Com uma esponja macia e detergente, lave o utensílio. Em seguida, seque bem e unte a parte interna generosamente com óleo de cozinha. Leve a fogo baixo por dois minutos. Deixe esfriar e depois lave mais uma vez.
Comece retirando as etiquetas e os adesivos e lave a panela com água morna. Depois, com a ajuda de um pano macio ou papel-toalha, passe um pouco de óleo pela superfície aderente e deixe esquentar em fogo baixo por até 2 minutos.
Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.
Faça a cura da panela no primeiro uso e pelo menos uma vez por mês. Para isso, espalhe óleo de cozinha no lado de dentro da panela e leve ao fogo até que a superfície absorva todo o óleo. Depois, lave normalmente.
Esta é uma dica incrível: com apenas um pouco de óleo e sal grosso no fundo da panela, é possível devolver a aderência a ela. Para isso, basta “fritar” o sal grosso no óleo por alguns minutos e desligar o fogo assim que o sal ficar amarelo.
Como curar panela antiaderente ? É rápido e fácil!
Como renovar o teflon?
Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. Quando o sal começar a queimar, ficando meio amarelo, retire do fogo e, com bastante cuidado, vá retirando o sal com um papel-toalhapara não arranhar. Pouco óleo em uma frigideira antiaderente.
Uma dica para recuperar o antiaderente da panela é espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos. O truque é bem simples e funciona mais como uma solução emergencial, mas faz toda a diferença no dia-a-dia, principalmente quando a panela ainda está em bom estado.
Com uma esponja macia e detergente, lave o utensílio. Em seguida, seque bem e unte a parte interna generosamente com óleo de cozinha. Leve a fogo baixo por dois minutos. Deixe esfriar e depois lave mais uma vez.
Coloque um pouco de óleo ou azeite dentro da panela e leve para o fogo médio. Aguarde de 2 a 3 minutos, espere esquentar um pouco, e desligue o fogo. Quando a panela esfriar completamente, repita o processo de lavagem, com cuidado e deixando a panela completamente seca de novo.
A cura é um procedimento simples e rápido que ajuda a melhorar o desempenho da panela. Antes do primeiro uso, unte a superfície interna com óleo/gordura e aqueça-a em fogo alto por 2 a 3 minutos. Após, desligue o fogo, espere esfriar e lave com esponja macia e detergente neutro.
Assim, antes do primeiro uso, espalhe um pouco de óleo sobre a forma e leve-a diretamente para o fogão, deixando o fogo baixo por 2 minutos. Em seguida, retire a forma antiaderente do fogo e lave normalmente com sabão neutro. Esse procedimento é chamado de “queimar a forma” e é usado para ativar o teflon.
Lave-a bem, com detergente neutro e uma esponja macia; em seguida, besunte sua panela com óleo ou outra gordura e leve ao fogo baixo por dois minutos; espere esfriar e lave novamente. Esse processo ajuda a conservar o teflon nunca usado. O mesmo princípio de não riscar a panela vale para os utensílios que serão usados!
Veja abaixo como proceder: - Lave e enxugue bem a panela; - Coloque um fio de óleo, azeite ou uma colher de manteiga dentro da panela; - Espalhe bem com a ajuda de um pincel ou papel, como se estivesse untando a parte interna da panela, faça o mesmo procedimento inclusive na parte superior das alças; - Coloque sua ...
Primeiro uso: ao usar a panela pela primeira vez, lave-a, seque e unte-a com óleo na parte interna, e aqueça em fogo baixo por 2 a 3 minutos, dependendo do tamanho da mesma. Espere esfriar normalmente, lave-a com esponja e detergente neutro em água morna, enxágue e seque normalmente.
Esta panela é ideal para ferver água e cozinhar legumes no vapor. A recomendação é nunca levar esta panela ao fogo vazia, pois o revestimento ficará queimando, e como trata-se de um plástico, pode se depreender com relativa facilidade.
O processo de “cura” é uma técnica super simples que ajuda sua panela a durar mais tempo – principalmente as antiaderentes. Precisa fazer isso mesmo? Não precisa, mas é fácil e evita que a cobertura antiaderente descasque já no primeiro ano!
Misture uma pasta de bicarbonato de sódio e água até obter uma consistência pastosa; Aplique a pasta na área arranhada e esfregue suavemente com uma esponja não abrasiva; Enxágue bem a panela e verifique se o arranhão diminuiu. Repita o processo, se necessário.
Você sabia que precisa ativar a ativar a anti-aderência da panela antes de começar a utilizá-la? Esse cuidado garante vantagens no preparo do alimento e na higienização do utensílio após o uso. Além disso, essa ação prolonga a ação antiaderente e permite que sua panela ou frigideira dure por mais tempo.
Ao adquirir uma AirFryer, é importante fazer a ''cura'' para preservar e prolongar a duração do antiaderente. Para isso, antes do primeiro uso, lave o cesto e a base com detergente e uma esponja macia. Seque e espalhe óleo em todo o cesto. Em seguida, ligue o aparelho por 10 minutos a 200°C.
Quando aquecido a altas temperaturas, o teflon pode liberar gases tóxicos e compostos perfluorados, como o ácido perfluorooctanoico (PFOA), que apresentam riscos para saúde humana. O PFOA é um produto químico altamente persistente, o que significa que permanece no meio ambiente e no corpo humano por longos períodos.
O primeiro passo é aquecer a panela com bastante sal. Depois, retirar o sal e passar uma camada de gordura - óleo, azeite ou manteiga. Pronto, basta isso para nunca mais ter sua panela grudando. E, caso a sua panela antiaderente esteja um pouco gasta, aqueça a panela, despeje a gordura e deixe a temperatura abaixar.