Coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga da ave. Com uma pressão ligeira encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro dizendo a palavra de comando. Faça isto sempre que retirar a sua ave da gaiola pois irá facilitar a correcção de comportamentos errados.
Para isso, coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga do seu pet. Com uma pressão ligeira, encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro utilizando a palavra de comando. Use esse truque todas as vezes que você for retirar a sua ave da gaiola.
Isso é particularmente comum em papagaios do congo (reconhecidos por sua habilidade natural de imitar sons e palavras), mas que geralmente só começam a “falar” depois de um ano de idade. Portanto, não fique desapontado se ave não começar a repetir e imitar sons imediatamente.
Quem tem uma ave de estimação sabe que estes animais costumam cantar, e alguns, como papagaios e calopsitas, podem até falar algumas palavras e frases. Porém, assim como cães e gatos, que latem e miam para se comunicar, um papagaio gritando pode estar querendo chamar sua atenção para algo que ele precisa.
Muitos pets felizes apreciam o contato com o ser humano e é comum que a ave incline a cabeça para pedir carinho, assim como pode cantar ou vocalizar para seu dono. Ela também poderá piar, dançar ou assobiar, e até mesmo oferecer bicadinhas carinhosas quando está feliz.
Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.
Outro dos movimentos com a cabeça que podemos observar é o oferecimento da mesma. Um papagaio que oferece a cabeça com o bico para baixo, geralmente acompanhado de uma abertura entre as penas, é um convite direto para ser acariciado, exige sinais de afeto.
Poleiros, brinquedos, espelhos e penduricalhos coloridos são uma excelente alternativa para aves que se sentem sozinhas ou entediadas. Interaja com seu pet para deixá-lo tranquilo e feliz, e deixe os brinquedos disponíveis para estimulá-lo a brincar quando você não estiver por perto.
O que fazer para alegrar o papagaio? Interagir com seu papagaio é fundamental para que ele possa se divertir e se alegrar. Papagaios são aves alegres, falantes e que precisam de atenção. Por isso é importante estimular a ave continuamente ao longo do dia, para que ela possa se manter alegre e falante.
Sempre que o papagaio bicar, não deve gritar com ele (é um reforço positivo), bater (o papagaio deixa de confiar em si) ou agarrar no bico (é visto como um jogo). Deve olhar para o papagaio e dizer um "não" calmo, mas assertivo. Depois coloque-o a fazer alguns execício de treino.
A melhor maneira de começar é dessensibilizando o pássaro para sua presença. Se o pet fica nervoso e agitado toda vez que você está por perto, lentamente comece a passar de 5 a 10 minutos por dia perto dele. Falar com a ave também ajuda no processo, num tom feliz e animado.
Dentre as doze espécies citadas acima, a mais comum no país é o Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, e conhecido por ser o “melhor falador” entre todos.
Em alguns casos, os louros machos costumam ser maiores e mais coloridos, com a cabeça alongada, enquanto as fêmeas possuem comportamento agressivo. Além disso, há quem diga que os machos falam mais que as fêmeas. Contudo, não há comprovação científica que isso realmente aconteça, ou vice-versa.
Os papagaios veem o mundo com visão ultravioleta. Na prática, enxergam cores invisíveis. “Quando eles olham para os pelos de outro papagaio, conseguem saber se é macho ou fêmea”, diz Susan Friedman, especialista em comportamento animal da Universidade do Estado de Utah.
Existem alguns motivos pelos quais um pássaro doméstico pode fugir de casa. Em geral, as aves são animais de hábitos gregários. Isso significa que elas gostam de viver em bandos. Se o seu animalzinho passou muito tempo sozinho, pode ser que tenha fugido para tentar encontrar outras aves para socializar.
Os papagaios relacionam-se com os humanos da mesma forma que se relacionam com outras aves em estado selvagem. Estas aves tendem efectivamente a escolher um parceiro com quem estabelecem um laço especial, o que o fazem também com os humanos.
Como a gente saber que o papagaio é macho ou fêmea?
A única forma confiável para saber se o papagaio é macho ou fêmea é por meio da realização de sexagem analisando o DNA. Há dois métodos mais conhecidos para o exame.
Sendo assim, em cativeiro, o papagaio precisa ser alimentado várias vezes ao dia em pequenas porções. Muito do que é oferecido para a ave acaba no chão da gaiola ou até na parede da casa!
Os papagaios, como todos os pássaros, não têm cordas vocais, não podem emitir os sons que fazemos com o mesmo método. Eles têm um órgão chamado siringe, na traquéia, que pode reproduzir, por um mecanismo cognitivo de imitação, qualquer som que possa ser imaginado.
Quando estão sendo arrancadas, os locais em que a ave alcança com o bico ficam ralos; Agressividade: frequentemente vista como “malcriação”, a agressividade é um sintoma comum do estresse em aves.
Atualmente, a criação de papagaio em âmbito doméstico não está sujeita à autorização do IBAMA, entretanto o órgão ambiental exige a comprovação legal da origem do animal, ou seja, durante a compra da ave junto ao criatório autorizado, o adquirente deverá exigir a nota fiscal.