Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).
“Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis” (Romanos 1:20).
Deus não se comunica diretamente, mas por intermédio de algo, de alguém… Deus se comunica por sinais. Isto acontece, de certo modo, também em nossa vida. O mais profundo do meu ser pode se tornar conhecido do outro somente se eu quiser me revelar.
Ao fazer uma oração, o indivíduo entra em contato com Deus e mostra sua fé, cria um diálogo permanente sentindo a presença do Senhor, da suprema sabedoria de Deus e recebe em troca conforto profundo, paz, certeza de proteção.
A melhor e a mais conhecida forma de comunicação é através da palavra. A Bíblia é a maior testemunha de que Deus estabelece sua comunicação com o povo. A mais importante comunicação de Deus com a humanidade foi o envio do próprio Filho, Jesus Cristo.
Cláudio Duarte - Deus fala com você | Palavras de Fé
Qual a melhor forma de se comunicar com Deus?
A oração é uma ferramenta de comunicação com Deus. Por meio dela, confessamos nossos pecados, nos protegemos dos perigos, apresentamos nossos pedidos e, o mais importante, nos conectamos com o Pai.
A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.
Deus usa coisas que nem imaginamos para falar conosco. Pelos pensamentos – enquanto você reflete, podem vir a você pensamentos ou imagens que esclarecem. Toda a sabedoria vem de Deus (Provérbios 2:6). Quando você raciocina e compreende, isso vem da parte de Deus.
Resumo: A Natureza é como um instrumento na mão de Deus. Esta instrumentalidade não diminui a grandeza e a importância da Natureza: ela leva a um aprofundamento - no contexto medieval – da grande ordenação do cosmos e de sua função no plano divino, com um lugar especial do homem como “microcosmos”.
O Salmo 19 descreve dois modos da revelação de Deus: a “natural” (pela criação) e a “especial” (pela Escritura). A revelação natural sugere que Deus revelou seus atributos por meio do mundo criado.
A revelação de Deus na natureza é vaga, inconclusiva e sem especificidade. É em Sua revelação especial na Palavra – encarnada e escrita – que chegamos a conhecer Seu caráter e Suas intenções amorosas para nós, manifestados de uma maneira especial e única em Cristo.
Jó 33:14-16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT)
Pois Deus fala repetidamente, embora as pessoas não prestem atenção. Fala em sonhos, em visões durante a noite, quando o sono profundo cai sobre todos, enquanto dormem em suas camas. Sussurra em seus ouvidos e aterroriza-os com advertências.
Revelação geral, falando apropriadamente, é a clara exibição que Deus faz de sua glória e poder nas obras da criação e da providência. Como as Escrituras explicam: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
A voz de Deus é condutora, assertiva e nunca nos direciona para injustiças, desobediências, fracassos ou desilusões. Quando Deus conduz pessoas interessadas em ouvir suas orientações e seguir seus conselhos, raramente ou quase nunca, consequências desabonadoras acontecem.
Quando Ele fala, Suas palavras ecoam por muito tempo, e o que Ele diz se cumpre. “O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Isaías 46,11). Deus é fiel ao que diz, e o que Ele fala fica gravado em nós, não se apaga, porque Sua voz ecoa em nossa existência.
O Espírito Santo geralmente Se comunica conosco silenciosamente. Sua influência é frequentemente descrita como uma “voz mansa e delicada” (ver I Reis 19:9–12; Helamã 5:30; D&C 85:6). O Presidente Boyd K. Packer explicou: “O Espírito Santo fala com uma voz que sentimos mais do que ouvimos.
Às vezes, o que queremos ouvir é realmente o que Deus nos diz. Se você está ansioso, ore a Deus por alívio e se sinta mais calmo, provavelmente é Deus. Não há nada de errado em conseguir o que deseja com a oração. Isso não é necessariamente a realização de um desejo; é Deus dando a você o que você precisa.
Deus fala conosco nas Escrituras, na Liturgia, por meio do Magistério da Igreja... Como olha para nós sempre com amor, procura o diálogo conosco em cada acontecimento, chamando-nos sempre a ser santos.
Posso falar com Deus e escutá-Lo? Sim. No Antigo Testamento, Abraão, Moisés e os Profetas falavam e escutavam Deus. No Novo Testamento, Jesus ensina-nos como nos podemos relacionar com o nosso Deus Pai.
Deus fala com cada um de nós de uma maneira que consigamos entender (ver Doutrina e Convênios 1:24). As pessoas às vezes têm sonhos e visões. Porém, o mais comum é Deus falar conosco na forma de sentimentos serenos provenientes do Espírito Santo, como calor, paz ou alegria.
Ele pode falar por meio do que Ele quiser. Mas eu vou deixar essas 3. 1) Deus fala por meio dos animais: “Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber; ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão” (Jó 12:7-8).
Para palavras de oração mais curtas para oferecer antes de adormecer, considere estas orações simples: Protegei-nos, Senhor, enquanto estamos acordados; velai por nós enquanto dormimos, para que, acordados, vigiemos com Cristo e, dormindo, repousemos na sua paz (Reza-se durante a Liturgia das Horas)