Falando a respeito dos cuidados da traqueostomia, os pacientes precisam dar uma atenção maior para a proteção da via respiratória.
- Umidifique a região. ...
- Evite a entrada de sujeira. ...
- Higienize a traqueostomia. ...
- Proteja a pele.
Como cuidar de um paciente com traqueostomia em casa?
Mantenha a máscara bem próxima à cânula de traqueostomia enquanto estiver fazendo as inalações; Tente tossir para eliminar as secreções através da traqueostomia; Mantenha a cabeceira da cama elevada nos primeiros 3 meses após a cirurgia se houver muita secreção e/ou tosse.É necessário proteger o traqueostoma durante o banho?
Cuidados durante o banho:Deve-se proteger sempre a traqueostomia, evitando a entrada de água. Isso poderá ser feito utilizando protetores específicos para o banho, colocando a mão como barreira em frente a traqueostomia ou mantendo sempre o pescoço flexionado para baixo durante o banho8.
Quais os principais cuidados com o paciente traqueostomizado?
Traqueostomia: quais são os cuidados pós-operatórios?
- Aspiração de secreções.
- Prevenção de infecções.
- Manter a oxigenação e ventilação do paciente.
- Atenção com os lábios e a cavidade oral.
- Cuidados com alimentação.
- Manter a comunicação.
Como é a vida de uma pessoa que fez traqueostomia?
A realização da traqueostomia muda radicalmente a vida de uma pessoa. Há a questão estética por ser visível no pescoço. As secreções podem ser motivo de vergonha ou ocasionar situações embaraçosas. Além disso, pode haver dificuldade para falar e até para comer.Cilindro de OXIGÊNIO em HOME CARE
Quanto tempo leva para cicatrizar a traqueostomia?
O organismo pode levar até seis semanas para cicatrizar completamente a traqueostomia após a decanulação. Após esse período, caso a cicatrização não tenha ocorrido, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para fechar o orifício, chamado de fistula traqueo-cutânea.Qual a complicação mais comum da traqueostomia?
As complicações são frequentes em pacientes traqueostomizados, sendo as principais o sangramento pós-operatório, a decanulação acidental, infecções, obstruções, estenose das vias aéreas, e fístula traqueocutânea.Quais são as sequelas da traqueostomia?
Riscos da traqueostomiaObstrução da cânula com secreções; Sangramentos; Dificuldades de deglutição; Lesões no esôfago.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com traqueostomia?
Por quanto tempo o paciente pode ficar com a traqueostomia? Esse período pode variar a partir de diversas condições do próprio paciente. Se seu quadro for reversível, o uso da traqueo será temporário. Mas, em alguns casos, o seu uso pode se tornar definitivo.É possível um paciente voltar ao normal depois de uma traqueostomia?
O tempo para permanecer com a traqueostomia depende das condições do paciente – e estas são inúmeras, como se é um procedimento reversível, se será temporário, entre outras condições. Há casos em que a traqueostomia se torna definitiva para o paciente.Pode dar água para paciente com traqueostomia?
Hidratação do paciente com traqueostomiaDevem ser evitados goles seguidos e o líquido deve ser consumido sem pressa. Da mesma forma que ao se alimentar, quando bebe água ou sucos, é importante não levantar a cabeça, para evitar engasgos.
Quem tem traqueostomia pode comer pela boca?
Com a Prosense, é viável recuperar a capacidade de fala e deglutição após o uso da traqueostomia, desde que a reabilitação seja conduzida de maneira adequada.Como é feita a higiene da traqueostomia?
» Quando a cânula tiver duas partes, uma de dentro e uma de fora, a de dentro pode ser retirada para limpeza. Basta retirar com cuidado para não sair o conjunto todo, lavar bastante esta parte de dentro com água corrente limpa e sabão, deixar de molho em água limpa caso a sujeira não saia.O que fazer para parar de tossir um paciente com traqueostomia?
Muitas vezes a subcânula pode sair durante acessos de tosse. Caso isso aconteça, lave-a com água e sabão e recoloque-a dentro da cânula. Procure fazer nebulizações para evitar ressecamento nas vias respiratórias. As nebulizações deverão ser realizadas somente com soro fisiológico.Como fazer o curativo da traqueostomia?
O curativo pode ser feito com gaze, porém existem no mercado produtos específicos que trazem diversos benefícios aos pacientes. O curativo para traqueostomia da Pharmaplast, por exemplo, é confeccionado em espuma e filme de poliuretano respirável, sendo permeável a gases.Como se comunicar com um paciente traqueostomizado?
Dentre os recursos disponíveis para a comunicação do paciente traqueostomizado e utilizados no hospital, local de trabalho dos autores deste artigo, destacam-se: a mímica, leitura labial e escrita, possível quando o paciente é alfabetizado e não apresenta importante incapacidade funcional instalada.Quem faz traqueostomia consegue respirar pelo nariz?
Após uma traqueostomia, você respirará através de uma cânula de traqueostomia no pescoço e nenhum ar passará pelo nariz e pela boca. Isso dependerá do tipo de cânula que você possui e também do motivo da traqueostomia. Portanto, isso significa que sua capacidade de falar será afetada.Quanto tempo demora para o buraco da traqueostomia fechar?
Após a retirada de uma traqueostomia tem que fazer uma cirurgia para fechar o orifício? Na imensa maioria dos casos o orifício fechará espontaneamente em 5 a 15 dias sem necessidade de cirurgia alguma. Em alguns casos haverá necessidade.Quais são os perigos da traqueostomia?
Assim como qualquer intervenção cirúrgica, existem riscos envolvidos. Os mais recorrentes são sangramento e infecções no corte, mas também pode ocorrer um pneumotórax, pneumomediastino, lesão na membrana posterior da traqueia, traqueíte, celulite, e outros.Quando a traqueo é definitiva?
A traqueostomia definitiva é indicada quando o paciente precisa tirar toda a caixa da voz, ou seja, toda a laringe. A laringe, apesar de ser popularmente conhecida como caixa da voz, a sua principal função não é falar, a fala é uma função secundária.Como fica a pessoa depois da traqueostomia?
Durante o período pós-operatório é importante que se previna possíveis infecções. Após a realização da traqueostomia, nosso corpo fica exposto diretamente ao ar e suas impurezas. Por isso, alguns cuidados devem ser adotados para minimizar essa exposição, como a higienização correta e esterilização da cânula.Qual a desvantagem da traqueostomia?
Riscos da traqueostomiaAlém dos possíveis sangramentos, outra preocupação é com a obstrução da via respiratória caso não seja possível realizar a traqueostomia a tempo. Nos pacientes entubados e anestesiados, esse procedimento é mais tranquilo porque já existe uma via aérea permanente.