Armazenamento: o ideal é sempre armazenar a carne em uma caixa de plástico. O plástico não retém o calor, o que interrompe o cozimento da carne, auxiliando para que não passe do ponto. Você pode armazenar o espetinho em um tabuleiro de alumínio com água ou molho da sua preferência.
Mas se os espetinhos que sobraram já estiverem prontos, o recomendado é que você não congele novamente. O ideal é armazenar essas sobras na geladeira ou congelador por no máximo 24 horas.
Sugerimos que antes de guardar aos espetos nos compartimentos da bolsa, as pontas dos espetos devem ser protegidas com protetores profissionais de material resistente, não use papelão ou tecido, uma boa sugestão é pedaços de mangueira.
Tutorial sobre KAFTA - Especialista Ensina - Tv Churrasco
Como deixar a carne do espetinho suculenta?
Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!
Aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione um pouco de óleo ou manteiga. Logo após, coloque a carne na frigideira e aqueça por alguns minutos de cada lado, até atingir a temperatura desejada. Esse método é ótimo para reaquecer bifes ou carnes fatiadas.
Meia hora antes de montar os espetinhos, prepare um pote com água e deixe-os mergulhados lá dentro. Úmidos, eles resistem à brasa e garantem o churrasco prático e democrático como deve ser.
Pré-assar: assim que começar a assar seu espetinho, em brasa forte, sele a carne de um lado e depois do outro. Basta fazer isso e armazenar. Na hora de servir, você pode terminar de assar.
Se a carne estiver bem temperadinha, claramente o cheiro será ainda maior enquanto ela estiver assando. O segredo para uma carne bem temperada é utilizar dentes de alho, cebola, sal e pimenta a gosto e água.
O corte mais recomendado para se fazer um espetinho delicioso é a Alcatra. Considerada um corte clássico e nobre, é uma carne muito saborosa, suculenta, macia e magra, ou seja, possui pouca gordura. Outro ponto é que costuma ficar pronta rapidamente devido a suas qualidades.
Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos. Além de amaciar a carne, a marinada deixa o seu preparo ainda mais saboroso.
Costumam ficar na faixa dos R$ 3,00 à R$ 4,00 Reais. Sendo que esse preço pode ser encontrado, tanto de vendedores ambulantes, quanto em alguns estabelecimentos especializados na venda do espetinho.
Quantos espetinhos dá para fazer com um quilo de carne?
De um modo geral, 1 quilo de carne costuma render 10 espetinhos, sejam em cubos ou moída. Para render essa quantidade, é interessante saber quanto pesa um espetinho de carne, que deve ter em média 100 gramas cada.
Este cálculo equivale a 0,500gr por convidado. 500gr equivale a 5 espetinhos por pessoa. Nesta sugestão aconselhamos que sejam providenciado alguns acompanhamentos, como por exemplo, arroz, maionese de legumes, vinagrete para complementar a refeição.
“Para fazer espetinhos com carnes bovinas, fraldinha, maminha e alcatra são opções muito boas, pois estamos falando de carnes com gordura e uniformidade na fibra, o que é ideal para esse tipo de preparo”, explica Guzella.
Primeiramente, coloque o forno para esquentar. Coloque então a carne numa assadeira, regue com azeite ou manteiga derretida e, por fim, cubra com papel alumínio. Deixe no forno por somente 15 minutos e sirva em sequência. Este é um jeito simples de evitar desperdício!
Sim, você pode congelar carne assada! Se puder, fatie a carne em porções menores e congele o molho à parte. Bifes à milanesa, almôndegas e bifes à parmegiana também podem ser congelados prontos.
Para requentar o bife que sobrou, aposte no truque da manteiga e da água. Passe a carne pela manteiga e coloque em uma frigideira aquecida em fogo baixo com um pouquinho de água. O líquido vai ajudar manter a suculência do filé.
Como fazer para amolecer carne dura? Algumas dicas para amolecer a carne dura antes e durante o cozimento incluem: Apostar em marinadas: Marinar a carne em uma mistura de ácido (vinagre ou suco de limão) pode ajudar a quebrar as fibras musculares.
Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.