O truque do pote com água é bem simples: para descascar seu ovo cozido, basta esfriá-lo, colocá-lo em um pote com água e chacoalhar por 10 segundos. Isso fará com que a casca saia mais facilmente.
Então, você pode deixar o ovo envelhecer naturalmente ou você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio para agilizar o processo. Use uma colher de chá em um recipiente médio com água fria. A água com bicarbonato passa pela casca e o ovo ficará mais solto da casca, facilitando o processo.
Então, coloque água no copo até que cubra o ovo, tampe o recipiente com a mão e chacoalhe bem por aproximadamente 10 segundos. Como mágica, a casca vai sair muito mais facilmente e vai ser mais simples retirá-la sem levar junto pedaços da clara.
Quando for descascar, espere cerca de 5 minutos para o ovo esfriar! Esse tempo também serve para fazer com que o efeito do bicarbonato seja ainda mais poderoso na casca.
O ácido do vinagre acelera a coagulação da proteína do ovo e impede que a clara se espalhe por toda a água. Dessa forma, o ovo vai ficando durinho (cozido) de fora para dentro, algo desejado entre chefs e cozinheiros, já que o ideal é que a gema fique cremosa.
Depois que aprendi a fritar ovo na água eu nunca mais usei óleo!
Quanto tempo tem que deixar o ovo no vinagre?
A prática do experimento consiste em colocar o ovo no recipiente e cobrir com até o dobro de vinagre, deixar o ovo descansando por cerca de três dias, trocando o vinagre sempre que perceber que está “sujo”.
A dica é simples: empanar a gema com a farinha de trigo, segurá-la entre os dedos e, com o auxílio de um palito ou objeto pontudo semelhante, romper a membrana, permitindo que a gema escorra pelo furinho.
Quanto tempo depois de a água ferver o ovo cozinha?
O ponto de cozimento do ovo para aqueles que gostam de gema dura, mas não passada, é de 12 minutos. 12 minutos para ovo bem cozido com gema dura. Agora, se você quer o ponto do ovo com gema cremosa, mas não crua, e a clara bem cozida, o tempo de fervura é de 7 minutos. 6 a 7 minutos para ovo cozido com gema cremosa.
Pode acontecer que a clara fique muito borrachuda e a gema muito seca. Ou que a clara fique colada à casca e se torne difícil descascar o ovo. Isso ocorre porque os ovos são compostos por duas substâncias diferentes. Para conseguir a consistência adequada, a gema e a clara precisam de temperaturas variadas.
Este truque simples envolve colocar o ovo cozido em um copo alto cheio de água fria. Em seguida, tape o copo com a palma da mão e agite-o vigorosamente por alguns segundos. O movimento da água dentro do copo ajuda a soltar a casca do ovo.
Dica para não rachar e vazar: sempre use água fria para iniciar o cozimento do ovo. Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.
Os ovos cozidos por 12 minutos (com a gema firme) podem ser armazenados na geladeira por até 2 dias. Guarde o ovo cozido com a casca em pote fechado com tampa.
Segundo a especialista, o ovo pode ser consumido um dia depois do cozimento, mas deve ser mantido em refrigeração. “O ovo é um alimento perecível e depois de cozido pode ser guardado em geladeira por até 24 horas.
É bom sempre lembrar que, para garantir que o ponto do ovo sempre esteja correto, é importante colocá-lo já na água fervendo. Se você o colocar na água fria e ligar o fogo, esperando ela ferver, além de perder o ponto do ovo, você também pode quebrar a casca dele, prejudicando o cozimento.
Ligue o fogo no fogo alto e espere a água ferver. A ideia é que ela ferva rapidamente, de modo a cozinhar os ovos também de forma rápida. A partir de agora, fique de olho porque assim que ela começar a borbulhar, é hora de marcar o tempo!
Quanto tempo leva para um ovo cozido na água fria?
Aos seis minutos, a clara ainda fica cozida mais firme, mas a gema fica bem mais mole. Com quatro minutos, você garante uma gema ainda líquida, com a clara macia.
Após lavar bem a casquinha do ovo e deixar secar, é utilizado papel crepom para decorá-lo. O papel é molhado na água e enrolado na casquinha. “Eu lembro que, na minha infância, já existia esse papel crepom.
A casca do ovo é composta de carbonato de cálcio (CaCO3), que reage em meio ácido (ácido acético CH3COOH), liberando gás carbônico (CO2), água (H2O) e acetato de cálcio ( Ca[CH3COO]2 ) que fica na superfície da membrana.
A casca do ovo tem uma substância que se chama carbonato de cálcio que a torna dura. Quando juntamos vinagre (um ácido) ao ovo dá-se uma reacção química entre o vinagre e o carbonato de cálcio. Nesta reacção forma-se um gás (dióxido de carbono).
Quando o vinagre, colocado para cozinhar o ovo, começa a ferver, um de seus elementos — o ácido acético — entra em reação com um sal contido na casca do alimento. O resultado é: o que era para ser uma casca rígida e quebradiça se torna mais macia e fina.
O que fazer para o ovo não estourar quando estiver cozinhando?
Caso o ovo esteja em temperatura ambiente, ferva o líquido antes. Outros truques que podem ajudar são acrescentar um pouco de vinagre ou suco de limão na água e até fazer um furinho na base do ovo antes de cozinhar. Importante colocar o alimento com delicadeza na panela, isso também evita rachaduras.