Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.
A notícia, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada.
Sendo assim, a NOTÍCIA é um relato relativamente curto e objetivo, escrito em 3ª pessoa (em que o narrador é observador e conta os fatos). A linguagem usada é a FORMAL, com sua função referencial, denotativa.
A linguagem deve ser formal e objetiva para que um certo distanciamento seja mantido, já que a notícia possui cunho informativo e não opinativo. Deve ser também o mais clara possível, para que o leitor possa compreender facilmente os eventos descritos.
A reportagem, assim como os demais textos jornalísticos, apresenta uma linguagem clara, objetiva e direta. O texto deve ser escrito em norma-padrão da língua portuguesa, visto que ele deve circular em veículos oficiais na mídia (impressa, digital, radiofônica ou televisiva).
Referencial na realidade: a notícia deve apresentar fatos concretos, ocorridos na realidade. Desse modo, a linguagem deve priorizar a função referencial, ou seja, a função de representar a realidade por meio da língua.
Imparcialidade: como dito acima, deve-se evitar expressões que denunciem a opinião de quem escreve a notícia para que o leitor possa fazer seu próprio juízo de valor sobre aquilo que está expresso no jornal.
A linguagem formal também é chamada de linguagem culta. Essa linguagem é aplicada quando não existe familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em momentos que requerem mais respeitabilidade.
Como se caracteriza a linguagem verbal de uma reportagem?
A linguagem utilizada é simples e objetiva, como nos demais textos jornalísticos. É importante que se estabeleça uma relação com o leitor/ interlocutor. Pode-se também, na reportagem, fazer a observação do fato ocorrido através da interpretação.
Que características marcam a linguagem geralmente empregada na notícia?
8 Que características marcam a linguagem geralmente empregada na notícia? As- sinale a alternativa mais adequada. X Linguagem formal, clara, objetiva, que evita expor opinião particular do jornalista. Linguagem informal, clara, objetiva, que expõe a opinião particular do jornalista.
A linguagem informal é uma forma mais pessoal de se comunicar e admite o uso de gírias, palavrões, expressões e abreviações características de cada local, se sujeitando, portanto, a variações culturais e regionais. A expressão oral tende a ser mais informal, com maior fluidez e menor rigor gramatical.
O gênero textual, por sua vez, é outra categoria que prioriza os traços comunicativos, contextuais e sociais que influenciam, também, na organização dos textos. Essa categoria classifica os textos por suas funções sociocomunicativas, considerando-se, além da estrutura linguística, os aspectos extralinguísticos.
A notícia é um dos gêneros textuais mais dinâmicos e lidos na atualidade. A notícia é um texto jornalístico cujo é objetivo é relatar, narrar e informar sobre acontecimentos recentes e cotidianos que ocorreram em determinada região (bairro, cidade, país etc.), com grande relevância e impacto para a sociedade.
A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.
A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
A notícia usa linguagem formal para se conectar com o leitor. É um gênero textual que exige esse tipo de linguagem. A notícia é um gênero textual que deve apresentar uma linguagem formal, objetiva e clara, além do uso da impessoalidade.
As notícias podem ser voltadas para a atualização sobre um determinado assunto, mas também podem ter como foco o entretenimento. Por isso, é possível variar na formalidade da linguagem. Sem mencionar que apresentam um resumo antes do conteúdo, para sintetizar o que será abordado ao longo do texto, chamado de “lide”.