Como se referir aos alunos especiais?
A resposta é muito simples: Pessoa Com Deficiência, que é a forma correta e oficial. O termo Pessoa com Deficiência foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, sendo aprovado em 13 de dezembro de 2006 pela Assembleia Geral da ONU.Como se chama alunos com necessidades especiais?
Com isso, termos como PcD (Pessoa com Deficiência), PNE (Portador de Necessidades Especiais) e PPD (Pessoa Portadora de Deficiência) podem ser encontrados em discursos, legislações e no cotidiano.Como devemos chamar as crianças com necessidades especiais?
TERMO CORRETO: criança com deficiência intelectual.É correto falar crianças especiais?
Definitivamente não! Não é a deficiência que torna alguém especial, todos somos especiais pra alguém em alguma área da vida porque temos qualidades, independente de ter deficiência ou não! Esse talvez seja um dos piores termos, existe até quem fique ofendido com ele.Dicas para adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?
É correto chamar o aluno de especial?
pessoa com deficiência.No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.
Qual o termo correto portador de necessidades especiais?
Vamos às definições: PCD é a sigla para “pessoa com deficiência” e PNE, “pessoa com necessidades especiais”. Atualmente, o termo considerado mais correto é o primeiro. Isso porque ele não impõe qualquer tipo de preconceito à pessoa.Como chamar o aluno com deficiência?
“Pessoas com necessidades especiais” surgiu, a priori, para substituir “deficiência”. Também apareceram expressões como “crianças especiais”, “alunos especiais”, “pacientes especiais”, em uma tentativa de amenizar a contundência da palavra “deficientes”.Pode falar alunos com necessidades especiais?
Nada de dizer aluno especial, aluno portador de deficiência ou aluno autista, esquizofrênico, etc. Pode parecer um excesso de cuidado, mas utilizar os termos mais adequados demonstra o seu respeito e o seu conhecimento a sobre da condição destas pessoas.Qual é a forma correta de se referir dentro da educação inclusiva?
Muitas vezes adotado para se referir a estudantes com deficiência, seu uso é equivocado. Afinal, a educação inclusiva diz respeito a todos, e não apenas a alunos da Educação Especial. “Aluno sem deficiência” seria a expressão mais apropriada.É correto usar o termo educação especial?
– Educação especial: faz parte da educação inclusiva, e é voltada totalmente a alunos que têm algum tipo de deficiência, distúrbio de aprendizagem ou altas habilidades. – Educação especial inclusiva: uma variação da nomenclatura, enfatizando a inclusão do público-alvo da educação especial.É correto usar o termo portador de autismo?
Autismo: use os termos autista, pessoa com autismo. Não use o termo autista fora do contexto, como referência a alienação. Doenças intelectuais: não use os termos doente mental, pessoa excepcional ou deficiente intelectual. O termo adequado é pessoa com deficiência intelectual.Como pode ser compreendido o termo expressão alunos com necessidades especiais?
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais para a educação especial (Seesp/MEC/01), esta expressão pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender.Como se chama alunos especiais na escola?
ALUNO COM DEFICIÊNCIAÉ a maneira mais adequada para se referir genericamente aos estudantes com deficiência. NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos. Também é errado falar aluno normal, o que sugere que a deficiência é anormal. Diga aluno ou pessoa sem deficiência.