Para soldar ferro fundido, é necessário utilizar um processo de soldagem específico chamado soldagem por eletrodo revestido ou soldagem por eletrodo de níquel. Esse processo envolve o uso de um eletrodo de níquel especializado e a aplicação de calor controlado para fundir o material e criar uma junta soldada.
Outra opção para colar metal é a Durepoxi, da Loctite. Alternativa fácil e conveniente à soldagem, a Durepoxi é a solução mais resistente para colar a maioria dos metais, incluindo ferro, aço, alumínio, latão, cobre e estanho.
Para a soldagem do ferro fundido é utilizado eletrodo à base de níquel. A técnica mais usada é a solda a frio, na qual o soldador executa cordões curtos, alternados e martelados. Esse procedimento traz grandes benefícios: Evita o superaquecimento da peça.
O eletrodo limável AWS E-NiCi 2,5 mm é uma boa sugestão para soldar ferro fundido. Ele é um eletrodo apropriado para solda a frio, ou seja, quando não é preciso esquentar a peça para o processo de soldagem. A solda de ferro fundido é bem peculiar, e algumas das diferenças se encontram no eletrodo.
Solda epóxi titânio para ferro, será que presta? Eu testei!
É possível colar ferro fundido?
Além dos eletrodos de níquel e ferro fundido, também existem outros tipos de eletrodos que podem ser utilizados na soldagem de ferro fundido, como os eletrodos de aço inoxidável e os eletrodos de aço carbono.
Por fim, Loctite Durepoxi é indicada para uso profissional, doméstico e para artesanato. O produto pode ser utilizado em colagens e reparos de variados materiais, como madeira, vidro, couro, borracha, alumínio, ferro, cobre, prata, ouro, latão, mármore, porcelana, fibras naturais e alguns tipos de plástico.
Os utensílios de ferro fundido devem ser guardados bem secos para que não corram o risco de enferrujarem e devem ser untados com uma fina camada de óleo. Depois de lavar o seu utensílio de ferro fundido com sal grosso ou sabão neutro, enxágue bastante.
O arame MIG M S FF6 é indicado para soldagem de Ferro Fundido dos tipos GGG 40 até GGG 80, Ferro Fundido Lamelar GG 10 até GG 40, Ni-resist, Uniões entre si ou com outros tipos de Aços, Serviços Delicados e de Precisão, Blocos e Mancais de Motores, Recuperações de Furos em Peças de Ferro Fundido, Caixas Satélites, ...
O ferro fundido é muito utilizado na indústria pelo seu baixo custo e sua fácil usinabilidade e fundição; porém, o ferro fundido não possui uma boa soldabilidade, pois seu nível de carbono é muito elevado, além de ter baixa ductilidade, o que não permite que este material absorva as contrações originadas durante a ...
Para perfurar metal como ferro ou aço, uma simples broca regular não é capaz disso, é necessário uma broca para furar ferro específica, se pretende furar através de ferro ou aço, deve se adquirir uma broca de titânio ou cobalto.
A melhor epóxi para metal é a Durepoxi, um sistema de duas partes que consiste de uma resina epóxi e de um endurecedor. A resina e o endurecedor são combinados para criar um material de aderência muito durável e de alta resistência, que seca em minutos.
POXIPOL® é um adesivo extremamente resistente e durável, que possui dois componentes e possibilita a colagem de uma ampla variedade de materiais, como o ferro, cimento, louça, madeira, entre outros.
Água e vinagre são soluções caseiras que mantêm a superfície das chapas limpa a baixo custo e são indicadas para limpezas leves, bastando o uso de água morna, detergente e vinagre. Esses agentes não danificam a superfície, mas é importante remover todos os resíduos para evitar o processo de corrosão.
Os Eletrodos para solda de ferro fundido geralmente têm um fluxo especial rico em grafite, este grafite amarra quimicamente o carbono no ferro fundido, limitando a migração para o metal de solda e a zona afetada pelo calor. Existem dois tipos comuns de Eletrodos, ferro-níquel e níquel puro.
- O eletrodo 3,25 da Esab é ideal para quem busca um equipamento ótimo para a solda. - Muito utilizado especialmente para ferro fundido cinzento, maleável e nodular. - Aplicado também em operações que necessitam de enchimento de falhas de fundição.
É muito importante manter o pré aquecimento durante a soldagem. Terminada a soldagem deve-se pós-aquecer a peça entre 50ºC e 100°C acima da temperatura de pré-aquecimento.
O que é mais resistente, massa plástica ou durepox?
A massa poliéster é um produto mais sofisticado, com diferentes tecnologias, que oferece mais flexibilidade, secagem mais rápida e um acabamento mais fino. É mais resistente, por isso é indicada na reparação de danos mais graves, como buracos e amassados profundos.
Uma cola para metal bastante resistente é a Loctite Durepoxi Massa. Esse produto é ideal para reparar eletrodomésticos, máquinas e tubos não pressurizados, também é altamente eficaz na fixação de parafusos no metal. De cor cinza ou branco, este material pode ser lixado ou perfurado.