Já se o primeiro dia útil cair em uma terça-feira, o quinto dia útil será a próxima segunda-feira, ou o sábado, já que este também pode ser considerado um dia útil. O prazo para o pagamento do salário, ou seja, até o quinto dia útil, é estabelecido pela legislação trabalhista e deve ser cumprido pelo empregador.
O cálculo do salário por dias trabalhados é simples. Basta dividir o valor do salário mensal pelo número de dias do mês em questão e multiplicar o valor pela quantidade de dias trabalhados.
Como Contar Dias Úteis no Excel e Finais de Semana
Como é contado o prazo em dias úteis?
A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário.
O prazo começa a contar a partir do primeiro dia útil seguinte ao término do contrato de trabalho. Por exemplo, se você foi demitido na sexta-feira e o sábado e o domingo são considerados dias úteis pela empresa, o prazo começará a contar a partir da segunda-feira.
Na maioria dos países, os dias úteis que compõem a semana de trabalho são segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. Eles não incluem finais de semana (sábado ou domingo) ou feriados.
O prazo deve ser calculado em dias úteis descontando o dia em que o pedido foi realizado, ou seja, se um pedido foi feito na sexta-feira e o prazo de entrega para essa determinada cidade é de três dias, o pedido será entregue na quarta-feira da próxima semana.
A Constituição Federal e a CLT deixam implícito que sábado é dia útil. No entanto, as empresas têm a opção de adotar um regime de compensação de horas. Isso assegura que os funcionários cumpram sua jornada semanal de segunda a sexta-feira e sejam dispensados aos sábados.
A contagem deve ser feita de segunda à sábado. Não é computado na contagem domingo e feriado. Sábado é dia útil! Portanto, O sábado é considerado como dia útil para a contagem do prazo do 5º dia para fins de pagamento do salário.
Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.
Para calcular os dias úteis, é necessário considerar apenas os dias da semana, excluindo feriados e fins de semana. No Brasil, temos em média 22 dias úteis em um mês, mas isso pode variar dependendo do número de feriados e do calendário de cada ano.
A somatória de todas as despesas de acomodação dividida pelo número de leitos no mês (número de leitos X número de dias no mês) é o custo base para o cálculo do preço da diária.
Por exemplo, vamos supor que a jornada diária acordada seja de 8 horas e o colaborador tenha trabalhado um total de 40 horas durante a semana. Nesse caso, o cálculo dos dias trabalhados seria: 40 horas / 8 horas = 5 dias trabalhados.
Para calcular o valor do dia de trabalho é preciso dividir o salário bruto pelo número de dias do mês. Por exemplo, se o salário mensal é de R$ 2.000,00 e o mês tem 30 dias, o valor do salário diário é de R$ 66,67.