Oxalá Expressão corporal: braços abertos com as mãos espalmadas para o alto, gesto semelhante a imagem de Jesus/Oxalá muito presente nos terreiro de Umbanda.
Sua saudação é èpao, èpa bàbá! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano. Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
Ele se manifesta em nossa vida através da fé e da paz. É o responsável pela saúde física e mental, por isso é invocado nos momentos de enfermidade. Na angústia ou impaciência, é a Oxalá que devemos recorrer, pois como ele tem poder sobre a cabeça ele certamente nos atenderá.
Ela não é uma Àdúrà (reza), e sim um Oríkì (uma saudação), embora seja cantada na sequência de cânticos em louvor a Òṣàlá (O Grande Orixá). A Àdúrà é entoada no Awo yàrá Òrìṣà (quarto do mistério do Orixá), em ocasiões especiais como Bọrí (comida a cabeça), ou Àwọn orò Òrìṣà (obrigações dos Orixás).
Oxalá é o pai de todos os Orixás, criado junto com Iemanjá por Olorum para exercer esse papel. É o Grande Orixá, o Rei do Pano Branco. Representado frequentemente como um homem idoso, negro, de barba e vestes brancas, é dono do céu e do ar, estando presente em todos os lugares.
Esse deus não come ou bebe qualquer tipo de bebida alcoólica e abomina o sangue – suas comidas são todas brancas. Para agradá-lo, ofereça canjica, acaçá, água de coco e água de arroz. Ele também gosta de nozes, castanhas, amêndoas e flores brancas, em especial lírios e copos-de-leite.
Oxalá é o orixá pai de todas as cabeças ,atua no trono masculino da fé na umbanda! Seu elemento é o ar e seu campo vibracional é magnetizador, purificador,acalmador e pacificador.
Oração a Oxalá: Grande Orixá, neste dia te peço força e sabedoria. Faça-me olhar o mundo com olhos de amor; ser paciente, compreensivo e prudente. Senhor da pureza cerra meus ouvidos para a calúnia e guarda minha língua da maldade.
Oxalá Expressão corporal: braços abertos com as mãos espalmadas para o alto, gesto semelhante a imagem de Jesus/Oxalá muito presente nos terreiro de Umbanda.
Peço a Vós, meu Pai Oxalá, que seja quebrada toda e qualquer energia de inveja, toda e qualquer energia de maldade, toda e qualquer de raiva, que estejam emanando contra mim. E que essas energias negativas voltem para quem emanou como forma de amor e de perdão.
Os filhos de Oxaguiã não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões. Ao mesmo tempo são idealistas, defensores dos injustiçados, dos fracos e dos oprimidos. Frequentemente são Orgulhosos, sedentos de feitos gloriosos.
A palavra oxalá é uma interjeição e provém do árabe ua xa illah; significa «e queira Deus». Estando implícito o sujeito «Deus», oxalá pode efetivamente assumir o significado da forma verbal queira, pelo que a oração que lhe completa o sentido – «que amanhã não chova» – pode ser considerada completiva. Disponha sempre!
O milho branco está presente em toda gastronomia para Oxalá. A ritualística ainda inclui as insabas, ou seja, folhas. Alguns exemplos são o conhecido 'tapete de Oxalá', a corona ou a hortelã. Também são oferecidas frutas como maçã, pera e uvas verdes e claras.
Com Vossa Luz Meu Pai Oxalá, faça com que todos que vejam minhas vitórias, sintam-se também vitoriosos! Que este dia eu compartilhe com todos a Luz de um Dia de Vitória, pois tenho sofrido injustiças e dores na alma e peço agora a paz e o alívio para o corpo e para o espírito.
Pai da grande fé, ter fé em Oxalá significa ter paz e progressão de espiritualidade, pois ele é o movimentador da fé, do amor e da caridade. Seu símbolo é o Opaxorô, que é o cajado com detalhes circulares e um pássaro em sua extremidade.
No Brasil, cada dia da semana é dedicado aos rituais e celebrações de um Orixá, dentro do candomblé. Desse modo, a sexta-feira é consagrada Dia de Oxalá, o Senhor da criação e considerado pai de todos os Orixás. Sua cor é branco, e usá-la às sextas-feiras é poderoso para atrair proteção e boas energias.
ori orimi o sererê. fumi minha cabeça, faça coisas boas pra mim, senhor da minha cabeça, faça coisas boas pra mim, que meu dia seja leve, seja inteligente, que não seja enganado, que possa ter nitidez, que o meu ori faça coisas boas pra mim. e a partir de mim, para outras pessoas. Muito muito axé pra você.
Espiritualmente, a cabeça como o ponto mais alto (ou superior) do corpo humano representa o Ori, não existe um Orixá que apoie mais o homem do que o seu próprio Ori.
Obatalá abençoa e protege meu Ori. Ori calmo, Ori tranquilo, Ori manso, Ori atento e sábio. Ori iluminado como o Sol e que não se deixa enganar. Ori abençoado e próspero.