Normalmente, a urina é amarelada e apresenta cheiro, enquanto o líquido amniótico é transparente e sem cheiro, ou tem um leve odor de água sanitária. Além disso, o líquido liberado também pode ser apenas lubrificação íntima, que tem a consistência de clara de ovo.
Caso o vazamento ocorra, preste atenção nas características do líquido: se for amarelado e com cheiro semelhante a amoníaco, é urina; se for incolor e praticamente sem cheiro, com um leve odor adocicado, provavelmente é líquido amniótico.
Para saber se está perdendo líquido amniótico, existem testes como a verificação do pH do fluido vaginal, análise do fluido vaginal no microscópio ou exame especular, em que se pode visualizar a saída de líquido amniótico pelo colo uterino. Todos estes testes são realizados por um médico.
O quadro é mais frequente no último trimestre, mas pode ocorrer a partir da 13ª ou 14ª semanas de gestação, podendo se manter até o final. A perda de líquido amniótico não apresenta sintomas específicos, por isso, a melhor forma de diagnosticar é por meio dos ultrassons realizados nas consultas de pré-natal.
O líquido amniótico, que preenche o saco amniótico, “bolsa das águas” ou simplesmente “bolsa”, consiste em um fluido de aspecto transparente-amarelado que é produzido pela placenta para envolver e proteger o feto no ambiente intrauterino durante toda a gestação.
COMO IDENTIFICAR SE ESTOU PERDENDO LÍQUIDO AMNIÓTICO?
Como é o vazamento do líquido amniótico?
Os principais sintomas e sinais de perda de líquido amniótico incluem: A calcinha fica molhada, mas o líquido não tem cheiro, nem cor ou pode ter um leve cheiro de água sanitária; A calcinha fica molhada mais de 1 vez ao dia; Diminuição dos movimentos do bebê no útero, quando já houve uma perda maior de líquido.
O volume de líquido amniótico varia ao longo da gestação, mas geralmente fica entre 500 e 1000 ml no terceiro trimestre. A sua falta pode ser diagnosticada por sinais corriqueiros, como calcinha molhada com um líquido sem cheiro, e a diminuição significativa dos movimentos do bebê.
Qual a cor do líquido que sai quando está grávida?
Sua cor pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada, por conta da eventual presença de sangue misturado ao muco. O tampão tem como função formar uma barreira de proteção entre o canal vaginal e o útero, impedindo que bactérias e outros microorganismos entrem em contato com o feto.
É possível perder líquido amniótico com o colo do útero fechado?
Se sim, você pode ter uma alteração no colo uterino chamada incompetência istmo-cervical. Neste caso, o colo possui alguma alteração que não consegue segurar a gravidez. Ele vai dilatando de forma assintomática, sem dor, até que a bolsa tenha contato com o meio vaginal e ocorra a ruptura da bolsa.
Ele é transparente, como água de coco, e geralmente tem um pouco do vérnix do bebê (aquela camada branca de gordura que recobre o corpinho). Em alguns casos, a bolsa estoura mais pra cima e faz com que a mulher tenha pequenas perdas de líquido amniótico, podendo gerar dúvida quanto ao rompimento ou não.
É normal sair um líquido transparente na gravidez?
A maioria das mulheres sente um aumento de corrimento fino, branco leitoso ou claro durante a gravidez, o que é perfeitamente normal. Isso ocorre porque nesse momento é ainda mais importante para o seu corpo evitar que qualquer infecção suba pela vagina afetando o útero ou o bebê.
Quando o líquido amniótico sai pelo canal da urina?
O líquido amniótico passa a exercer sua completa função a partir da vigésima semana de gestação, quando o feto começa a desenvolver seus rins. Nessa etapa, o feto engole e elimina o líquido através da urina.
É possível o bebê sobreviver sem o líquido amniótico?
O líquido amniotico é responsável por desenvolvimento de todo o bebê, principalmente do trato respiratório e digestivo. Quando a redução do líquido amniotico se instala muito precocemente, o bebê não terá o desenvolvimento adequado do pulmão e não conseguirá se adaptar ao meio externo e sobreviver após o nascimento.
Quando sai um líquido transparente é sinal de que?
O muco transparente é algo natural, e indica que o seu ciclo está atuando a todo vapor. Isto é, que você está no período fértil do ciclo menstrual. Desta forma, podemos dizer que o corrimento transparente é algo completamente normal, e muito comum em todas as mulheres.
Quando sai uma gosma transparente é sinal de gravidez?
O corrimento transparente e aquoso é outro tipo comum na gravidez. Ele pode ser incolor ou ter uma tonalidade leve. Esse corrimento geralmente não apresenta odor e é resultado do aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica durante a gestação. Em condições normais, esse tipo de corrimento não é motivo de preocupação.
A incontinência urinária por esforço ou estresse (IUE) pode ser causada por movimentos físicos que pressionem ou impactem o abdômen. Neste caso, o escape de urina ocorre ao tossir, espirrar, fazer exercícios (como correr ou pular) ou até mesmo rir.
É através de exames de ultrassonografia que é possível verificar a quantidade de líquido amniótico na bolsa e monitorar os riscos para o bebê. Em alguns casos, ao observar a baixa de líquido no terceiro trimestre, o médico pode optar pelo parto e deixar que o bebê termine de se desenvolver do lado de fora.
Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.
Geralmente, o sintoma da bolsa rota é fácil de se identificar. Em síntese, ocorre uma perda súbita de grande quantidade de líquido pela vagina: esse líquido atravessa a roupa da mulher e molha o chão. No entanto, em alguns casos, há pequenos vazamentos que deixam a roupa íntima molhada e podem confundir a gestante.
Qual a diferença entre corrimento e perda de líquido?
Algumas mulheres podem confundir a perda de líquido com urina ou corrimento, sendo muitas vezes possível diferencia-los. Quando a grávida esvazia a bexiga e a perda de líquido cessa é porque provavelmente trata-se de perda urinária. Se o liquido é espesso provavelmente é corrimento vaginal.
Ao notar a perda do líquido amniótico, a gestante deve manter a calma. “Aquela cena de filme de que a bolsa se rompe e o bebê nasce logo em seguida não é o que ocorre na maioria dos casos. Se estiver com menos de 37 semanas, é preciso ir ao hospital.
Além do bebê, a bolsa contém também uma boa quantidade de líquido. Inicialmente este líquido é um transudato (líquido semelhante ao plasma sanguíneo). Como nas primeiras semanas da gestação a pele do bebê não é queratinizada, esse líquido passa através da pele do bebê para a bolsa.
Transparente ou branco: essa é a cor natural do líquido. No parto, é normal que contenha pequenos grumos brancos, formados por pedacinhos de cabelo, gordura e pele do feto. Vermelho: pode ser um indício de descolamento da placenta, um quadro perigoso que pode comprometer a passagem de oxigênio e nutrientes para o bebê.
É uma situação frequente e comum durante a gravidez. A secreção vaginal aumenta devido às mudanças hormonais que a mulher passa durante este período. Há gestantes que apresentam um aumento dessa secreção por conta dos níveis de estrogênio e do aumento sanguíneo na região pélvica.
Quando isso acontece, a mulher sente um líquido escorrendo pelas pernas. Ele é quente e tem um odor forte, que lembra água sanitária”. Segundo Tedesco, o rompimento provoca uma perda de líquido involuntária. “Não é como urina, que se consegue prender”, Na maioria das vezes, o volume da perda é grande.