Isso significa que os genes dominantes e recessivos dos pais são responsáveis por essa característica e determinam a quantidade de melanina (o pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos) que será depositada na íris — a parte colorida dos olhos — do bebê.
Se ambos os pais tiverem olhos castanhos ou azuis, por exemplo, é possível que a criança também tenha. Entretanto, mesmo que ambos os genes sejam iguais, existe a possibilidade de o bebê ter olhos de cor diferente da de seus progenitores.
Segundo o especialista, o pai, ou representante masculino, passa para o filho apenas uma das cópias dos seus genes, assim como a mãe. Então, se os genes herdados tenderem a compor a "paleta de cores" mais claras, o filho terá uma cor de pele mais clara que a dos pais.
A pigmentação dos olhos é definida pela quantidade de melanina depositada na íris – o círculo colorido que fica em volta da pupila. Já a melanina é uma proteína presente no corpo humano, que dá coloração aos olhos, cabelos, pele, entre outras estruturas.
A cor dos olhos do bebê depende do material genético de cada um dos pais. Mas os genes dos pais podem se misturar e se combinarem de muitas maneiras diferentes.
QUAL A COR DO MEU BEBÊ? as maiores perguntas sobre o ETHAN 💙
Como funciona a herança da cor dos olhos?
Isso acontece através da produção de proteínas que delimitam a melanina que será depositada na íris. A melanina determina a cor dos olhos. As pessoas que possuem olhos azuis, por exemplo, não apresentam melanina na parte frontal da íris, mas em regiões mais profundas.
Se você não tiver o alelo (B) no gene OCA2 e tiver um alelo (G) no gene gey, seus olhos serão esverdeados. Se você só tiver o alelo (b) em ambos os genes, seus olhos serão azuis.
Os melanócitos no estroma e nas camadas anteriores do olho mantêm melanina em seu citoplasma. No resto do corpo, a melanina é secretada pelas células. Isso fornece uma explicação por que alguns bebês desenvolvem a cor dos olhos, mas a pigmentação da pele muda constantemente ao longo da vida.
A quantidade de melanina depositada na íris é o que determina a coloração dos olhos, por meio dos genes responsáveis pela distribuição dessa proteína. Um pequeno depósito de melanina na íris faz os olhos parecerem azuis, uma quantidade média os torna verdes ou castanhos e uma quantidade grande, marrom escuro.
Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.
Quando o óvulo é fecundado, ou seja, logo no início da gravidez, essas informações se misturam, criando o DNA do seu futuro bebê. Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas.
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.
Os alelos são os diferentes tipos do gene, que determinam uma característica a um indivíduo. Dito isso, uma cópia do gene que determina a cor dos olhos vem da mãe e a outra vem do pai.
Um dos pais com olhos castanhos e um dos pais com olhos verdes: 50% de chance de um bebê de olhos castanhos, 37,5% de chance de olhos verdes, 12,5% de chance de olhos azuis.
O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá. E ainda que no início os fios sejam bem fininhos, o cabelo do bebê já vem carregado de herança genética dos pais.
Como saber se o bebê vai ficar com os olhos claros?
Afinal, como saber se o olho do bebê vai ficar claro? De acordo com os pediatras, a maioria dos bebês terá os olhos claros até cerca de seis meses de idade. Pois, nesse estágio, a produção de melanina na íris deve estar completa e a cor dos olhos deve permanecer relativamente estável.
De que cor ficarão os olhos cinzentos do meu bebê? Ao nascer, os olhos de sua filhinha podem ser cinza ou azul devido à falta de pigmento. Uma vez exposto à luz, a cor dos olhos provavelmente mudará para azul, verde, castanho ou marrom entre 6 meses e 1 ano de idade.
Quanto tempo leva para definir a cor dos olhos do bebê?
Por isso, qualquer comportamento é possível no padrão das cores da íris. Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.
Como calcular a probabilidade da cor dos olhos do bebê?
Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.
Assim, uma pessoa [aa; bb; cc] tem olhos azuis claros (nenhum alelo maiúsculo); uma pessoa [AA; BB; CC] tem olhos pretos (seis alelos maiúsculos); e pessoas [Aa; Bb; Cc] ou [AA; Bb; cc] ou qualquer outra combinação com 3 alelos maiúsculos têm olhos marrom claro (veja a tabela a seguir).
Como saber qual vai ser a cor do olho do meu filho?
Cores dos pais: Tradicionalmente, olhos marrons são dominantes enquanto azuis são recessivos. Se ambos os pais têm olhos marrons, mas carregam o gene recessivo, há chances de gerar um filho com olhos claros. Variações genéticas: Existem muitos genes envolvidos, alguns dos quais podem diluir ou intensificar a cor.
É possível pais de olhos claros terem filhos de olhos castanhos?
“Quem manda na cor dos olhos é a carga genética! Pais de olhos escuros podem ter filhos de olhos claros se algum antepassado tiver olhos claros, assim como pais de olhos claros podem ter filhos com olhos escuros”, afirma a especialista da CERPO Dra.
Olhos claros contam com menos melanina na íris. De azul muito claro a castanho escuro, a cor da íris (estrutura que envolve a pupila) pode variar entre as pessoas. Essas diferenças nas cores dos olhos são explicadas pelas complexidades da genética.