é comida, você coloca numa sacola, já coloca do lado de fora, no lixo, não há problema nenhum. A mesma coisa o resquício da vela, porque o que ficou sobrando ali.
Depois de realizar a oferenda, rezar e fazer seus pedidos oferecendo a Exú, acenda uma vela branca e quando a vela apagar o ideal é que você leve em uma encruzilhada e deixe lá, ou então nos pés de uma árvore frutífera bem bonita em alguma praça, aconselho que deixe lá apenas o que for orgânico e o restante você deve ...
depois de feito a oferenda, depois que a vela apagar. até vinte e quatro horas depois. aí que você fizer a oferenda, você vai pegar esses elementos ali que são.
De acordo com o pai Nilton de Ogum, não faz parte da cultura da religião a obrigatoriedade de quem fez, ir lá retirar. “A oferenda é uma oração e a entidade vai pegar a energia que está ali”, conta. Depois, principalmente em vias públicas, o material tem que ser retirado.
vão apanhar aquilo ali de qualquer jeito, vão jogar no lixo misturado com todos os outros lixo, com todas as outras coisas que estão dentro da caçamba. e vai despachar pra bem longe.
Você pode entregar o seu padê na sua casa, o padê, a bebida, o cigarro, o charuto, rosas pra pomba gira. ou aquilo que você deseja entregar. ao seu Exu pra sua pomba gira. Pode colocar na sua sala, na sua cozinha, pode colocar numa mesinha, num altarzinho ou pode colocar no chão.
Revistas, folhetos e leituras ainda úteis pode colocá-los no balcão ou mesas de portas de igrejas que os fiéis se encarregam de levá-los. Imagens partidas que não têm mais conserto, o ideal seria enterra-las, mas se isso não for possível, o melhor é terminar de fragmenta-las, envolvê-las e colocá-las num cesto de lixo.
Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
É possível levar sua oferenda no meio do mar através de um barco, deixar os presentes na colônia dos pescadores, para depois serem entregues em alto-mar, coloca-las à beira d'água ou joga-las na mesma.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.
Embaixo de uma árvore, deixar na natureza o melhor local. Se você prefere deixar em casa você pode deixar assim, porém a sua casa, ela tem que estar preparada para receber sua oferenda, tá. a energia de Erê, energia da invejada, é uma energia muito boa, muito bonita. e ela merece ser respeitada.
Nos rituais, os erês costumam se comportar como crianças que desconhecem os padrões de comportamento vigentes. Fazem perguntas inapropriadas, pedem doces e se expressam com a dificuldade típica de uma criança que ainda aprende a falar. Simbolicamente, os erês representam a pureza e a inocência de espírito.
Não tem motivo nenhum pra você ir mexer no despacho de ninguém. Aquilo não foi colocado ali pra você, não é seu e não te pertence, então não é ético ir lá mexer assim como não é ético ir pegar um celular, uma bolsa, um livro, um casaco. Quer pegar o dinheiro?
De um dia para o outro é o suficiente para que o Guia ou Orixá absorva a parte daquela vibração e combine a sua para manipular a seu favor. Lembrando que tudo pode ser despachado em lixo comum, de preferência separando o orgânico do reciclável. No caso de frutas, se ainda estiverem frescas, preciso despachar?
aquele material que foi utilizado na oferenda, a bebida, a água, a champanhe, o marafo, a pinga, o whisky que seja, você vai apanhar e despachar na água corrente, na pia mesmo da sua casa.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Todo médium deve firmar o seu exu e a sua pomba-gira em casa. Pensem no seguinte: Para que a casa fique harmonizada precisamos de um pólo irradiador (altar) e um pólo absorvedor (tronqueira pessoal). O médium vive em choque com energias negativas, então a firmeza de exu servirá como um ponto de descarrego pessoal.
Ao descartar um objeto religioso, é preciso tomar o cuidado para dar um destino correto, para não serem profanados por outras mãos. A tradição orienta que, caso não possam ser reparados, os itens podem ser queimados, enterrados ou colocados no lixo em pedaços destruídos e embrulhados.
A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.
Em cada sacristia há um sumidouro (sacrarium), que é uma pia conectada não com o sistema de esgoto, mas diretamente com a terra. Se, por algum motivo, o sacerdote tiver de descartar uma Hóstia sagrada, ele deverá dissolvê-la completamente na água e deixá-la escoar pelo encanamento do sumidouro.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.