Estas não podem ser dissolvidas e têm de ser removidas cirurgicamente, mas, depois de removidas, a dieta correta pode ajudar a evitar a sua nova formação. Estas formam-se quando existe demasiado cálcio e oxalato na urina.
Na presença de cristais, é necessário aumentar o volume de urina para diminuir sua concentração. Por isso, é recomendável que a dieta, se for à base de ração, inclua também comida úmida. Isso é o que se chama de dieta mista. Além disso, é necessário incentivar o gato a beber água.
O tratamento é feito primeiramente com técnicas de desobstrução, e caso não tenham sucesso, pode ser necessário cirurgias para remoção dos cálculos e assim possibilitar a desobstrução da uretra. Também é necessário o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.
De acordo com o grau de comprometimento da obstrução, pode ser necessário a introdução cuidadosa de sonda uretral para a descompressão da bexiga e, em seguida, a lavagem vesical para retirada dos tampões e cristais. Gatos com histórico de urólitos, devem ser observados e monitorados, necessitando de exames periódicos.
A Lycopodium clavatum é conhecida por suas propriedades diuréticas e sua capacidade de estimular a eliminação de cálculos renais. Além disso, a Lycopodium clavatum pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor associadas aos cálculos renais, proporcionando alívio e melhorando o bem-estar do animal.
Ainda, o conselho alertou que não é seguro, nem recomendado, oferecer a bebida para qualquer animal para tentar prevenir ou tratar cálculos no sistema urinário. A autoridade concluiu, inclusive, que dar chá de quebra-pedra para um felino configura maus tratos.
Resumo. A obstrução uretral é uma emergência urológica grave, comum em felinos e que pode ser fatal caso o fluxo urinário não seja reestabelecido dentro de 24 a 48 horas.
Os sinais clínicos do felino com obstrução uretral são inespecíficos, porém, as complicações devido a obstrução e a não eliminação de urina podem levar o gato a óbito. Isso ocorre uma vez que os animais podem descompensar de forma muito rápida, reforçando o caráter emergencial dos quadros de obstrução uretral.
O tratamento da pedra na bexiga é feito pelo urologista que deve orientar beber muita água para tentar eliminar a pedra da bexiga naturalmente, caso sejam cálculos pequenos.
Quanto custa uma cirurgia de cálculo renal em gatos?
O meu gato(Howl) está com suspeita de cálculo renal e precisamos levá-lo ao veterinário para fazer a consulta e a possível cirurgia, normalmente esse tipo de cirurgia passa dos R$500,00 reais e mais a taxa de R$80,00 da consulta separada do gato.
É preciso estimular o gato a urinar oferecendo água diariamente. Os gatos são exigentes para beber água e, por isso, o uso de um bebedouro de qualidade é essencial. Alguns modelos específicos estimulam-no a beber mais líquido, por manter a água sempre em movimento, dando a sensação de que ela está sempre fresca.
Existem algumas recomendações gerais para minimizar a concentração desses cristais, sendo elas: beber bastante água; evitar o sedentarismo; reduzir o consumo de sódio.
Além da tradicional sondagem, pode-se lavar a bexiga com soro ozonizado (indicado também para diminuir a inflamação da bexiga) – uma técnica muito utilizada pela veterinária Viviane Reis, na Clínica Integrativa Pet.
Pode-se optar por tratamento clínico ou cirúrgico, mas em gatos, somente os urólitos de estruvita são passíveis de dissolução por meio de manejo dietético, restando aos demais cálculos remoções não cirúrgicas e cirúrgicas. A prevenção da recorrência é essencial, visto que as taxas de recidiva são elevadas.
Nos felinos, a incidência é a mesma em ambos os sexos, estes são predispostos ao desenvolvimento de cristalúria devido à alta concentração urinária e a baixa ingestão de água, características da espécie. Sinais clínicos estarão presentes quando o animal possuir uma doença base ou na presença de cálculo urinário.
Uma vez no local, o urologista pode fragmentar os cálculos através de um laser e, em seguida, removê-los com auxílio de uma pinça em forma de cesta ou permitir que eles sejam naturalmente expelidos.
Utilizam-se seringas estéreis e solução fisiológica morna. O médico veterinário deve continuar com esse processo até que a urina saia translúcida e sem sedimentos. Dependendo da situação em que o paciente se encontra, a sonda uretral deve ser mantida por até 3 dias.
Além disso, a terapia a vapor também pode ajudar a desentupir nariz de gato. Portanto, você pode aquecer um pouco de água e fazer uma espécie de sauna com o felino, de forma que o vapor entre por suas narinas desobstruindo as vias respiratórias. O chuveiro também pode ser uma ótima alternativa.
O que fazer quando o gato está com pedra na bexiga?
Nesses casos, é fundamental levar o animal ao veterinário o mais rápido possível. Em alguns casos, essas pedras podem bloquear a uretra e a urina vai se acumulando no corpo, o que pode fazer com que a bexiga exploda, o que pode trazer sérias consequências para o animal.
Os cálculos renais em gatos não são resolvidos com uso de medicação específica. Se for constatada a obstrução da uretra, a utilização de sonda ou, até mesmo, a cirurgia precisa ser feita para evitar complicações. Caso seja infecção, o problema é resolvido com uso de antibióticos.
Se o animal estiver obstruído, deverá ser algaliado para resolver a obstrução, enquanto a reposição de fluidos e outra medicação é realizada para estabilizar o animal. A avaliação de amostras de urina poderá ajudar à implementação do tratamento mais apropriado.