Na Física, entende-se peso como a força de atração gravitacional exercida entre as massas. O peso, também chamado de força peso ou força gravitacional, é uma das forças fundamentais da natureza, juntamente às forças eletromagnéticas, força nuclear forte e força nuclear fraca.
O cálculo é bastante simples, necessitando apenas estabelecer a relação entre a massa (kg) e altura (m) do indivíduo. Podemos ver como calcular o Peso Ideal na equação abaixo: Índice de Massa Corporal – IMC = Massa (kg) ÷ Altura (m)².
O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua.
A força (o peso) é medida comumente em quilograma-força (kgf), em newton (N) ou em dina (dyn). Já a massa é medida em quilograma (kg), grama (g), tonelada (t), etc.
MENOS PESO Y MÁS REPETICIONES PARA DEFINIR | ¿Mito o Verdad?
Por que é errado dizer eu peso 70 kg?
Popularmente, estamos associando a medida observada ao subirmos em uma balança à palavra peso. Essa argumentação utilizada por grande parte das pessoas está totalmente equivocada. A medida obtida ao subirmos na balança deve ser chamada de massa, e não de peso.
Tenho 1,65 de altura, o peso ideal é quanto? O peso ideal para uma pessoa de 1,65 m fica em torno de 50,4 kg a 67,8 kg. Nesse intervalo, de acordo com o IMC, você é considerada no peso certo para 1,65 feminino.
Massa e peso são grandezas diferentes, a massa mede a quantidade de matéria de um corpo, o peso mostra a relação da massa com a aceleração da gravidade local. Em uma balança mede-se a massa, não o peso. Na matemática e na física, massa e peso são grandezas diferentes.
Nosso planeta pesa 5,9 sextilhões de toneladas (ou 5.972.000.000.000.000.000.000). Na verdade, o certo é “massa”, já que “peso” é o resultado da atração ...
Baixo peso muito grave: abaixo de 16 kg/m². Baixo peso grave: entre 16 e 16,99 kg/m². Baixo peso: entre 17 e 18,49 kg/m². Peso normal: entre 18,50 e 24,99 kg/m².
QUAL É O IMC IDEAL? O ideal é estar entre 20 e 25, podendo ser aceitável até 30. Homens e mulheres que tem IMC abaixo de 20 ou acima de 30 terão sua fertilidade prejudicada.
Valores de IMC abaixo de 18,5: adulto com baixo peso. Valores de IMC maior ou igual a 18,5 e menor que 25,0: adulto com peso adequado (eutrófico). Valores de IMC maior ou igual a 25,0 e menor que 30,0: adulto com sobrepeso. Valores de IMC maior ou igual a 30,0: adulto com obesidade.
Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.
Seu Peso Ideal: Seu peso ideal deve estar entre 53,5 e 80,9 quilogramas (kg). O peso ideal médio deve ser cerca de 65,8 quilogramas (kg). Estes valores se aplicam a homens de 25 anos de idade e 170 centimetros ou 1,70 metros de altura.
Para fazer uma comparação simples, o educador físico André Trombini, da academia Bodytech, em São Paulo, diz que se perdemos 1 kg de músculo, equivale a um dedo, quase não dá para notar. Já 1 kg de gordura, é a palma da sua mão. Ou seja, muito mais perceptível.
O diagnóstico de obesidade é realizado por meio do índice de massa corporal (IMC). Esse índice é obtido através de um cálculo composto pelo peso do indivíduo dividido pela estatura em metros elevada ao quadrado. A obesidade é classificada em graus, conforme segue abaixo: Obesidade grau 1: IMC entre 30 – 34,9 kg/m2.
Como saber se a balança está marcando o peso certo? Teste a balança antes de começar a usá-la. Use um pacote de arroz, por exemplo, e veja quantos quilos está marcando. Se for o mesmo indicado no rótulo do produto, ótimo, caso contrário terá o valor do erro de calibragem.