Takbīr ou taquebir (تَكْبِير) é uma palavra em árabe que significa "louvor, exaltação, glorificação, magnificação, celebração". No uso religioso, o takbīr refere-se à frase Allahu Akbar (الله أكبر) que traduzida para o português significa "Deus é o maior".
A expressão “Allahu Akbar” é muito comum entre o povo árabe e significa "Deus é Maior". É uma reverência a Deus e segundo as tradições, todo muçulmano deve começar as suas orações diárias com a expressão, simbolizando o seu desligamento com o mundo material e iniciando o seu estado de meditação espiritual.
Akbar, o Grande, título do imperador mongol da Índia Mohamed Abulfate Jelaladin, era descendente de Tamerlão, neto de Babar e filho de Humaiure. Nasceu em 1542 e faleceu em 1605. Em 1556, ainda menor, sucedeu a seu pai e tem como regente o turco Bairan Cão, de quem se liberta, iniciando assim o seu governo pessoal.
Para os muçulmanos, só existe um Deus cujo nome é Alá. E o último profeta de Alá foi Maomé. Maomé não é deus, mas um homem por intermédio de quem Alá revelou sua vontade ao mundo. Maomé é reverenciado pelos islâmicos, mas não adorado.
Allahu Akbar ("Alá é Maior") (em árabe: الله أكبر), foi o título do hino nacional da República Árabe da Líbia e depois disso Grande Jamairia Árabe Líbia Popular e Socialista.
Com uma população estimada em 1,8 bilhão de muçulmanos em todo o mundo, seria de se esperar a existência de variações nos gestos que acompanham a saudação tradicional “as-salaam 'alaikum” (“que a paz esteja convosco”).
"Em turco, Tanri é a palavra para deus. Também usamos a palavra Alá, que entrou em nosso idioma do árabe. Os árabes cristãos também usam Alá. A decisão não tem outra base que não seja o enfoque autoritário do partido do governo e seu reflexo no RTÜK.
Alá é assim "o Deus" ou simplesmente "Deus", único e misericordioso, do Islão, como também nas outras religiões monoteístas (Deus no Cristianismo, YHVH, ou Jeová, no Judaísmo). Allah era também o nome do deus mais importante do panteão pré-muçulmano de Meca, capital do Islão.
No entanto, os muçulmanos acreditam que Jesus foi um profeta de Deus sem pecados, nascido de uma virgem e destinado a desempenhar um papel central nos acontecimentos dos últimos dias. Ele é mencionado com frequência e de modo reverente no Alcorão.
Alguns hadices (tradições) narram que o profeta Mohammad disse: “Ainda que não restasse do tempo mais que um dia de vida, Allah enviará um homem da gente da minha casa que encherá o mundo de justiça assim como antes estava repleto de iniquidades”.
Ora, os cristãos professam o único Deus (que subsiste em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo), enquanto Alá é uma entidade singular e individual. O Deus cultuado por cristãos salva os pecadores da morte eterna. Alá destrói, ao invés de salvar pecadores, como o Deus da Bíblia faz.
tio Drake. conseguiu entrar para o livro dos recordes. com o grito mais alto da história. Com incríveis cento e vinte e nove desse dez, ela conseguiu chamar a atenção de todos da escola. Durante uma festa de Halloween lá no ano de dois mil.
Em outubro de 2000, a professora inglesa Jill Drake conseguiu dar um berro que atingiu 129 decibéis, barulho equivalente ao de uma britadeira esburacandoo asfalto! Essa marca aparece até hoje registrada no Guinness, o “livro dos recordes”.
Essa forma de ulular — gritando — é uma expressão de alegria que geralmente é feita em festas árabes, principalmente em casamentos, emitindo um som vocal agudo e vibrante que aumenta com os movimentos da língua.