Madeira: O óleo de peroba e lustra-móveis são ótimos aliados na hora de proteger seus móveis de madeira dos efeitos da maresia. Para isso, basta fazer a aplicação do produto semanalmente. Em relação aos pisos ou decks, o indicado é a aplicação anual de verniz naval, também chamado de verniz marítimo.
Uma segunda dica bastante útil sobre como proteger a casa da maresia é usar tinta acrílica ou epóxi, por exemplo, na hora de pintar as paredes externas e internas do imóvel.
As ondas do oceano produzem íons negativos, que aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o stress.
Evite longas horas debaixo do sol forte, sempre use protetor solar de, no mínimo, fator 30 e não esqueça de reaplicar depois, por fim, faça uso de chapéus, bonés e camisetas.
Qual distância a maresia atinge? A maresia não tem um alcance exato e que valha para todas as cidades litorâneas, pois isso depende, por exemplo, da geografia do lugar e das condições climáticas do dia. Podemos dizer que a névoa de gotículas atinge pontos situados em média a 5 quilômetros de distância do mar.
Prefira móveis de madeira ripados e utilize óleo de peroba
Além disso, o ideal é manter o acabamento sempre preservado, lavando-os com água e sabão neutro (ou cloro, caso a maresia realmente esteja muito impregnada), e depois finalizar com uma camada de verniz.
Os sais minerais presentes na água, como o iodo e o cloreto de sódio, têm efeito antisséptico e cicatrizante, contribuindo com a cura de ferimentos e machucados e tratamento de doenças inflamatórias na epiderme, ou seja, tomar um banho de mar te ajudar a se curar!
Maresia é o nome associado ao aroma do mar nas zonas costeiras. O chamado "cheiro do mar", ou maresia, é muito mais do que uma simples brisa marítima: é um cheiro que está enraizado na composição química do oceano e de todos os indivíduos que o habitam.
Para controlar a ação da maresia, o indicado é usar produtos anticorrosivos e se possível optar por objetos de inox na hora da compra, pois o material é mais resistente a ação dos sais marinhos. A única restrição na hora de limpá-lo é quanto ao uso de buchas, que podem arranhar sua superfície.
Eletrodomésticos, como microondas, geladeiras e fogões exigem cuidados específicos. O mais recomendado é passar sobre a superfície deles um pouco de vaselina líquida. Esse produto ajuda na preservação e impede a corrosão pelos sais que vêm do mar.
Cubra seus eletrônicos, como notebook e TV, quando não estiverem sendo usados, com capas bem fechadas. Outra dica importante é manter os eletrônicos sempre limpos. Passe um pano seco pare remover a maresia dos seus equipamentos.
Além de proteger os móveis da maresia é preciso também cuidar dos eletrodomésticos. Afinal, com o passar do tempo eles podem facilmente enferrujar. Portanto, para evitar esse problema coloque capas protetoras de borracha ou plástico ou contrate um profissional para revestir todos os seus eletrodomésticos.
Evite usar produtos químicos ou panos úmidos. Apenas um pano seco basta, já que os componentes internos são sensíveis à umidade. Outra dica importante: os usuários devem evitar bancar o técnico e abrir o aparelho. A retirada da bateria já basta para a limpeza.
Além da corrosão das superfícies metálicas, a maresia também pode causar danos em estruturas de concreto, paredes, telhados, e também em estruturas de madeira.
Em quanto tempo a maresia estraga o carro? Para o processo de corrosão começar a acontecer, o carro precisa estar exposto por mais de 15 dias à maresia. Ou seja, se você visita a praia com pouca frequência, não há preocupações, mas é necessário proteger.
As soluções paliativas como potes de sílica, giz ou outras alternativas caseiras não resolvem o problema. O recomendado para proteger o imóvel na praia é o uso de desumidificadores de ar.
A maresia é um fenômeno que ocorre em cidades litorâneas que acelera o processo de corrosão de objetos metálicos em razão da presença de íons na água do mar.
Não existem remédios específicos para os vírus que causam esse tipo de infecção. Então se recomenda repouso e restrição de alimentos gordurosos ou açucarados. Entretanto, a dica principal é manter-se hidratado (a) com água ou água de coco.
Durante as férias na praia ficamos expostos à areia, ao vento e à água do mar, o que pode provocar uma série de doenças. As micoses e parasitoses são muito comuns nesta época do ano. Se você sente coceira, tem feridas pelo corpo ou manchas brancas na pele pode ter contraído alguma dessas doenças.
Pulgas e carrapatos também podem habitar a areia, mas não naquela escaldante, onde ovos e larvas costumam morrer ressecados. Locais mais amenos, onde esses parasitas costumam dormir, podem sim transferí-los para outros mascotes.