Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte. Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
De acordo com a diretora do Centro de Saúde Érica Silva, estes materiais hospitalares devem ser entregues ao Centro de Saúde para a destinação correta e nunca dispensados no lixo comum. "Descartar seringas e agulhas de maneira adequada é crucial para prevenir riscos à saúde e ao meio ambiente.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.
Como fazer o descarte correto de agulhas e seringas - Campanha Descarte Amigo
Como descartar agulhas em casa?
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.
Adicionalmente, existem recipientes próprios para o descarte de seringas e agulhas — perfuro cortantes em geral — chamados DESCARPACK. Como já discutimos anteriormente, semelhante aos demais medicamentos e embalagens, esse tipo de material deve ser devolvido às Unidades Básicas de Saúde ou farmácias que os aceitem.
A caixa coletora de perfuro cortantes ou caixa descarpack é um dispositivo que permite a recolha segura de agulhas e seringas utilizadas em procedimentos médicos. Ela evita que as agulhas e as seringas sejam descartadas nos lixos comuns, onde podem representar um risco para a saúde pública.
Qual o local adequado para descarte de perfuro cortante?
“Eles são encaminhados ao abrigo intermediário da Ala Leste de cada setor, acondicionados em contenedores de risco biológico até sua destinação ao abrigo final.
Os postos de saúde costumam distribuir gratuitamente esses coletores para quem sofre de alguma condição que requer a automedicação injetável em casa. Procure se informar. Gostou do artigo acima? Então confira esse artigo sobre como escolher a agulha e a seringa na hora de dar uma injeção.
Aí é só entregar na unidade básica de saúde mais próxima. Se você não tiver um coletor e precisar fazer o descarte mesmo assim, procure um recipiente de material rígido, inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e com tampa.
Caso as seringas, desde que sem agulha, tenham entrado em contato com material biológico são classificadas como grupo A4. Devem ser acondicionadas em saco branco leitoso, com pictograma de infectante e dispostas, sem tratamento prévio, em aterro sanitário.
Para a destinação de seringas descartáveis, agulhas lancetas e tiras testes com material biológico o procedimento correto é acondicionar o resíduo em recipientes de paredes rígidas, buscando coleta e tratamento adequados e licenciados.
Qual deve ser o procedimento correto para descarte de perfurocortantes?
De acordo com as orientações da ANVISA, os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificados, acrescido da inscrição “ ...
O descarte inadequado de agulhas usadas no tratamento do diabetes e outras doenças pode contaminar o meio ambiente e ferir gravemente quem trabalha com o lixo. Há ainda a possibilidade da transmissão de doenças como hepatites e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
O descarte correto e seguro das agulhas usadas é uma obrigação legal e uma responsabilidade para com a saúde pública e o meio ambiente. Ele deve seguir as seguintes etapas: Separação: as agulhas usadas devem ser separadas dos demais resíduos no momento da geração, sem contato manual ou reutilização.
Como descartar um material perfurocortante? Os materiais do Grupo E de objetos perfurocortantes devem ser descartados de forma separada. Bem como em recipientes com as paredes bem mais rígidas e resistentes para evitar que haja uma ruptura, fique exposta e cause acidentes.
Os objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, são levados a uma usina de tratamento, onde são descontaminados. Depois, são encaminhados para aterros – depósitos nos quais são descartados os materiais sólidos.
DA CASA - O TRT Notícias de hoje faz um alerta: objetos perfurocortantes, como seringas com agulhas, não devem ser colocados nos recipientes de reciclagem mantidos pelo Tribunal. Esses materiais devem ser depositados em coletores apropriados, sendo que o Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida mantém um deles.
Diante do acima exposto, conclui-se que: - somente o fechamento da caixa coletora de materiais perfurocortante é responsabilidade da equipe de enfermagem; Page 5 - o recolhimento da caixa coletora após o fechamento, o acondicionamento e o transporte não competem aos profissionais de enfermagem.
- O coletor de material perfurocortante (Descarpack) possui linha limite de capacidade que deve ser respeitada; - Vidros, ampolas e frascos de medicação também devem ser descartados no Descarpack; - Não jogue no Descarpack: luvas, algodão, papel, embalagens, ou equipos.
As agulhas, para ambas as finalidades, são de uso único, não podendo ser reutilizáveis. E devem ser descartadas como resíduos perfurocortantes. A empresa deverá elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Simplificado, conforme preconizado na RDC ANVISA nº 222/2018.