Derretendo chocolate em banho maria O método banho maria é um dos métodos mais tradicionais para derreter chocolate. Para derreter o chocolate em banho maria, você precisará de uma panela pequena e uma tigela de vidro ou metal que se encaixe perfeitamente sobre a panela, criando um banho-maria improvisado.
O chocolate deve ser armazenado em um local fresco, seco e com temperatura constante. A temperatura ideal para armazenar chocolate é entre 18°C e 21°C.
- Após picar o chocolate, coloque tudo na vasilha e deixe por 30 segundos no micro-ondas. - Importante: dificilmente ele vai derreter tudo de primeira, então mexa o que tiver derretido e coloque por mais 30 segundos no micro. Repita o processo até ver que não há mais pedaços e está tudo derretido.
Para que termine a têmpera não podemos congelar o chocolate derretido, apenas resfriá-lo entre 8ºC a 10ºC. Assim depois de descansar na geladeira deve ficar em temperatura ambiente por volta de 20ºC. Não abaixo de zero no freezer porque perdemos as características que conseguimos e a qualidade do produto.
O que fazer para o chocolate não derreter depois de pronto?
Quanto mais fechado e escuro estiver o ambiente de armazenamento, melhor será a conservação. Além disso, o ideal é envolver o chocolate em papel manteiga ou papel chumbo. O papel alumínio não é muito indicado, pois pode transferir o calor do ambiente para o chocolate.
O método banho maria é um dos métodos mais tradicionais para derreter chocolate. Para derreter o chocolate em banho maria, você precisará de uma panela pequena e uma tigela de vidro ou metal que se encaixe perfeitamente sobre a panela, criando um banho-maria improvisado.
Se o clima estiver muito quente mesmo e o chocolate estiver derretendo, aí não tem jeito, coloque-o na geladeira (nunca no freezer!), de preferência na gaveta, mas antes o proteja bem.
Caso não queira consumi-lo assim, ele pode ser derretido e temperado novamente. Se você não sabe como temperar o chocolate, você pode utilizá-lo em receitas, cobertura de bolos, ganache, mousse. Pode inclusive usá-lo para fazer uma cobertura durinha para sorvete!
A manteiga de cacau é composta por várias moléculas, que se organizam em diversos padrões – esses são os cristais, que são derretidos quando o chocolate é aquecido. A têmpera, ao resfriar lentamente o chocolate, forma novamente esses cristais estáveis.
Como fazer o derretimento do chocolate da maneira correta?
Derretendo no banho-maria
Aqueça uma panela com água até formar bolhas e desligue o fogo. Atenção: não deixe a água ferver. 3. Encaixe o recipiente com o chocolate na panela com água, mexa até o chocolate derreter completamente e atingir uma temperatura entre 40° C e 45° C.
A utilização alternativa ao indicado na embalagem não é recomendada, pois existe o risco de substâncias tóxicas para a saúde entrarem em contato com o alimento. Uma ação praticada em um vídeo que viralizou chamou a atenção de internautas.
Se o chocolate estiver bem protegido, pode até ficar mais tempo na geladeira ou fora dela sem problemas. Quando ele for para geladeira, a dica é que, antes de comer, você mantenha o chocolate dentro da embalagem na temperatura ambiente por cerca de meia hora ou até o produto voltar à temperatura ambiente.
1. Derreta o chocolate entre 40°C e 45°C (no micro-ondas ou em banho-maria). 2. Deixe o chocolate esfriar em temperatura ambiente até: 34-35°C para o chocolate amargo 33-34°C para o chocolate ao leite, branco ou colorido.
Evite guardar o chocolate na geladeira ou no freezer (isso vai alterar a qualidade). Exceção: se o clima está extremamente quente e não há local mais fresco na casa, ele vai derreter e alterar a qualidade de qualquer maneira, então embale-o em 2 sacos plásticos herméticos, um dentro do outro, e coloque-o na geladeira.
Caso esteja pastoso/denso após ser derretido: é só adicionar um pouco de manteiga de cacau derretida entre 40C - 50C. Não há quantidade específica, irá depender da textura do chocolate. Por tanto: adicione aos poucos e mexa até alcançar a fluidez desejada.
O suor no chocolate após a moldagem ocorre devido à diferença brusca entre as temperaturas do ambiente de trabalho e da geladeira. Assim, para evitar este problema, não deixe o chocolate por muito tempo na geladeira e evite o uso do freezer.
O que acontece se cair água no chocolate derretido?
se cair água no seu chocolate. ele vai pegar essa textura e n o. mas você pode o seu chocolate pra um ganache normalmente. porém se você esquentou ele demais.
Para um resultado ainda melhor, você pode reaquecer levemente o chocolate depois de atingir a temperatura final da têmpera. Leve-o de volta ao banho-maria ou ao micro-ondas em potência média (50%) por cerca de 5 segundos, até atingir 31 °C.
Quando o óleo de coco é adicionado ao chocolate derretido, o chocolate endurece mais rápido e um pouco mais espesso. O óleo de coco faz com que o chocolate funcione como uma casca de chocolate.
- pique o chocolate em tamanho maior que o picado para o banho-maria e coloque os pedaços numa vasilha própria para microondas; - digite o tempo. Normalmente, 2 minutos e 30 segundos são suficientes para derreter 1Kg de chocolate, com o microondas na potência média.