Oxóssi: A cor da vela associada a Oxóssi é o verde, representando a natureza, a renovação, a cura e a conexão com as matas. Oxóssi é considerado o orixá das florestas e dos caçadores.
Durante a proibição da umbanda, Ogum foi sincretizado com São Jorge devido à semelhança de características guerreiras, permitindo a prática da religião em segredo. Ogum é associado às cores azul ou vermelho, e seus símbolos incluem espada e cachorro.
QUAL A COR DO FIO DE CONTA DE CADA ORIXÁ E ENTIDADES - Pai Renan bem sincero
Qual Ogum usa verde?
Ogum Rompe-Mato: Ligado a Oxossí, cuida das entradas das matas e florestas, usa Verde escuro e Vermelho, uma espada de São Jorge na mão, alguns usam fitas na cabeça. Ogum Sete-Espadas: Ligado a energia pura de Ogum, vibra com Ogum Matinata, usa uma espada na mão e outras seis cruzadas na capa, Usa vermelho e prata.
Características de Iansã incluem audácia, força feminina, e ela é a deusa da resolução. Suas cores são branco, vermelho ou rosa e seus símbolos incluem espada, erexin (rabo de cavalo) e elementos como ventos e tempestades.
A Vela verde trazer muitas energias positivas. Acredita-se que a vela pode atrair sorte e cura, pois gera prosperidade, rejuvenescimento, crescimento e abundância. Na Umbanda é utilizada para: Caboclo e Oxóssi.
Descubra o poder do Guia Colar Malandros Zé Pilintra de miçanga, um amuleto sagrado com 65cm de comprimento, ideal para praticantes da Umbanda e Candomblé. Com suas cores vibrantes em vermelho e branco, esse guia representa a força e a pureza espiritual.
Na santería, é sincretizado com o Santo Niño de Atocha ou com Santo Antônio de Pádua. É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Ogum, Oxum e Oxóssi. Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.
Neste ano de 2024, que vem sob a vibração de Obaluaiyê e Yansã, as cores recomendadas são o vermelho junto com o branco. Estas cores em conjunto irão proporcionar disposição e vitórias.
O manto que vestirá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é marcado pela cor verde água, tom suave e sereno do verde, representando esperança, com complementos em prata, pérola e outros tons de verde.
O verde também é da Rainha das Águas. Muitos acham que Iemanjá é apenas o azul do mar (e do peixe), mas não é apenas isto. O candomblé é natureza e, por conta disso, leva as cores dos elementos sagrados de cada um.
Por exemplo o vermelho pode representar força paixão e energia sendo utilizado em cerimônias voltadas para a vitalidade e ação. Já o verde está relacionado à cura renovação e equilíbrio sendo escolhido em práticas que buscam a harmonização e a saúde.
No seu modo de vestir, divergem-se algumas formas do típico Zé Pelintra: na mais comum, é representado trajando terno completo de linho S-120, na cor branca, sapatos bicolor, gravata grená ou vermelha e chapéu panamá de fita vermelha ou preta.
De fato, a macumba carioca é a grande responsável pela popularidade de Seu Zé Pilintra, considerado o rei da malandragem, das ruas e madrugadas. Como bom malandro, gosta de andar de bar em bar, das mesas de carteado, da boa bebida e das sombras das encruzilhadas, onde trabalham suas protegidas, as damas da noite.
Verde: utilizada para atrair a cura e a sorte, pode servir também para pedidos de abundância, crescimento, dinheiro, equilíbrio, fertilidade, finanças, generosidade, harmonia, prosperidade, rejuvenescimento, saúde, sorte e sucesso.
As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca. As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.
Oxum é sincretizada como Nossa Senhora da Conceição, na maioria dos estados brasileiros, e sua data é 8 de Dezembro. Seu elemento é a água, seu dia é sábado e sua cor é o amarelo: cor escolhida pela Tertúlia para fazer sua estampa em respeito às tradições.
Oxóssi: A cor da vela associada a Oxóssi é o verde, representando a natureza, a renovação, a cura e a conexão com as matas. Oxóssi é considerado o orixá das florestas e dos caçadores.
Os orixás regentes de 2024 nos mostram que devemos buscar mudanças com respeito ao próximo e desenvolver a espiritualidade como alicerce. No ano de 2024, a regência espiritual será compartilhada entre o Exu e os representantes do Trono da Geração, Iemanjá e Omolu.