Agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde devem ser descartados em caixinhas amarelas que vemos em farmácias, hospitais, ambulatórios, pronto-socorro, já que podem estar infectados com sangue, urina, fezes, ou com restos de ...
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário.
O descarte das lâminas pode ser feito no lixo comum, porém, para fazer isso corretamente é preciso colocar a gilete dentro de um recipiente sinalizando o que existe para evitar o risco de que um profissional que recolhe os resíduos se machuque.
Aí é só entregar na unidade básica de saúde mais próxima. Se você não tiver um coletor e precisar fazer o descarte mesmo assim, procure um recipiente de material rígido, inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e com tampa.
Lâminas, navalhas, agulhas, ampolas usadas enquadram-se como resíduos perfurocortantes. Além de possível contaminação biológica ou química, este resíduos podem causar acidentes, portanto, não devem ser descartados no lixo domiciliar.
Se você tiver em casa medicamentos em desuso ou vencidos, o correto é se dirigir a um ponto de coleta para descartar os resíduos corretamente. Esses pontos podem ser encontrados em farmácias, postos de saúde e hospitais.
Se possível, coloque os perfuro-cortantes dentro de um recipiente resistente: Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixa de papelão podem ser utilizados como forma de proteção.
estabelecimento para estabelecimentos próximos, como unidades básicas de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos e farmácias, como local de armazenamento intermediário.
Já os resíduos perfurocortantes com risco químico, como aqueles materiais contaminados por quimioterápicos, antirretrovirais, hormonais dentre outros, são acondicionados em caixas na cor laranja com símbolo de risco tóxico. “Esses são recolhidos da unidade geradora e encaminhados direto para o abrigo final diariamente.
Ou seja, você precisa embalar e proteger os giletes e as lâminas, assim como faz com vidros, espetos de churrasco e facas quebradas, e descartar no lixo comum.
Procure pontos de coleta específicos para Descarpacks, como unidades de saúde, postos de coleta de lixo hospitalar ou empresas especializadas em descarte de resíduos de saúde.
Em alguns casos, farmácias e drogarias também podem receber Descarpacks com lâminas de barbear.
Então, a melhor forma para embalar os cacos é colocá-los em uma garrafa plástica (pet) ou em uma caixa de papelão ou embalagem longa vida, selar com fita adesiva e sinalizar com a frase: “Cuidado, vidro”.
O correto é encaminhar os remédios em pontos de coleta específicos, que atuam realizando o trabalho de logística reversa como: farmácias, drogarias e unidades básicas de saúde da capital. Esses locais recebem e encaminham os medicamentos da forma correta e sem risco de contaminação.
DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
32.2.4.13.1 O revestimento não pode apresentar furos, rasgos, sulcos ou reentrâncias. 32.2.4.14 Os trabalhadores que utilizarem objetos perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo seu descarte. 32.2.4.15 São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
Ela deve ser fechada e levada a um posto de saúde quando estiver quase cheia – mais ou menos 2/3 de sua capacidade total. Os postos de saúde costumam distribuir gratuitamente esses coletores para quem sofre de alguma condição que requer a automedicação injetável em casa. Procure se informar.
Separação: as agulhas usadas devem ser separadas dos demais resíduos no momento da geração, sem contato manual ou reutilização. Acondicionamento: as agulhas usadas devem ser colocadas em recipientes adequados, sem ultrapassar o limite de 2/3 da capacidade, e com a tampa bem fechada.
Como deve ser feito o descarte de agulhas e seringas?
De acordo com a diretora do Centro de Saúde Érica Silva, estes materiais hospitalares devem ser entregues ao Centro de Saúde para a destinação correta e nunca dispensados no lixo comum. "Descartar seringas e agulhas de maneira adequada é crucial para prevenir riscos à saúde e ao meio ambiente.
Deve ser descartado em caixa amarela resíduos perfurocortantes contaminados com material biológico como ponteiras, agulhas, seringas, lâminas e lamínulas.
Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
Remédios vencidos, suas embalagens, frascos e cartelas de comprimidos devem ser separados do lixo comum. Jogar medicamentos em ralos, vasos sanitários ou na lixeira gera risco à saúde pública e ao meio ambiente. Remédios jogados no esgoto contaminam a água dos rios e o solo.