Onde conseguir ficha FISPQ?
O ideal seria ter em seu laboratório a FISPQ fornecida pelo próprio fabricante do reagente químico adquirido. Caso a FISPQ não tenha sido obtida no momento da aquisição do produto, algumas empresas disponibilizam acesso a esse documento através de seu próprio site, como no caso da LABSYNTH e BRAZIL SIGMA-ALDRICH.Como conseguir o FISPQ de um produto?
Como consultar FISPQ - Ficha Técnica de Segurança
- Selecione a categoria de seu produto;
- Selecione seu produto;
- Selecione seu País e confirme, clicando no botão "sim";
- Insira seu e-mail, pois caso haja atualizações da Ficha de Segurança, você receberá automaticamente.
Onde consigo FISPQ?
Por ser um documento cheio de especificidades e com informações restritas, a FISPQ só pode ser produzida pelo próprio fabricante ou pelo importador do produto químico. No Brasil, o documento é regulamentado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da norma ABNT NBR 14725-4:2014.Quem fornece a FISPQ?
Sendo assim, a responsabilidade pela elaboração de FISPQ, FDSR e Ficha de Emergência é da empresa fornecedora do produto ou a geradora do resíduo químico. E deve ser elaborada por um profissional que possua conhecimentos técnicos específicos do produto e do resíduo químico perigoso.Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ)
Como emitir uma FISPQ?
Como elaborar uma FDS (FISPQ):
- Identificação: ...
- Identificação de perigos: ...
- Composição e informações sobre ingredientes: ...
- Medidas de primeiros socorros: ...
- Medidas de combate a incêndio: ...
- Medidas de controle para derramamento ou vazamento: ...
- Manuseio e armazenamento: ...
- Controle de exposição e proteção individual:
É obrigatório ter FISPQ?
A empresa sempre deverá ter a FISPQ caso tenha qualquer produto químico, em cumprimento do Decreto nº 2657/98 (que ratificou no Brasil a convenção 170 da Organização Internacional do Trabalho - OIT). Este decreto estabelece a obrigatoriedade do fornecimento da FISPQ para o trabalhador.Quem elabora a ficha FISPQ?
Quem pode elaborar a FISPQ? Segundo a descrição da NR-26, a ficha fica sob a responsabilidade da empresa fabricante ou importadora. Mas também pode ser elaborada por consultoria especializada em documentos de segurança química.Quais produtos precisam ter FISPQ?
Alguns exemplos de produtos químicos para quais a FISPQ é obrigatória são:
- Explosivos;
- Gases, líquidos e sólidos inflamáveis;
- Aerossóis inflamáveis;
- Gases comburentes (oxidantes);
- Gases sob pressão;
- Substâncias e misturas autorreativas;
- Líquidos e sólidos pirofóricos;
Qual é o novo nome da FISPQ?
Confira a seguir as principais mudanças trazidas por essa nova publicação: Alteração da nomenclatura: seguindo os critérios da nova NBR 14725:2023, a antiga FISPQ – Ficha de Informações de Segurança para produtos químicos, passou a ser chamada de FDS – Ficha de dados de segurança.Quais são os 16 itens da FISPQ?
Abaixo segue as 16 seções que serão encontradas em todas as FISPQ:
- Identificação / Identificação do produto e da empresa;
- Identificação de perigos;
- Composição e informações sobre os ingredientes;
- Medidas de primeiros-socorros;
- Medidas de combate a incêndio;
- Medidas de controle para derramamento ou vazamento;
Qual a diferença entre FISPQ e MSDs?
A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) contém informações sobre o transporte, manuseio, armazenamento e descarte de produtos químicos, considerando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente. Em alguns países, essa ficha é chamada de Material Safety Data Sheet - MSDS.Quando mudou de FISPQ para FDS?
A FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) mudou. Passará a se chamar FDS (Ficha com Dados de Segurança) A nova versão da norma ABNT NBR 14725 foi publicada no último dia 3 de julho e entrará em vigor daqui a dois anos.Onde a FISPQ do produto deve ficar armazenada?
Assim, toda empresa que realiza atividades com produtos químicos de armazenamento, manipulação, manuseio e transporte, deve manter a FISPQ no local do trabalho, de fácil acesso aos trabalhadores e fiscalização, facilitando a verificação das informações previstas como medidas de segurança do produto. o produto.Qual norma exige a FISPQ?
Além destas, muitas outras informações essenciais para que o trabalhador conheça bem o produto com o qual está trabalhando, estão presentes na FISPQ. A NR26 é a norma regulamentadora do ministério do trabalho que versa sobre a obrigatoriedade da sua disponibilização.Como temos acesso a FDS?
Como temos acesso a FDS? O fabricante/fornecedor deve disponibilizar as fichas junto com o produto, pois trata-se de um documento obrigatório para a comercialização destes produtos. Ela é um direito de quem adquire o produto. E deve ficar a disposição de todos os que trabalham com o produto.Quando é obrigatória a emissão de uma FISPQ?
Resumindo, para todo produto químico classificado como perigoso ou cujos usos previstos ou recomendados derem origem a riscos a segurança e saúde dos trabalhadores a FISPQ é obrigatória.Quanto tempo vale a FISPQ?
Qual é o prazo de validade da FISPQ? A FISPQ deve ser revisada e atualizada pelo menos a cada cinco anos, ou sempre que houver qualquer mudança na composição do produto, na legislação aplicável, ou quando novas informações sobre os riscos se tornarem disponíveis.Qual a diferença entre ficha técnica e FISPQ?
Enquanto o boletim técnico traz informações relevantes sobre a aplicação e desempenho da tinta (como o tempo de secagem, por exemplo), a FISPQ fornece dados sobre a composição da tinta e seus riscos à saúde e à segurança.Como baixar a FISPQ?
A página de consulta da FISPQ da CETESB pode ser acessada através do link: https://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/produtos/produto_consulta_nome.asp. Ao entrar na página, os usuários são recebidos por uma interface intuitiva e amigável, que permite pesquisar produtos químicos por nome ou número de registro (número ONU) ...O que é FISPQ PDF?
A FISPQ é um meio de o fornecedor transferir informações essenciais sobre os perigos de um produto químico (incluindo informações sobre o transporte, manuseio, armazenagem e ações de emergência) ao usuário deste, possibilitando a ele tomar as medidas necessárias relativas à segurança, saúde e meio ambiente.Como emitir um MSDS?
Como elaborar a Safety Data Sheet (SDS)
- Seção 1: Identificação (tanto do produto e como, também, da empresa)
- Seção 2: Identificação dos perigos.
- Seção 3: Composição e informações sobre os ingredientes.
- Seção 4: Medidas de primeiros socorros.
- Seção 5: Medidas de combate a incêndio.