Se ao desenformar o bolo, o mesmo estiver grudado, coloque a fôrma alguns segundo sobre o fogo baixo. O bolo se soltará do fundo da fôrma. Sapatos e bolsas mofadas devem ser limpas com uma mistura de 1 xícara de água e 1 xícara de álcool. Retire a poeira dos livros com uma escova ou pincel macios.
O que fazer quando o bolo não quer desgrudar da forma?
Se o bolo estiver grudado na forma, uma técnica eficaz é aquecer levemente a base da forma em uma chama baixa por alguns segundos. O calor ajuda a soltar a massa grudada, facilitando o processo de desenformar. Para evitar queimaduras, use um pano de prato ou uma luva de forno para segurar a forma enquanto aquece.
e hoje vou te passar dicas de como desenformar o bolo. Um truque super legal é colocar. discos de papel manteiga no fundo da forma, isso faz com que você não precise untá la. com a massa ainda morna. e o auxílio. de uma faca Lisa ou até mesmo de uma espátula.
Nada de desenformar o bolo assim que ele sai do forno ou de esperar o bolo esfriar: ele deve estar morno na hora de sair da forma. Com a ajuda de uma faca ou espátula, desgrude as beiradas do bolo da forma.
O bolo deve ser desenformado morno e nunca quente: “Deixe-o sobre uma grade de resfriamento até que seja possível pegar na forma sem se queimar. A maioria dos bolos devem ser desenformados mornos, nunca quentes! Não deixe o bolo esfriar dentro da forma, caso contrário, pode ser difícil tirá-lo de lá”.
Nesse caso, minha dica para você é a seguinte: faça uma pastinha para untar o bolo. Use três colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente, misture com uma colher de sopa de farinha de trigo e faça uma pastinha. Essa pastinha não precisa ficar na geladeira pois ela deve ter a textura mole.
Tem que esperar o bolo esfriar para tirar da forma?
Espere o bolo ficar na temperatura ideal
Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme.
Dica para desenformar bolo em fôrma com fundo removível: Coloque e centralize a fôrma sobre um copo. Em seguida, cuidadosamente puxe o aro para baixo e pronto. Para soltar o bolo do fundo removível utilize levemente uma espátula nas bordas. Me conte aqui nos comentários se essa dica foi útil para você.
Assim como queimar bolo faz parte do processo, grudar a massa na fôrma também. Pode não parecer, mas a química dos bolos é muito detalhada, pois várias coisas podem acontecer. Então não fique desanimada caso o bolo não saia como esperava, use a experiência para aprender.
Basta usar folhas suficiente para forrar o fundo da forma e um pouco das laterais. Depois que fizer isso, é só despejar a massa por cima e nem precisa se preocupar se ela é muito líquida ou não. Asse o bolo normalmente, conforme manda a receita. Quando tirar do forno, deixe esfriar completamente para desenformar.
Deixe o bolo esfriar COMPLETAMENTE antes de tentar desenformar – ele vai encolher um pouco pela desidratação e também a estrutura dos amidos, manteiga (se tiver) e ovos ficam mais firmes. Vire e dê batidinhas leves. Se não soltar, aqueça a superfície da forma levemente com um maçarico (alguns segundos).
Passando o desmoldante em spray na forma antes de assar o bolo, fica muito mais fácil desenformá-lo depois! Assim, o bolo fica com as laterais bem certinhas, sem defeitos, e o processo fica muito mais fácil e rápido.
Um bolo que não foi untado vai ter como resultado final uma lateral muito retinha. O bolo assado em forma muito untada tende a despencar nas bordinhas, ficando levemente arredondado. Evite sempre untar a lateral dos bolos. Quanto às tortas, pavês e outros doces, só precisa untar se você vai desenformar.
Pelo menos untar embaixo do papel manteiga pode ajudar o papel a ficar no lugar, embora, em muitos casos, o melhor seja untar e enfarinhar a forma para evitar que as laterais do bolo grudem. Untar e enfarinhar o papel vai garantir que ele se solte sem retirar a crosta do bolo.
Bata forrar o fundo da forma com papel manteiga antes de despejar a massa do bolo. O bolo fica com um acabamento liso e desenforma facilmente. Basta passar uma faca ou uma espátula nas laterais e a massa sai rapidinho. Mas para dar certo é preciso ajustar o material de certa maneira dependendo do formato da forma.
Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar.
Com a ponta dos dedos toque levemente o centro do bolo, ele deve parecer um travesseiro. Você deve sentir que a massa já tem uma estrutura formada e que apesar de estar firme ainda mantém as bolhas de ar. Essas foram as 4 dicas para saber o momento certo de tirar o seu bolo do forno.
O que fazer quando o bolo gruda na forma e não quer sair?
Passe bem nos cantos que não cola. Para desenformar, passe uma faca nas laterais e vire. Sai fácil; * Se você não liga para barriga no bolo, passe o desmoldante pela forma toda, asse o bolo, deixe ele amornar um pouco e vire no prato.
A não ser que você use uma receita cheia de gordura ou unte a forma, seu bolo vai ficar grudado em todos os pontos em que encosta na forma. Um pouquinho de esforço e paciência costuma resolver o problema, mas você pode recorrer a outros métodos para bolos que grudaram demais.
Quanto tempo deixar o bolo esfriar para desenformar?
ó tem exatamente dez minutos que eu tirei do forno. esse é o momento ideal de eu desenformar meu bolo. principalmente de massa amanteigada. se eu desenformar muito quente.
Um dos jeitos mais fáceis de untar uma forma é com farinha e margarina (ou manteiga). Você pode usar essa dupla quando for preparar bolos, por exemplo.
Você pode escolher entre manteiga, óleo e spray de cozinha para besuntar a assadeira. Se escolher untar forma com o spray de cozinha, apenas espirre o produto em toda a superfície para garantir uma boa distribuição. Para espalhar o óleo de cozinha, você deve usar um papel toalha ou pincel para facilitar o processo.
Farinha e margarina (ou manteiga) compõem a dupla infalível para untar a forma no preparo de bolos, por exemplo. Com um papel toalha ou pincel, espalhe a margarina por toda a forma, nos cantos e laterais ( para que a massa não perca umidade, não é necessário untar a lateral até o topo da forma).