Como corrigir uma sentença transitada em julgado?

Após a publicação da sentença, o juiz só poderá alterá-la para corrigir inexatidão material ou lhe retificar erro de cálculo, ou por meio de embargos de declaração, sendo vedado cassar decisão anteriormente proferida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Como retificar uma sentença transitada em julgado?

A correção de erro material pode ser feita a qualquer tempo, mediante petição do interessado ou de ofício, mesmo que a decisão onde esteja inserido já se mostre acobertada pelo manto da coisa julgada, de vez que a ela não está submetido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como corrigir erro material após o trânsito em julgado?

É uníssona a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que o erro material não transita em julgado, sendo passível de correção a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição, mediante provocação ou mesmo de ofício, sem que daí resulte ofensa à coisa julgada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É possível reverter um processo transitado em julgado?

Significa que um julgamento, como uma sentença (dada por um juiz ou uma juíza) ou um acórdão (feito por desembargadores ou desembargadoras), torna-se definitivo. Não há mais como recorrer, não há mais como modificar o julgamento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual a ação é capaz de modificar uma sentença após o trânsito em julgado?

Sentença transitada em julgado é aquela do qual não cabe mais recurso. Contudo, se, após o trânsito em julgado, surgirem novos fatos, documentos ou provas, capazes de torna-la anulável, a mesma poderá ser desconstituída, através da Ação Rescisória, subtraindo-lhe todos os efeitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em france.adv.br

Sentença Transitada em Julgado Pode ser Modificada - Veja como

Qual ação para anular sentença transitada em julgado?

A ação rescisória é uma ação judicial autônoma que tem como objetivo rescindir uma decisão judicial que tenha transitado em julgado, ou seja, cuja lide já tenha sido encerrada a partir de sentença do juiz, sem possibilidade de recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Pode o juiz modificar sua sentença depois de publicada?

Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la: I – para corrigir-lhe, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo; II – por meio de embargos de declaração. Por suas características, o erro material é, então, aqueles que são perceptíveis facilmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Como desfazer o trânsito em julgado?

Em regra, uma vez ocorrido o Trânsito em Julgado, a decisão não pode mais ser modificada, ainda que seja contra o Ministério Público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que fazer depois que o processo transitou em julgado?

Uma vez que a sentença transita em julgado, as partes devem cumprir imediatamente com as obrigações que lhes foram impostas, sob pena de sofrerem as consequências legais correspondentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem como reverter coisa julgada?

A coisa julgada poderá ser refutada de duas maneiras. A primeira é por ação rescisória, como já mencionado acima. Portanto, a ação rescisória é um dos recursos cabíveis para tornar menos rígida a coisa julgada, com o objetivo de desfazer decisões viciosas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Qual o recurso cabível após o trânsito em julgado?

APELAÇÃO. RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o remédio processual eficaz para invalidar uma sentença após o trânsito em julgado?

A ação rescisória é um instrumento processual que está previsto no atual Código de Processo Civil Brasileiro em seu art. 485. Ela é um dos meios utilizados para se desconstituir a coisa julgada material que se forma nos processos que não são mais passíveis de recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

O que é considerado erro material na sentença?

O erro material é, em regra, facilmente perceptível e necessita ser corrigido, sem, contudo, interferir na situação definida em sentença. Já o erro formal está presente em um documento, quando o procedimento foi feito de maneira incorreta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em baccin.com.br

Qual o recurso para sentença transitada em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como alegar erro material?

Um erro material, como já posto aqui, é um erro perceptível, ou seja, qualquer pessoa pode identificá-lo. Por exemplo, caso o juiz troque o nome de uma das partes, trata-se de um erro material. Basta solicitar embargos de declaração e apontar o erro. Então, o juiz faz a correção e pronto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quando Cabe embargos de declaração por erro material?

De acordo com o art. 1.022, do CPC, cabem embargos de declaração quando houver, em qualquer decisão judicial, obscuridade, contradição, omissão, ou, ainda, para corrigir erro material. Não têm, portanto, a finalidade de substituir o acórdão embargado nem tampouco sanar os fundamentos de uma decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando um processo transitado em julgado pode ser reaberto?

"Transitada em julgado a decisão de extinção do processo de execução, com fulcro no artigo 794 , I, do CPC , é defeso reabri-lo sob o fundamento de ter havido erro de cálculo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para entrar com cumprimento de sentença após o trânsito em julgado?

Com o trânsito em julgado da decisão condenatória, terá o credor idêntico prazo de 05 anos para deflagrar o cumprimento de sentença (art. 523, CPC. Súmula nº 150, STF) (BRASIL, 2015; BRASIL, 1963).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nucleodoconhecimento.com.br

Qual a data do trânsito em julgado?

Em uma linha: só há trânsito em julgado quando não mais couber recurso, ou seja, há trânsito em julgado no dia imediatamente subsequente ao último dia do prazo para o recurso em tese cabível contra a última decisão proferida na causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

Pode anular uma sentença transitada em julgado?

- A nulidade da sentença transitada em julgado somente pode ser declarada a qualquer tempo, independentemente de procedimento especial, quando tal ato decisório for nulo de pleno direito, pois neste caso considera-se inexistente a sentença. - Recurso não provido. Decisão mantida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual ação cabível após trânsito em julgado?

A ação rescisória é um recurso legal para anular uma decisão judicial final em casos de vícios graves, como fraude, violação da lei ou erro de fato. É utilizada para corrigir injustiças após o trânsito em julgado da decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

É definitiva a execução da sentença transitada em julgado?

A execução é definitiva, quando fundada em sentença transitada em julgado ou em título extrajudicial; é provisória, quando a sentença for impugnada mediante recurso recebido só no efeito devolutivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

É possível mudar uma sentença?

É cediço que, depois de prolatada a sentença, é defeso ao juízo efetuar qualquer mudança na sentença, com exceção das hipóteses de omissão, contradição ou obscuridade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tem como reverter a decisão do juiz?

Ainda que a sentença seja a decisão final do juiz, ainda é possível recorrer contra essa decisão. Assim, a parte insatisfeita poderá apresentar um recurso de apelação, buscando reverter a sentença. Esse recurso não será julgado pelo mesmo juiz, mas por desembargadores de um Tribunal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dsadvocacia.com.br

Quando o juiz pode rever sua própria decisão?

1. Ao juiz é dado revisar, reconsiderar e revogar as suas próprias decisões interlocutórias, quando não submetidas ao crivo de instância superior, ou quando assim o justificar a superveniência de fatos, provas ou outras circunstâncias juridicamente relevante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br