“Para que um número seja divisível por 6 ele deve ser um número par e a soma dos seus algarismos deve ser divisível por 3.” Vejamos alguns exemplos em que vamos aplicar esse critério de divisibilidade por 6.
Exemplos: 756 é divisível por 6, pois 756 é par e a soma de seus algarismos: 7+5+6=18 é divisível por 3, 527 não é divisível por 6, pois não é par e 872 é par mas não é divisível por 6 pois a soma de seus algarismos: 8+7+2=17 que não é divisível por 3.
O critério para a divisibilidade por 6 são todos os números que são divisíveis por 2 e por 3 ao mesmo tempo. Lembrando que os números que são divisíveis por 2 são todos os números pares, isso já exclui os números ímpares da divisibilidade por 6, e a soma os algarismos desses números precisam ser divisíveis por 3.
Pensem só: 6 pode ser dividido por 1, que é o divisor universal, por ele mesmo, e também pode ser definido como a multiplicação de 2 por 3, o que nos permite concluir que é divisível por esses dois fatores. 1, 2, 3 e 6: são 4 divisores! Mas que interessante!
Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.
APRENDA AGORA DIVISÃO COM VÍRGULA!! NUNCA MAIS ERRE!!
O que e divisor 6 ano?
Dizemos que um número é divisor do outro quando temos uma divisão exata, ou seja, quando ela não deixa resto. Um número pode ter vários divisores. O número 2 é um divisor do número 8, pois 4 é um número inteiro.
Critério de divisibilidade por 4. Compreender o critério de divisibilidade por 4 é muito fácil: teremos que analisar apenas os dois últimos algarismos do número a ser dividido por 4. Contudo, um número que é divisível por 4 também é divisível por 2, pelo simples fato de que 2 divide o número 4.
Assim, retornamos ao exemplo de 0,6 : 0,02 e retiramos a vírgula do dividendo, multiplicando-o por 10. Nesse caso, seis décimos vezes dez é igual a sessenta décimos. E como dez décimos são iguais a uma unidade, então sessenta décimos são iguais a seis unidades.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) “Para que um número seja divisível por 6 ele deve ser um número par e a soma dos seus algarismos deve ser divisível por 3.” Vejamos alguns exemplos em que vamos aplicar esse critério de divisibilidade por 6.
A divisão é uma das quatro operações básicas da matemática e é inversa à multiplicação. A divisão de um número consiste em seu fracionamento, na sua fragmentação, que pode ter como resultado um número inteiro ou um número decimal.
A ordem das operações é a sequência correta para o cálculo das expressões matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).
A divisão é uma das quatro operações básicas da Matemática, estando presente não só na vida estudantil, mas também no cotidiano de todos nós. Assim como a adição possui sua operação inversa, que é a subtração, a multiplicação também possui a sua operação inversa: a divisão.
O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q).