O quiabo, também conhecido como okra, quingombô, quimbombó, gombô ou abelmosco, tem um sabor suave e pode ser consumido com ou sem baba, cru ou cozido, em preparações como refogados, assados, saladas, ensopados, sopas e sucos.
Como vimos, esse alimento pode ser benéfico em diversos sentidos, e não há desculpas para deixá-lo de fora da dieta. Ele pode ser consumido cru, cozido ou assado, em saladas, sopas, refogados e sucos, por exemplo. Muitas pessoas dizem não gostar de quiabo, devido à textura viscosa do seu interior.
Quais os benefícios do quiabo? Entre os benefícios do quiabo estão o auxílio na saúde do coração, a prevenção e tratamento de doenças crônicas (câncer e diabetes), prevenção e tratamento da anemia e o fortalecimento dos ossos. O quiabo também ajuda no processo de emagrecimento, por ter baixo teor calórico.
Lave bem o vegetal, remova as pontas e opte por cozinhá-lo sem adicionar temperos ou condimentos. O quiabo pode ser servido cozido, assado, ou até mesmo cru, desde que seja cortado em pedaços pequenos para evitar o risco de asfixia e sem temperos.
Benefícios do Quiabo - Para Que Serve? E a Água de Quiabo? [COMO FAZER e DICAS]
Quem não deve comer quiabo?
O quiabo possui uma substância chamada oxalato, que facilita a formação desses cálculos renais e o consumo desse vegetal tende a piorar o problema. Por ser rico em vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue, indivíduos que ingerem anticoagulantes também não devem exagerar no consumo do quiabo sem orientação médica.
A nutricionista, referência quando o assunto é alimentação saudável, explica como fazer isso. "Não há nenhuma dificuldade para se eliminar a baba do quiabo. Basta lavar bem o vegetal e colocá-lo de molho em uma mistura de água com o suco de um limão.
Em razão da quantidade de fibras presente no fruto, ele também é indicado no combate à aterosclerose, pois diminui os riscos de derrame e ataques cardíacos. As fibras também ajudam no funcionamento do intestino e previnem o câncer nesse órgão.
O quiabo ajuda a emagrecer por ser rico em fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a sensação de saciedade. Além disso, o quiabo é um alimento pobre em calorias, sendo uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outros alimentos que ajudam a emagrecer.
Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.
Muito rico em minerais e, principalmente vitaminas E, K e vitaminas do complexo B, sendo muito eficaz na hidratação intensa dos fios. Além disso, a baba natural do quiabo possui alto teor de fibras mucilaginosas, agindo na prevenção e combate de danos causados por chapinha, secador, baby liss e outros.
Controle da glicemia: As fibras do quiabo ajudam a regular o açúcar no sangue, sendo benéficas para pessoas com diabetes. Saúde óssea: Rico em vitamina K, o quiabo fortalece os ossos e previne fraturas, além de conter minerais essenciais como cálcio, ferro, fósforo e cobre.
Combate à inflamação: Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no combate à inflamação crônica, que está associada a diversas doenças. Controle do açúcar no sangue: Estudos indicam que a água de quiabo pode ajudar na regulação dos níveis de glicose no sangue, prevenindo o diabetes.
O quiabo é fonte de fibras e elas desempenham um papel importante no controle do colesterol e triglicérides, que são fatores de risco para os problemas cardíacos.
Lave um a um os quiabos, de preferência com um pano de prato seque um a um. Coloque-os de molho em água e vinagre por uns 20 minutos. Depois desse tempo, passar na água de novo. Seque um a um com outro pano de prato.
Riquíssimo em fibras, o quiabo é uma excelente fonte de nutrientes para quem busca seguir uma alimentação saudável e ter uma saúde mais fortalecida. De acordo com especialistas, o fruto é capaz de combater algumas doenças e também ajuda a combater o colesterol ruim. Conheça outros benefícios do alimento a seguir.
Um estudo feito pela universidade de campinas revelou que o melhor alimento para controlar o nível de açúcar no sangue é o quiabo. O vegetal é repleto de vitaminas, minerais, proteínas e principalmente fibras.
Por ser rico em vitamina C, um nutriente que tem ação antioxidante, o quiabo ajuda na produção de colágeno, uma proteína responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
“O quiabo é rico em oxalatos, que podem contribuir para a formação de pedras nos rins. Além disso, os carboidratos e as fibras do quiabo podem causar desconforto digestivo, especialmente em pessoas com doenças como a síndrome do intestino irritável”, finalizou a especialista.
Outra coisa muito importante, não existe nenhum impedimento de você preparar e comer o quiabo dessa maneira. A famosa baba do quiabo é totalmente consumível, e pode acompanhar o legume, seja ele servido inteiro, cortado, cozido ou cru.
2. Fortalece o sistema imunológico. A combinação de antioxidantes e vitamina C presentes no quiabo fortalece o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater infecções, resfriados e gripes. Esse benefício é potencializado quando o quiabo é consumido fresco e de maneira regular.
Por que o limão tira a baba do quiabo? O limão é poderoso quando o assunto é eliminar a baba do quiabo porque ele é um alimento que apresenta ácido em sua composição, fazendo que a parte pegajosa seja neutralizada.
O quiabo é rico em polifenóis, substâncias que reduzem o risco de coágulos sanguíneos e combatem os radicais livres no corpo. Estudos realizados pela Universidade de Barcelona demonstraram que o consumo de alimentos ricos em polifenóis está associado a um menor risco de doenças cardíacas.
Sua versatilidade permite que ele se adapte a diversos gostos e receitas, podendo ser cozido, refogado, frito, assado ou até mesmo cru em saladas. Muitas pessoas evitam o quiabo por causa da textura viscosa, conhecida como “baba”, que se forma quando o legume é cortado.