3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se apascenta entre os lírios. 4 Formosa és, amada minha, como Tirza, aprazível como Jerusalém, formidável como um exército com bandeiras. 5 Desvia de mim os teus olhos, porque eles me perturbam.
O capítulo 6 contém o segundo dos três refrões de Cantares que exaltam as qualidades do relacionamento entre Salomão e a Sulamita: igualdade, mutualidade, unidade e amor recíproco.
A alusão à 'alva da manhã' e à 'formosa como a lua, brilhante como o sol' sugere pureza, beleza e a luz divina que guia os fiéis. O refrão 'Eu sou do meu amado e ele é meu' reforça a ideia de pertença mútua e amor incondicional.
Em sua aplicação espiritual, estes versos retratam o amor ardente que Deus deseja que tenhamos por Ele, um amor que O busca e não O deixa ir! Os versos 6-11 descrevem o cortejo de casamento de Salomão e sua noiva, ao chegarem a Jerusalém vindo do deserto.
Cânticos 6 Estudo: REFORÇANDO O AMOR (Bíblia Explicada)
O que fala em Cantares 3?
O livro de Cantares fala, profeticamente, do encontro de Jesus e a igreja fiel (o noivo e a noiva). Muito breve, Jesus arrebatará o seu povo, que subirá para as bodas do Cordeiro!
Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.
3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se apascenta entre os lírios. 4 Formosa és, amada minha, como Tirza, aprazível como Jerusalém, formidável como um exército com bandeiras. 5 Desvia de mim os teus olhos, porque eles me perturbam.
Jesus ensinou também: “Amai a vossos inimigos” (Mateus 5:44). Mas o mandamento de amar ao próximo como Ele amou Seu rebanho foi para Seus discípulos — e é para nós — um desafio ímpar. “Na verdade”, ensinou o Presidente Thomas S. Monson em abril, “o amor é a própria essência do evangelho, e Jesus Cristo é nosso Exemplo.
“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Estas palavras são tiradas do evangelho de hoje, de João 14,21-26.
Em resumo, amar é o ato de dar e compartilhar amor com outra pessoa, enquanto ser amado é a experiência de receber amor de outra pessoa. Ambos os aspectos são importantes para uma relação amorosa saudável e equilibrada. É um ato voluntário e consciente, envolvendo a decisão de cuidar e apoiar a pessoa amada.
Romanos 8:38-39 – Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
O que significa ele apascenta o seu rebanho entre os lírios?
“O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios - Cantares 2:16”. Entender este texto bíblico pode mudar sua forma de se portar ante as tempestades da vida, te fazer ter paz em meio à preocupação ou caminhar pelos desertos em cânticos.
O que significa "o meu amado é meu e eu sou dele"?
Viver um grande amor é uma experiência marcante na vida de qualquer pessoa e quando este é verdadeiro torna-se eterno e é essa experiência que Cristo quer realizar em nossas vidas.
Os teus dentes são como o rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro, e das quais cada uma tem gêmeos, e nenhuma delas é desfilhada. 7. As tuas faces são como as metades de uma romã, por detrás do teu véu.
1 Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o teu amado, para que o busquemos contigo? 2 O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar nos jardins e para colher os lírios.
O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O versículo “Eu sou do meu amado e o meu amado é meu” (Cânticos 2:16) é uma declaração de amor que expressa compromisso e lealdade no relacionamento. No contexto bíblico, também pode ser interpretada como a relação entre Deus e o seu povo, onde ambos se pertencem mutuamente em um pacto de amor inquebrantável.
Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o seu amor do que o vinho. Para cheirar são bons os teus unguentos; como unguento derramado é o teu nome; por isso, as virgens te amam.
O Cântico dos Cânticos nos apresenta um retrato poderoso da maravilhosa relação matrimonial que Deus deseja que todos os casais casados desfrutem: um verdadeiro retorno ao paraíso! Tal relação de amor pode parecer impossível levando em conta toda a nossa bagagem pecaminosa.
CÂNTICO DOS CÂNTICOS 7 – O Deus que celebrou o casamento do primeiro casal incentivando-o e abençoando-o para que fosse feliz, quer que sejamos felizes e abençoados com o estudo deste livro romântico, erótico e sensual.