Os vegetais frescos, como aspargos, alface, tomate, alho, couve-flor, pepino, cenoura, espinafre, brócolis e batata, são alimentos alcalinizantes pois a digestão destes contribui para diminuir os resíduos ácidos no organismo, evitando o surgimento doenças como diabetes ou aterosclerose.
Já alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como damasco, abacate, tâmara, uva, laranja, limão, milho, salsão, passas e aveia contribuem para tornar o pH mais alcalino – portanto, devem ser evitados ou consumidos com moderação em casos de alcalose.
O tratamento para hipocloridria é recomendado de acordo com a causa da doença, podendo ser o uso de antibióticos (caso seja causada pela H. pylori) ou uso de suplementos de HCl juntamente com a enzima pepsina, pois dessa forma é possível aumentar a acidez do estômago.
COMO DEIXAR SEU CORPO MAIS ALCALINO EM 7 PASSOS | Dr. Peter Liu
O que equilibra o pH do estômago?
Frutas, verduras e legumes são não apenas recomendadas como parte de uma dieta equilibrada, mas algumas delas podem ajudar a reduzir ou neutralizar a acidez3_8. O aumento da ingestão da fibra de frutas, verduras e legumes pode ter um efeito protetor contra a acidez3,4,8.
Antiácidos. Antiácidos são substâncias químicas que neutralizam o ácido gástrico que já foi secretado elevando, assim, o nível de pH no estômago (tornando-o menos ácido). Antiácidos podem ser usados isoladamente para sintomas leves causados pelo ácido gástrico.
Quais os alimentos que diminuem a acidez do estômago?
Refluxo Gastroesofágico: Alimentos que podem ajudar a reduzir os sintomas
Legumes e hortaliças. Os vegetais, em geral, possuem naturalmente índice de gorduras e açúcares mais baixos e ajudam a reduzir o ácido do estômago. ...
Mantenha a hidratação adequada bebendo água em vez de bebidas ácidas ou açucaradas. Dessa forma, você favorece a produção natural de saliva, evitando problemas de boca seca ou xerostomia. Um truque para regular o pH da saliva ao ingerir bebidas ácidas, como refrigerantes, café ou vinho, é beber água logo em seguida.
Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH.
Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.
Tratamento para hipocloridria. O tratamento é recomendado pelo médico de acordo com a causa da hipocloridria, podendo ser indicado o uso de antibióticos, no caso de ser causada pela H. pylori, ou uso de suplementos de HCl juntamente com a enzima pepsina, pois dessa forma é possível aumentar a acidez do estômago.
O pH da polpa da banana verde tende a oscilar entre 5,0 e 5,6, enquanto que para a fruta madura esse valor cai para 4,2 a 4,7 (MATSUURA; FOLEGATTI, 2001).
O limão ele tem um potencial de alcalinização no SANGUE, no nosso estômago ele mantém um pH 1.8, em quanto o nosso estômago tem um pH de aproximadamente 2.
Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.
Para saber se os níveis de pH estão em equilíbrio, existem alguns exames que são solicitados em situações específicas. “O mais comum deles é a gasometria arterial.
Outro fator importante para a caracterização da maçã é o pH, visto que há uma variação entre 3,2 e 3,8, neste parâmetro, para diferentes cultivares produzidas no exterior (LA BELLE, 1981).
A vitamina D também possui um papel fundamental para a recuperação e prevenção de danos a mucosa intestinal e isso pode estar muito relacionado a sua função imunológica no intestino. Estudo apontam que indivíduos com distúrbios gastrointestinais obtiveram melhora da mucosa intestinal após suplementação de vitamina D.
Alguns exames de endoscopia e medição de PH do estômago podem ser indicados pelo médico. Através deles também é possível detectar a causa da hipocloridria e indicar o tratamento mais adequado.
A primeira dica é apostar nos vegetais de folha verde-escura, como couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, espinafre, brócolis, repolho e agrião. Dê preferência para aquelas folhas que podem ser ingeridas cruas. Pela manhã, ainda em jejum, tome um copo de água quente com limão.