Como devemos chamar os alunos com necessidades especiais?

A expressão adequada é pessoa com deficiência e suas variações, tais como: aluno com deficiência, mulher com deficiência, jovem com deficiência, pessoa com deficiência visual/auditiva/intelectual, autismo etc.
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Como se referir aos alunos especiais?

A resposta é muito simples: Pessoa Com Deficiência, que é a forma correta e oficial. O termo Pessoa com Deficiência foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, sendo aprovado em 13 de dezembro de 2006 pela Assembleia Geral da ONU.
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Como se chama alunos com necessidades especiais?

Com isso, termos como PcD (Pessoa com Deficiência), PNE (Portador de Necessidades Especiais) e PPD (Pessoa Portadora de Deficiência) podem ser encontrados em discursos, legislações e no cotidiano.
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Como devemos chamar as crianças com necessidades especiais?

TERMO CORRETO: criança com deficiência intelectual.
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É correto falar crianças especiais?

Definitivamente não! Não é a deficiência que torna alguém especial, todos somos especiais pra alguém em alguma área da vida porque temos qualidades, independente de ter deficiência ou não! Esse talvez seja um dos piores termos, existe até quem fique ofendido com ele.
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Dicas para adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

É correto chamar o aluno de especial?

pessoa com deficiência.

No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.
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Qual o termo correto portador de necessidades especiais?

Vamos às definições: PCD é a sigla para “pessoa com deficiência” e PNE, “pessoa com necessidades especiais”. Atualmente, o termo considerado mais correto é o primeiro. Isso porque ele não impõe qualquer tipo de preconceito à pessoa.
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Como chamar o aluno com deficiência?

“Pessoas com necessidades especiais” surgiu, a priori, para substituir “deficiência”. Também apareceram expressões como “crianças especiais”, “alunos especiais”, “pacientes especiais”, em uma tentativa de amenizar a contundência da palavra “deficientes”.
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Pode falar alunos com necessidades especiais?

Nada de dizer aluno especial, aluno portador de deficiência ou aluno autista, esquizofrênico, etc. Pode parecer um excesso de cuidado, mas utilizar os termos mais adequados demonstra o seu respeito e o seu conhecimento a sobre da condição destas pessoas.
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Qual é a forma correta de se referir dentro da educação inclusiva?

Muitas vezes adotado para se referir a estudantes com deficiência, seu uso é equivocado. Afinal, a educação inclusiva diz respeito a todos, e não apenas a alunos da Educação Especial. “Aluno sem deficiência” seria a expressão mais apropriada.
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É correto usar o termo educação especial?

– Educação especial: faz parte da educação inclusiva, e é voltada totalmente a alunos que têm algum tipo de deficiência, distúrbio de aprendizagem ou altas habilidades. – Educação especial inclusiva: uma variação da nomenclatura, enfatizando a inclusão do público-alvo da educação especial.
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É correto usar o termo portador de autismo?

Autismo: use os termos autista, pessoa com autismo. Não use o termo autista fora do contexto, como referência a alienação. Doenças intelectuais: não use os termos doente mental, pessoa excepcional ou deficiente intelectual. O termo adequado é pessoa com deficiência intelectual.
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Como pode ser compreendido o termo expressão alunos com necessidades especiais?

De acordo com os parâmetros curriculares nacionais para a educação especial (Seesp/MEC/01), esta expressão pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender.
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Como se chama alunos especiais na escola?

ALUNO COM DEFICIÊNCIA

É a maneira mais adequada para se referir genericamente aos estudantes com deficiência. NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos. Também é errado falar aluno normal, o que sugere que a deficiência é anormal. Diga aluno ou pessoa sem deficiência.
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O que significa NEE na escola?

Consideram-se estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) aqueles que, por apresentarem determinadas condições específicas, podem necessitar de um conjunto de recursos educativos particulares, durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e sócio ...
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Quais são os tipos de alunos especiais?

O público-alvo da educação especial são pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento (TGD) e/ou altas habilidades ou superdotação. Além das pessoas que têm alguma deficiência física ou intelectual, essa modalidade atende também a estudantes com transtornos globais de desenvolvimento.
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Porque não pode chamar de especial?

Há alguns anos, o termo correto era portador de deficiência. Portanto, com o passar do tempo, ele foi abolido porque o verbo portar se refere a trazer junto a si uma coisa que, a qualquer momento pode ser deixada em algum lugar ou esquecida, o que não é o caso de uma deficiência física ou intelectual.
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O que é um aluno PNE?

PNE (Pessoa com necessidades especiais): Apesar de bastante utilizado, este é considerado o termo mais ofensivo ao denominar pessoas que possuem algum tipo de deficiência, isto porque ao afirmar que alguém possui uma necessidade especial, acontece a desqualificação das habilidades desenvolvidas por esta pessoa, ...
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O que é um aluno Laudado?

A escola acompanha o desenvolvimento desse aluno, se ele tem uma progressão regular ou se precisa de acompanhamento individualizado. Não é possível afirmar que só aluno laudado é considerado aluno da educação especial, e a escola, a partir de suas avaliações, vai detectando as necessidades de cada aluno.
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Por que não usar a palavra aluno?

Para os adeptos dessa teoria, a palavra é formada pelo prefixo grego “a” (partícula de negação), unido ao elemento “lun”, corruptela de “lumen” (luminosidade). E, por significar ausência de luz, aluno torna-se uma palavra depreciativa e antipedagógica. Assim sendo, não seria apropriado o seu emprego.
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Quando o aluno é especial?

Dessa forma, é importante definirmos quem são os alunos que fazem parte do público-alvo da Educação Especial. Segundo a LDBEN, entre outros documentos, são os estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e os que possuem altas habilidades ou superdotação.
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Como se referir a alunos especiais?

Hoje, recomenda-se o uso da expressão "pessoa com deficiência". Ela é adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), principal referência internacional sobre esse assunto.
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Qual é o conceito de necessidades educacionais especiais?

No contexto desta Estrutura, o termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
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O que se encaixa em necessidades especiais?

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
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