O cálculo pode ser realizado por meio de planilhas no Excel, aplicativos ou calculadoras financeiras on-line, desde que se conheça a sua fórmula VPL = FC0 + FC1/(1+i)^(j+1) + FC2/(1+i)^(j+2) + … + FCn/(1+i)^(j+n). Ou seja, nela consideramos o fluxo de caixa (FC), o tempo do investimento (j) e a taxa de desconto (i).
Veja a seguinte fórmula: VPL = FC0 + FC1/ (1 + TMA)¹+ FC2/(1+ TMA)²+….. +Fcn/(1+TMA). À primeira vista, é um pouco complicado, mas você pode usar calculadoras financeiras, Excel e existem também aplicativos para você calcular o VPL.
O Valor Presente Líquido, ou simplesmente VPL, é uma fórmula financeira que determina o valor presente de pagamentos futuros, descontando, nesse cálculo, uma taxa de juros e custo do investimento inicial.
Valor presente ou valor atual refere-se a uma quantia hoje em dinheiro corrente. Se você vai receber R$100 dentro de um ano, hoje, ele vale menos. Portanto, o valor presente é aquele valor que capitalizado pelo próximo ano gera os R$100,00 no final do ano.
VPL assemelha-se à função VP (valor presente). A principal diferença entre VP e VPL é que a primeira permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início do período. Diferentemente dos valores de fluxo de caixa da variável VPL, os fluxos de caixa VP devem ser constantes durante o período de investimento.
Por que o cálculo do valor presente líquido é necessário?
O VPL é importante, pois ele ajuda a analisar a viabilidade de um projeto ou investimento. Sendo que, ao considerar o valor do dinheiro no tempo, ele possibilita que o investidor verifique se ele terá rentabilidade real com a aplicação.
Ele permite calcular o valor presente de fluxos de caixa futuros, descontando-os pela taxa de retorno mínima exigida pelo investidor, também conhecida como taxa de desconto. Além disso, o conceito fundamental do VPL é que o valor do dinheiro muda ao longo do tempo.
O valor presente líquido (VPL), também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula econômico-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial.
Portanto, o cálculo do salário líquido pode ser realizado com a seguinte fórmula: Salário Líquido = Salário Bruto – (Descontos obrigatórios + Benefícios e Descontos extras).
Trata-se do valor que o colaborador de uma empresa recebe após todos os descontos legais serem retirados de sua remuneração bruta. Este último é o valor que é registrado na sua Carteira de Trabalho. Então, de maneira simples, o seu salário líquido é a quantia que de fato cai na sua conta bancária no final do mês.
Como o lucro líquido é calculado? O lucro líquido é calculado subtraindo todas as despesas, tanto fixas quanto variáveis, da receita total. A fórmula conceitual, com base nesse cenário, é a seguinte: Lucro Líquido = Receitas Totais – (Despesas Fixas + Despesas Variáveis + Despesas com Juros + Impostos)
Se o VPL for maior que zero, significa que esse projeto tem valor, ou seja, ele traz retorno para o investidor, gerando lucro. Em contrapartida, se o VPL for menor que zero, o projeto não traz retorno para o investidor, gerando prejuízo.
Utilize o VPL no Excel para encontrar o fluxo de caixa ao valor presente e assim encontre o valor total. Confira: Ao digitar o “=VPL(“, duas informações são pedidas no Excel: valor e taxa. O valor é aquele que já falamos, o fluxo de caixa futuro e a taxa será o TMA, sendo descontado o valor do fluxo de caixa.
Como calcular o VPL? VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA). Porém para se obter um resultado correto é preciso considerar o fluxo de caixa em determinado período, o investimento inicial, o retorno que este investimento trará no futuro e a taxa de desconto.
Para calcular o VPL, utiliza-se o valor do investimento inicial, o período de análise, a estimativa de entrada de caixa para cada período, a taxa de desconto, as entradas de caixa já descontadas e, por fim, a soma das entradas descontadas menos o investimento inicial.
Um VPL positivo indica condições favoráveis para o negócio, com receitas superando as despesas, e com rentabilidade superior à mínima para tornar esse investimento uma opção atrativa. Já um VPL negativo significa que as despesas foram maiores que as receitas, ou seja, não é um negócio viável.
Qual é a diferença entre valor presente e Valor Presente Líquido?
VPL assemelha-se à função VP (valor presente). A principal diferença entre VP e VPL é que a primeira permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início do período. Diferentemente dos valores de fluxo de caixa da variável VPL, os fluxos de caixa VP devem ser constantes durante o período de investimento.
Como você definiria o método de cálculo do VPL Valor Presente Líquido )?
Também chamado de Valor Líquido Atual, o Valor Presente Líquido é um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) da empresa ou projeto.
Qual o Valor Presente Líquido de um projeto com investimento inicial de 8.000 reais e que paga 1.000 reais por mês durante 10 meses dada uma TMA de 1% am?
Portanto, o valor presente líquido do projeto é de 1.471,34 reais.
O critério usado para a aceitação ou não de determinado projeto é a seguinte: se o VPL for maior que zero, aceita-se o projeto; se o VPL for menor que zero, rejeita-se o projeto. Se o VPL for maior que zero, a empresa obterá um retorno maior do que seu custo de capital.
O VPL traz a ideia de observar esses valores de caixa futuros sob a perspectiva do agora, considerando o valor do dinheiro no tempo. Assim, através de uma taxa de desconto, valora os fluxos de caixa no agora, sendo possível fazer uma análise considerando o período temporal no momento da análise.