o que é nascido do espírito é espírito, e o que é nascido da carne é carne. E lendo-se o texto na integra, vê-se que a água falada nele nada tem a ver com a água do Batismo. E nascer de novo da carne é reencarnação.
A décima-segunda é a atual reencarnação de Emmanuel, que, segundo Chico Xavier, ocorreu no ano 2000, numa cidade do interior do Estado de São Paulo. (Post atualizado em 17 de julho de 2018.)
Emmanuel retornaria para a gestação em uma família kardecista no fim dos anos 90 e nasceria por volta do ano 2000 ou 2001. Hoje, o Iluminado estaria, portanto, com 15 anos, possivelmente já familiarizado com fenômenos mediúnicos.
Ao contrário da ressurreição, que é a volta do espírito ao mesmo corpo, a reencarnação significa o retorno do espírito a um novo corpo, sucessivamente, até alcançar a evolução.
No século XVII, ela reaparece no cenário do mundo, para mais uma vida dedicada ao Bem. Renasce em 1651 na pequenina San Miguel Nepantla, a cerca de oitenta quilômetros da cidade do México, com o nome de Juana de Asbaje Y Ramirez de Santillana, filha de pai basco e mãe indígena.
O filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Humberto Higino Reis, desistiu ainda em setembro de 2021 do processo que entrou contra a Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo (LEEPP) e o escritor Carlos A. Baccelli, por suposto uso indevido da imagem do médium na obra “Chico Xavier.
CHICO XAVIER FALA SOBRE A HÓSTIA CATÓLICA Disse Chico : - Em nossa infância, e na primeira juventude, frequentava a Igreja Católica com o mesmo respeito com que nos dirigimos hoje a uma reunião espírita cristã, e sempre sentimos, reconhecemos dentro da Igreja Católica, prodígios de espiritualidade inimagináveis.
Chico Xavier é o espírita modelar porque praticamente tudo em sua vida e obra dão testemunho do sistema de valores do espiritismo kardecista, além de realizar, como nenhum outro médium, o ideal de uma "interautoria" ou parceria autoral psicógrafo versus espírito.