Uso de calçados adequados, com bom amortecimento; Medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, para aliviar a dor e inflamação; Aplicação de gelo na área dolorida; Injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação.
Para aliviar a dor do esporão existem tratamentos simples, como o uso de palmilhas ortopédicas de silicone e a massagem nos pés, mas também é importante fazer alongamentos com a perna e o pé. Outras opções são a fisioterapia, a terapia com ondas de choque e em último caso, tem-se a cirurgia para remover o esporão.
O tempo necessário para desinflamar um esporão de calcâneo com fisioterapia pode variar conforme a gravidade do quadro, a adesão ao tratamento e a resposta individual de cada paciente. Em geral, pode levar de algumas semanas a alguns meses para observar melhorias significativas.
O uso de calçados que não oferecem suporte adequado aos pés ou que não se ajustam corretamente pode contribuir para a tensão nos tecidos do pé e aumentar o risco de esporão.
Habitualmente, a dor surge porque o esporão do calcâneo se associa a inflamação da fáscia plantar (fascite plantar). A fáscia plantar é um tecido (banda espessa de tecido fibroso) que faz a união do calcanhar aos dedos do pé.
O esporão de calcâneo, também conhecido como esporão do calcanhar, é uma condição ortopédica caracterizada por uma projeção óssea que se forma no osso do calcanhar (calcâneo). Essa formação óssea anômala pode causar dor intensa e desconforto, especialmente ao caminhar ou ficar em pé por longos períodos.
Aplicação de gelo na área dolorida; Injeções de corticosteroides para reduzir a inflamação. Em casos graves e persistentes, a cirurgia pode ser considerada para remover o esporão.
Casos graves de Esporão Calcâneo em adultos podem levar a uma incapacidade de trabalho em profissões que requerem mobilidade plena, enquanto casos leves podem permitir um grau de autonomia com adaptações.
10. Injeção de corticoide. A injeção de corticoide diretamente no local do esporão do calcanhar pode ser feita pelo ortopedista, para ajudar a combater a inflamação e aliviar os sintomas rapidamente.
Se você quer saber se quem tem esporão pode fazer caminhada, a resposta é sim. Pode e deve, afinal esta prática de atividade é útil para o organismo e o corpo como um todo. O que deve ser evitado, por pessoas com esporão, são atividades físicas de grande impacto, como corrida em esteira ou caminhadas longas.
Ambos o gelo e a água quente podem ser eficazes para aliviar a dor de um esporão no pé. No entanto, o gelo é geralmente o método mais recomendado para tratar a inflamação e a dor causadas por esporões. O gelo ajuda a reduzir a inflamação e a dor ao diminuir o fluxo sanguíneo para a área afetada.
O uso de calçados inadequados, com sola maleável e que não amortecem as colisões com o solo durante o caminhar, também pode prejudicar o tratamento do esporão. Andar frequentemente descalço, especialmente pela manhã, também pode atrapalhar a recuperação.
Levante um pé e faça círculos lentos com o tornozelo no sentido horário por 15 segundos. Em seguida, faça círculos no sentido anti-horário por mais 15 segundos. Troque para o outro pé e repita o procedimento. Realize este exercício para cada pé, de 10 a 15 repetições para cada direção.
Raio-X do pé (radiografia) – É um exame bastante útil para confirmar o diagnóstico. Com a radiografia, é possível verificar a presença ou não do esporão.
O esporão de Calcâneo tem cura sim! Essa é uma notícia muito boa para quem sofre com esse problema tão incômodo. Costuma dizer para os meus pacientes com esporão de calcâneo que só não melhora da fascite plantar o paciente que não quer.
Se você estiver sofrendo com fasciíte plantar (esporão) ou qualquer outro tipo de dor no pé, procure o ortopedista especialista para avaliar a indicação de receber o tratamento com ondas de choque.
Como aliviar dor no calcanhar com remédio caseiro?
Alguns dos remédios caseiros mais eficazes para aliviar a dor incluem aplicar gelo na área afetada, elevar o pé, fazer alongamentos regulares e massagear a área afetada. Outros remédios caseiros incluem imersão do pé em água quente ou fria, uso de palmilhas de apoio e compressas quentes ou frias.
Muita gente confunde as duas patologias, mas elas são diferentes. Basicamente, enquanto a fascite plantar inflama o tecido fibroso (fascite), o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo.
A tintura de ervas preparada com 6 plantas medicinais e álcool, assim como o escalda pés com sais de Epsom são excelentes remédios caseiros para ajudar a desinflamar a região afetada e aliviar a dor causada pelo esporão calcâneo.
É uma cirurgia que pode ser feita por artroscopia ou aberta. Em ambos os casos, é aplicada anestesia regional. Apesar de ser considerada uma cirurgia segura, algumas complicações podem ocorrer, como em qualquer outro procedimento. Assim, pode haver lesão do nervo, alterações de sensibilidade, fibrose e infecções.