"Olê, porco". O cântico ecoa nas arquibancadas dos jogos do Palmeiras há mais de 30 anos e a associação do clube com o animal se tornou inevitável. Mas o porco não é o primeiro (e nem o único) mascote palmeirense e sequer era o personagem oficial até pouco tempo; conheça a história.
O primeiro mascote do Palmeiras surgiu no ano de fundação do clube, em 1914. Como a cor verde foi a escolhida para o clube, os torcedores queriam escolher alguma ave tipicamente brasileira para representar o Verdão. Assim nasceu o Periquito, primeiro mascote da história do Verdão.
Após 30 anos de adoração pela torcida nas arquibancadas, o Porco Gobbato foi oficializado como mascote do clube em 2016, ganhando uma forma robusta e imponente e passando a animar os jogos do Verdão ao lado do Periquito.
Na partida seguinte entre as duas equipes, a torcida do Timão soltou um suíno no gramado do Morumbi antes do duelo começar. Enquanto o animal corria, os torcedores gritavam: "porco, porco". A provocação durou mais de uma década. Contudo, o Palmeiras acabou adotando o apelido e o mascote em 1986.
João Roberto Gobbato, diretor de marketing do Palmeiras à época, ouviu a funcionária Sílvia Calegari e fez força para o porco ser aceito pelo clube. O diretor de marketing contou com a ajuda das torcidas organizadas para enraizar o porco no Palmeiras. Os gritos de "porco" começaram em um clássico contra o Santos.
Icônico Urubu ocupa o posto de mascote rubro-negro desde o fim da década de 1960. O mascote do Flamengo é mais um laço da união entre o clube e a nação. Aclamado pelos torcedores em pleno Maracanã, o Urubu é resultado de uma história de luta, mas não foi o primeiro personagem ligado ao Rubro-Negro; conheça a história.
Mascote. Chamado 'Santo Paulo' para não se confundir com o nome do clube, o simpático velhinho de barbas brancas eternizou-se como mascote do São Paulo por meio de cartuns publicados no jornal A Gazeta, nos anos 1940.
Choque-Rei – São Paulo. Se o Corinthians é o maior rival do Verdão, o São Paulo é o grande inimigo. A rivalidade entre Palmeiras e São Paulo começou logo após o Decreto-lei de Getúlio Vargas em 1942.
Às vésperas da decisão contra o Botafogo, o Palmeiras adota o lema de “contra tudo e contra todos” novamente. Precisando reverter a diferença de um gol, o Palmeiras adota novamente o lema que o treinador Abel Ferreira utilizou na conquista da Libertadores de 2021.
Fortuna do proprietário mais rico do futebol brasileiro é avaliada em quase R$ 200 bilhões. Nem Leila Pereira, do Palmeiras, nem John Textor, do Botafogo, e nem Ronaldo Fenômeno, do Cruzeiro, o dono de um clube brasileiro mais rico é o austríaco Mark Mateschitz.
Bandeira. A bandeira oficial do Palmeiras é verde e tem o escudo oficial do clube no centro sob uma faixa diagonal branca. Acima do símbolo é colocada uma estrela vermelha em referência ao título mundial do Torneio Internacional de Clubes Campeões – Copa Rio 1951.
O espírito de luta e a valentia do Timão, que são sempre muito presentes, fez com que o Mosqueteiro se tornasse o mascote oficial do clube até hoje. Agora no tamanho ideal, perfeito para presentear e colecionar.
Até 1917, o Palmeiras passou a utilizar o seu uniforme totalmente verde. A partir disso, nasceu a relação feita com o Periquito, ave natural da Mata Atlântica e que ocupava os bosques do Parque Antártica, antigo estádio e sede administrativa do clube.
Conheça o Gavião Carcará, novo mascote do Grêmio Prudente. Ave de rapina, o animal foi escolhido por ser um hábil predador encontrado na nossa região. O criador do desenho é Gabriel de Mattos Pacheco, que ganhou o concurso em parceria com o Blog Mantos do Futebol, com 31,7% dos votos.
Com a saída do antigo personagem, o Tricolor apresentou o Guerreirinho como novo mascote, em referência ao apelido de "Time de Guerreiros" que o Fluminense recebeu por conta da arrancada histórica contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2009, que culminou o título nacional de 2010.
– O cachorro só se tornou mascote oficial do Botafogo em 2008, quando o time lançou os personagens Biriba e o Biruta, mas o animal já era considerado um símbolo pela torcida há décadas.
Outro mascote reconhecido pelo Botafogo é o cachorro. Sua origem está no mandato do então presidente, e muito supersticioso, Carlito Rocha. O pequeno cachorro de nome Biriba, que pertencia ao zagueiro botafoguense Macaé, foi considerado um dos símbolos da conquista de maneira invicta do Campeonato Carioca de 1948.
Conhecido como “Tricolor de Aço” ou “Esquadrão de Aço”, o Bahia tem como mascote o Super-Homem, cujo apelido é “homem de aço”. O desenho atual foi criado pelo cartunista Ziraldo, em 1979.
Em um primeiro momento, o Palestra Itália passou a se chamar Palestra de São Paulo. Como o governo seguiu descontente, o clube optou por adotar o nome Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem à extinta Associação Atlética das Palmeiras.
A rivalidade teve início quando um torcedor do Palmeiras arremessou um osso no time do Corinthians em um restaurante durante o almoço. O osso tinha um bilhete dizendo que o Corinthians era canja para o Palestra. Em pouco tempo os times voltaram a se enfrentar, finalizando o jogo em 3 a 3.