Como denunciar mal atendimento no SUS?

A Ouvidoria-Geral do SUS oferece diferentes canais para que o cidadão possa se manifestar. Além da internet e dos Correios, a Ouvidoria do Ministério da Saúde possui uma Central de Teleatendimento, o Disque Saúde 136.
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Onde reclamar de atendimento SUS?

Também é possível cadastrar uma denúncia sem identificação, entretanto não poderá fazer o acompanhamento. O manifestante deve cadastrar a sua manifestação por meio dos canais disponíveis. Entrar em contato com o Disque Saúde – 136.
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Em quais situações o cidadão pode procurar a ouvidoria do SUS?

O cidadão poderá procurar a Ouvidoria do SUS para:
  • Solicitar assistência;
  • Reclamar sobre uma insatisfação;
  • Denunciar uma irregularidade;
  • Pedir alguma informação e não se sentir contemplado com a resposta fornecida pelo atendente (no momento do atendimento);
  • Registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde.
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Quando um usuário do SUS é mal atendido, a quem ele pode recorrer?

Você tem o direito de ser atendido com qualidade e sem discriminação pela sua orientação sexual ou identidade de gênero, em qualquer serviço de saúde! Se você foi mal atendido, é um direito seu denunciar! Você pode ligar tanto para a ouvidoria do SUS, discando 136, como para o disque denúncia, discando 100.
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Para que serve a ouvidoria SUS?

A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde - OuvSUS escuta, acolhe, analisa e encaminha as demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS em todo Brasil.
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Como Denunciar um Mal Atendimento Médico

Como denunciar mal atendimento SUS?

IMPORTANTE: Para registrar sua manifestação, o cidadão deve procurar o Disque Saúde 136 somente após entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu município, a responsável pelo tratamento de questões de saúde em sua cidade.
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Qual órgão fiscaliza o SUS?

E você, sabe quando usa o SUS? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) normatiza, controla e fiscaliza produtos, substâncias e serviços de interesse para a saúde.
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Qual a lei que protege o paciente do SUS?

Todos têm direito às ações e serviços necessários para a promoção, a proteção e a recuperação de sua saúde, incluindo a realização de consulta médica e exames nas unidades do SUS (artigos 196 e 198, II, da Constituição Federal, artigos 5º., III e 7º., II, da Lei 8.080/90).
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É possível processar o SUS?

Em resumo, tanto o SUS quanto os planos de saúde podem ser processados na maioria das vezes para garantir tratamentos médicos. A principal diferença entre os dois é que pelo SUS o cumprimento da ordem judicial pode ser um pouco mais demorado e as regras são completamente diferentes.
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Como fazer uma denúncia de posto de saúde?

Fale com a Ouvidoria
  1. Para registrar solicitações, elogios, sugestões, informações, reclamações e denúncias sobre os Serviços de Saúde da cidade de São Paulo você tem os seguintes canais:
  2. Central SP 156 – Opção “5” e depois Opção “1” (ligação gratuita - 24h) ou 0800 0110156 se estiver fora do município de São Paulo.
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Para que serve o 136?

Serviço de atendimento à população do Ministério da Saúde que fornece informações sobre várias doenças e orientações de como ter uma vida mais saudável. O telefone também recebe reclamações, denúncias e sugestões sobre o serviço prestado pelo SUS.
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O que a Ouvidoria resolve?

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
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O que posso reclamar na Ouvidoria?

1) Quem pode falar com a Ouvidoria? Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios.
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O que fazer quando o posto de saúde nega atendimento?

O que fazer quando não for atendido? Caso você ou o seu familiar tenham indicação médica e não vejam respeitados os seus direitos, procure o Ministério Público ou o Conselho Regional de seu estado.
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Onde denunciar mau atendimento médico?

É possível, também, optar por falar diretamente com um atendente. Por meio da página www.saude.gov.br, é possível registrar e acompanhar o andamento da crítica ou sugestão feita por escrito. Para ter acesso a Ouvidoria, basta clicar no ícone do 136.
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O que fazer quando uma cirurgia demora pelo SUS?

Se um médico indicou que seu caso é urgente ou se você percebeu um atraso anormal na fila, é aconselhável consultar um advogado especializado em direito à saúde. Esse profissional poderá auxiliá-lo a entrar com uma ação judicial e um pedido de liminar para agilizar o agendamento do exame ou cirurgia.
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Como entrar na Justiça para ser atendido pelo SUS?

COMO ENTRAR COM UM PROCESSO CONTRA O SUS? Para entrar com uma ação judicial contra o SUS, é necessário contar com um advogado especialista em direito da saúde, que analisará a situação, solicitará os documentos necessários e solicitará a autorização para a realização do tratamento/procedimento/exame necessário.
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Quanto tempo demora uma ação contra o SUS?

De 2020 para 2021, viu-se uma redução de 621 para 439 dias, em média. Contudo, em 2022, a duração média de tramitação até o julgamento foi de 825 dias.
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Quando o SUS pode negar atendimento?

O paciente ou seu representante legal tem o direito a consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticas a serem realizados, salvo em caso de iminente perigo de vida (art. 56 do Código De Ética Médica c/c § 3º do art.
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Quais são as 3 leis do SUS?

A seção da saúde na Constituição Federal (1988) e as Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990 constituem as bases jurídicas do SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) completou 20 anos em 2008.
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Quais são os direitos de um paciente no SUS?

O cidadão tem o direito de receber informações claras sobre o próprio estado de saúde. Da mesma forma, seus familiares também têm o direito de receber informações sobre seu estado. Além disso, os pacientes têm direito a anestesia e remédios para aliviar a dor, quando necessário.
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Quais são meus direitos como paciente?

O paciente tem direito a receber não só medicamentos e equipamentos básicos, mas também os de alto custo. Ele tem direito a receber as receitas com o nome genérico do medicamento, de forma legível, com assinatura do médico e carimbo contendo o número do registro no respectivo conselho profissional.
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Como funciona a ouvidoria do SUS?

Ouvidorias são unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Único de Saúde, no âmbito dos governos federal, estadual e municipal, cuja missão é viabilizar os direitos dos(as) cidadãos(ãs) de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do SUS.
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Quem responde pelo SUS?

Saúde: responsabilidade de quem? Ao se converter em um direito constitucional assegurado a todos os brasileiros, a saúde passou a ser uma responsabilidade solidária da União, estados e municípios.
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Quem manda no SUS?

O órgão responsável por esse sistema é o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.
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