Embora o cálculo em semanas seja muito mais preciso, popularmente as pessoas preferem se referir ao calendário gestacional em meses. Para facilitar o entendimento geral, foi criada a tabela gestacional, dividida em trimestres. Os trimestres são divididos em semanas, e cada 4 semanas equivale a um mês.
Quatro semanas são 28 dias e os meses tem entre 30 e 31 dias (com exceção de fevereiro, é claro). Portanto não é possível converter com precisão o número de semanas em meses.
Mudanças na mulher: nessa fase, a implantação do óvulo fecundado no útero, estimula o corpo da mulher a produzir o hormônio beta-HCG para criar condições do bebê se desenvolver.
O seu bebê é do tamanho de uma semente de papoula. O desenvolvimento do bebê com 4 semanas de gestação, é marcado pela formação do tubo neural, que dará origem ao sistema nervoso e cérebro do bebê, e de outras camadas de células responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos.
Algumas mamães já sentem a barriga mais durinha nessa fase, além do cansaço e sono fora do comum. As principais alterações, como já dissemos, são causadas pela produção hormonal da gestação. Além dos sintomas iniciais da gravidez (enjoos e náuseas), quase não há modificações físicas nas primeiras 4 semanas de gestação.
4 SEMANAS DE GRAVIDEZ - Gravidez Semana a Semana (Atualizada)
É possível sentir o bebê mexer com 4 semanas?
Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce. Sendo assim, na maioria das gravidezes, os primeiros movimentos fetais podem ser efetivamente percebidos pela mãe somente a partir da 18. ª semana de gestação, época em que o bebê já suficientemente grande.
Imagem do ultrassom com 4 semanas de gestação. O bebê ainda não é visto mas já podemos ver uma pequena imagem escura dentro do útero que corresponde ao saco gestacional. Ao fim da quarta semana de gestação seu bebê mede de 0,36 a 1 mm, da cabeça às nádegas, mas ainda não pode ser visto no ultrassom.
Nas primeiras 4 semanas de gravidez, devido ao início da formação dos órgãos do bebê e a barreira placentária ainda não existir, é primordial evitar o consumo de álcool, café e cigarros, para que esses elementos químicos não cheguem até ele.
O coração e os principais vasos sanguíneos, aliás, começam a se desenvolver por volta do 16º dia de gestação. Na sexta semana, já é possível visualizar o coração do bebê no ultrassom, com frequência em torno de 100bpm. Na décima semana de gravidez, o embrião é considerado um feto.
A quarta semana corresponde ao início da última semana do 1º mês de gestação e muitas mulheres chegam até esse período sem mesmo saber que estão grávidas, visto que nem sempre os sintomas surgem de forma intensa. Também é nesse período que são realizados os testes de gravidez para a confirmação da concepção.
Geralmente as náuseas aparecem bem no início da gestação, por volta da terceira semana, mas, não é uma regra. Algumas mulheres podem começar a se sentir enjoadas e nauseadas já na segunda semana e outras não apresentarem nenhum mal-estar nesse comecinho da gravidez.
Ao apresentar características semelhantes a uma bola compacta de células, podemos dizer que ele está em estágio de mórula. Depois, cerca de cinco dias depois da fecundação, com o surgimento de uma cavidade rica em líquido em seu interior, o zigoto inicia seu estágio de blástula, ou blastocisto.
Embora o cálculo em semanas seja muito mais preciso, popularmente as pessoas preferem se referir ao calendário gestacional em meses. Para facilitar o entendimento geral, foi criada a tabela gestacional, dividida em trimestres. Os trimestres são divididos em semanas, e cada 4 semanas equivale a um mês.
localize a data da última menstruação no calendário; some o intervalo de dias entre a data da última menstruação e o dia em que estiver fazendo o cálculo; divida o total por 7; o resultado será o tempo de gestação em semanas.
O que você quer é achar o ultimo dia da semana do mês! É mais simples você pegar o ultimo dia do mês, depois o decrementar os dias até achar o dia da semana. Não tem que se preocupar com quantas semanas o mês tem.
A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um padrão para se começar a observar o crescimento da barriga durante a gestação. No entanto, em geral, costuma-se perceber a saliência da barriga da gestante entre a 16º e a 20º semana, ou seja, entre o quarto e o quinto mês da gestação.
Esse sangramento é bem diferente da menstruação, mas algumas mulheres acabam por confundi-los. A dor e o aumento da sensibilidade das mamas, causado pelo aumento do aporte de sangue para esta região, é outro sintoma que surge bem precocemente, geralmente durante a 4ª semana de gravidez.
Já o saco gestacional representa o primeiro sinal diagnóstico de gestação intrauterina, podendo ser visualizado à ultrassonografia transvaginal com 4 semanas e 3 dias, a partir da data da última menstruação. Aparece como uma estrutura em forma de anel, de contorno hiperecogênico e centro anecoico.
4ª semana. Na quarta semana de gravidez, a placenta, órgão fetal vital para o fornecimento de nutrientes e oxigênio ao embrião, começa a se formar. O cordão umbilical também começa a se desenvolver e conecta o embrião à placenta. A gravidez ainda não é externamente visível.
Mesmo sendo muito pequeno, o saco gestacional vai crescendo de acordo com a evolução da gravidez, podendo variar de corpo para corpo. Por volta da 4ª semana, é comum que ele tenha cerca de 5 mm de diâmetro.
Corrimento e cólica são sintomas comuns, principalmente nas primeiras semanas da gestação. Ocorrem pelo início do desenvolvimento placentário e sua aderência à parede interna do útero. É desta forma que o feto vai ter sua nutrição assegurada para um bom desenvolvimento.