Como usar o fermento natural depois de pronto?
Refrescar o fermento natural significa alimentá-lo com água e farinha e deixá-lo descansar em temperatura ambiente. Nesse período, as leveduras voltam a ficar ativas e se alimentam da mistura, produzindo bolhas de gás carbônico. A farinha de trigo pode ser comum, não há necessidade de usar farinha integral.Como ativar o levain na geladeira?
O levain, também chamado de “massa mãe”, precisa ser guardado na geladeira em pote de vidro levemente fechado. Ao utilizá-lo novamente, deve-se retirá-lo da geladeira e ativá-lo novamente antes de usar: 100g de farinha integral + 100 ml de água.Como deixar o levain ativo?
Separe 100 g do fermento e, em uma tigela, misture com a farinha e a água. Depois de 8 horas, o fermento estará ativo.Como salvar meu levain?
Transfira a massa para um pote de plástico ou de vidro, como preferir, e tampe com filme-plástico. processo. Pegue 50g do fermento do pote (o restante você pode descartar ou colocar num outro pote e fazer o mesmo processo). Misture com 50g de água levemente morna e adicione 50g de farinha de trigo branca.Manutenção e Uso do Fermento Natural !!!
Como manter o levain depois de pronto?
Depois de fazer seu fermento natural, você deve refrescá-lo (adicionando água e farinha de trigo) com frequência, para que as leveduras se mantenham fortes e ativas para a próxima fornada. Se você pretende fazer pães apenas no fim de semana, o levain pode ser conservado em pote fechado na geladeira.Como reviver levain?
Para refrescá-la é simples: tire da geladeira, deixe chegar em temperatura ambiente para os microorganismos “acordarem”. Então, alimente como se fosse um levain: água e farinha. A proporção depende da característica que você quer que ela desenvolva, assim como no levain – eu costumo usar 1:2:2 ou 1:3:3.Como saber se o levain está pronto para uso?
O TESTE DE FLUTUAÇÃO é um recurso utilizado por muitos padeiros caseiros para saber se o fermento está pronto para fazer pão. Para fazer este teste, você pega uma pequena porção do seu fermento e coloca em um copo cheio de água. Se o levain de flutuar, ele está ativo, então pode usar para fazer pão.Como hidratar o levain?
No dia em que for fazer o pão, tire o fermento da geladeira (ou do armário) e refresque uma ou duas vezes para que fique bem forte e ativo. Se depois de alimentar a primeira vez ele já dobrar de tamanho em 4 horas, já pode usar.Como cuidar de um levain?
O levain não pode ser mantido em temperatura ambiente. Por essa razão, ele demandará mais atenção, principalmente nos dias de maior calor. O ideal em um país quente como o nosso é mantê-lo refrigerado de 0°C a 5°C. Além disso, a falta de alimentação adequada pode matar seu fermento e jogar todo o seu trabalho fora.Como saber se o levain estragou?
A maioria dos cheiros vem de bactérias boas, então você pode ter certeza de que seu levain é saudável. Você deve ter cuidado se ele receber cheiros muito fortes e desagradáveis. Se seu levain cheirar a queijo muito forte, vômito ou meias sujas, provavelmente está estragado e não é seguro usar.Onde guardar levain?
Deixe ele fermentar por cerca de 1 hora em temperatura ambiente e guarde na geladeira. Ele terá alimento suficiente por até 3 semanas ( ou mais). Tudo depende da temperatura da sua geladeira.Tem que alimentar o levain todo dia?
A SUPER ALIMENTAÇÃO consiste em você alimentar o seu levain 3 ou 4 vezes seguidas, de 4 em 4 horas, 1 dia antes de fazer seu pão. Ensinamos essa técnica em nosso curso de panificação online. Usando essa técnica, você terá o seu levain forte o suficiente para fazer pão, sem precisar alimentar o seu levain todos os dias!Como acordar o levain?
- use pra fazer pão já, ou guarde na geladeira Validade: na geladeira de 15 a 20poucos dias. Congelado aumenta pra meses. Obs: antes de fazer pão, se programe pra alimentar o levain um dia antes. Quanto mais força melhor.Como saber se o fermento natural deu certo?
Como saber se ele está pronto para ser utilizado? O fermento natural estará pronto a partir do momento em que surgirem bolhas de ar na mistura. Isso mostra que a cultura de micro-organismos está viva e estabilizada, gerando boas quantidades de gases e ácidos.Como deixar o fermento natural mais forte?
É hora de começar a usar a proporção 1-2-3 para deixar seu fermento natural mais forte. Use apenas 25g do seu fermento, essa será sua base de cálculo (25×1). Adicione 50g de água (25×2) e 75g de farinha de trigo (25×3). Se você usar 50g de fermento, a proporção será 50-100-150.Qual a melhor proporção para alimentar o levain?
Alguns alunos nos perguntam qual a proporção ideal para alimentar o levain e viemos explicar como fazemos aqui na Leveda ❤️ Utilizamos a proporção 1:1, ou seja, a quantidade de farinha e de água devem ser iguais, independente da quantidade de levain.Qual farinha usar no levain?
Farinha brancaQuanto mais forte a farinha, mas forte será o seu fermento.
Quanto tempo dura o levain?
Preciso alimentar o levain todos os diasSe você faz pão todos os dias, sim, você precisa alimentar seu fermento todos os dias. MAS, se você não faz pão todos os dias, isso é um mito. O seu levain pode durar semanas na geladeira sem ser alimentado e pode até mesmo ser congelado.
Como desidratar o levain?
Para desidratar o levain, é bem fácil: alimente-o normalmente (gosto do 123), esperando ele ficar bem ativo e espalhe sobre uma tábua forrada com bastante papel filme até que ele seque por completo. Após secar bem, ele se quebra em pequenos pedacinhos e guardo em um saquinho plástico ou papel filme.Como alimentar meu fermento natural?
Alimentação regular: Assim como qualquer ser vivo, o fermento natural precisa de alimento. Alimente-o regularmente, preferencialmente semanalmente, utilize água filtrada. Escolha a farinha: Opte por farinhas de alta qualidade, farinha de trigo orgânica ou de alto teor de proteína (acima 6g).Como deixar o levain menos ácido?
Fazer poucas alimentações do seu LevainUma vez por semana, na minha opinião, é suficiente para reduzir esta acidez desagradável. Um intervalo maior, já pode fazer com que seu fermento comece a soltar muita água por cima e ficar excessivamente ácido.