Qual a diferença entre IAM com supra e sem supra?
Quando o diagnóstico de IAM é feito ele ainda precisa ser classificado em 'com supra' ou 'sem supra', a diferença entre ambos está na presença de alterações no ECG.Como diferenciar angina estável de instável?
Na angina estável, a relação entre carga de trabalho ou demanda e isquemia é, com frequência, relativamente previsível. Angina instável é angina com piora clínica (p. ex., angina em repouso ou aumento da frequência e/ou intensidade dos episódios).Como diagnosticar IAM sem supra?
A diferenciação entre IAM sem SST e angina instável é feita laboratorialmente, através dos marcadores de necrose miocárdica (MNM). A positivação destes marcadores indica que houve morte de cardiomiócitos, caracterizando IAM sem SST.Qual a diferença entre IAM e SCA?
A síndrome coronariana aguda (SCA) é uma entidade nosológica caracterizada por um espectro de manifestações clínicas e laboratoriais de isquemia miocárdica aguda, sendo classificada em três formas: Angina Instável (AI), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem supradesnível do segmento ST e IAM com supradesnível do ...IAM sem supra / Angina instável
Qual a diferença de angina instável para IAM?
Angina instável é um tipo de síndrome coronariana aguda definida como um ou mais dos seguintes em pacientes cujos biomarcadores cardíacos não atendem os critérios para infarto agudo do miocárdio (IAM): Angina em repouso que é prolongada (em geral > 20 minutos)Como identificar a SCA?
Avaliação e diagnósticoNa suspeita de SCA, a primeira medida é a realização de ECG em até dez minutos. Se houver supradesnivelamento de segmento ST e angiografia coronária invasiva (cateterismo) disponível em até duas horas, este exame deve ser realizado, com finalidade diagnóstica e terapêutica.
O que é SCA sem supra?
A SCA sem supra ST é definida quando o paciente apresenta dor torácica aguda sem supradesnivelamento persistente do segmento ST no ECG que sugerem isquemia miocárdica com amplo espectro de gravidade.O que é protocolo SCA?
Trata-se de um protocolo assistencial gerenciado para o atendimento a pacientes com queixas de dor torácica aguda ou de seus equivalentes, ou seja, sintomas compatíveis com a possibilidade de serem decorrentes de uma síndrome coronária aguda (SCA) ou de outras doenças cardiovasculares graves.Quando considerar supra de st?
Os principais critérios para detectar supra de segmento ao ECG são: Se homem ≥ 40 anos: supra de ST ≥ 2 mm em V2 e V3 ou ≥ 1 mm nas demais derivações. Se homem < 40 anos: supra de ST ≥ 2,5 mm em V2 e V3 ou ≥ 1 mm nas demais derivações. Se mulher: supra de ST ≥ 1,5 mm em V2 e V3 ou ≥ 1 mm nas demais derivações.Como diagnosticar angina instável?
Entre os sintomas de angina instável, podemos destacar:
- dor no peito que surge subitamente e que piora conforme o tempo passa;
- dor que pode irradiar para outros pontos do corpo, como braço esquerdo, costas e pescoço;
- respiração curta;
- náusea;
- cansaço e fadiga;
- suor frio;
- tontura.
Como saber se é angina ou infarto?
Todavia, enquanto o infarto é uma grave falta de sangue para o coração, que provoca a morte de tecido cardíaco, a angina é um estágio anterior, onde há redução do fluxo de sangue nas artérias coronarianas, mas ainda há perfusão suficiente para o músculo cardíaco não sofrer necrose.O que caracteriza a angina instável um subtipo de SCA?
A angina instável ainda pode ser definida por pelo menos 1 dos seguintes itens, que são aplicáveis aos pacientes que negativam para os biomarcadores do IAM: Dor anginosa em repouso ou esforço mínimo > 20min; Intensa e de início recente; Padrão progressivo.Como diferenciar angina estável e instável?
Angina estável é uma dor torácica episódica por isquemia miocárdica transitória, resultante de aterosclerose coronária. Angina instável: Agravamento da angina anteriormente estável, dor torácica em repouso ou dor não aliviada com nitroglicerina, na ausência de níveis elevados de troponina.Qual valor de troponina T indica infarto?
A Definição Universal de Infarto do Miocárdio recomenda a detecção de curva de troponina acima do limite superior do percentil 99.Quando trombolisar IAM sem supra?
Já para pacientes com IAM sem supra de ST, existe tempo hábil para ser encaminhado para cateterismo e, por isso, o trombolítico não é indicado”. Além do sangramento, o uso de trombolíticos pode causar efeitos colaterais que variam dependendo da dosagem e do produto utilizado.Como identificar infarto sem supra de ST?
Esses equivalentes são sintomas que, dentro de um contexto de SCA, indicam o mesmo que uma dor anginosa:
- náusea;
- vômito;
- sudorese;
- dor epigástrica;
- dispepsia;
- dispneia.