Um parêntese ou parêntesis (do grego παρένθεσις, "inserção") são utilizados para interpor uma palavra, expressão ou frase num texto para adicionar informação, normalmente explicativa, mas não essencial.
Os parênteses são usados para isolar termos acessórios e explicativos, não essenciais para entendimento do enunciado que aparece fora dos parênteses. Os colchetes e as chaves são tipos de parênteses usados em contextos mais específicos que os dos parênteses.
Aprenda Inglês em 2 Horas: Todo o Básico Que Você Precisa
Como falar parênteses em inglês?
Em geral, o termo "parentheses" se refere aos parênteses, ( ), enquanto que "brackets" quer dizer colchetes, [ ]. Entretanto, é cada vez mais comum a referência aos parênteses como "round brackets" e a indicação dos colchetes como "square brackets".
O que significam os textos entre colchetes na Bíblia? Essas passagens são textos extra canônicos, ou seja, que entraram depois nos livros bíblicos como igualmente inspirados por Deus, ainda nos primeiros séculos da igreja.
Parênteses são sinais gráficos utilizados para separar expressões em uma frase ou período. Eles são usados, às vezes, no lugar de vírgulas ou travessões; também podem isolar indicações bibliográficas.
Então, graças a utilidade gráfica das reticências entre parênteses (...) ou das reticências entre colchetes [...] podemos suprimir partes do texto original. Dessa forma, a finalidade é citar apenas as informações mais relevantes para os leitores. E a oração ou o parágrafo permanece com sentido e clareza.
No Brasil, o requisito básico para entrada na aposentadoria é a idade — os homens podem se aposentar aos 65 anos; as mulheres, aos 60. Mantenha a vírgula depois do travessão, se necessário: Conheça neste hotsite o escritor que foi autor de um único e singular livro — Eu —, que já teve inúmeras reedições. 6.
O uso da vírgula é independente do uso dos parênteses, pois se a locução entre parênteses não estiver na frase (e é característica da informação entre parênteses o facto de ser adicional ou não essencial), a pontuação deverá ser exactamente a mesma (ex.: Ele respeita os sinais de trânsito, observando todas as regras.).
Em 1734, em Portugal, João de Morais Madureira Feijó publicou Ortographia ou arte de escrever e pronunciar com acerto a lingua portugueza, obra em que já fala nos dois pontos e no ponto e vírgula. Dá o parêntesis com a forma atual.
Quando há uma palavra ou frase entre parênteses dentro de uma frase já entre parênteses, em português e no inglês americano usam-se colchetes ([]); entretanto, parênteses dentro de parênteses (()) são usados tanto no inglês britânico quanto em documentos jurídicos americanos.
Os colchetes são uma espécie de parênteses. Os colchetes, na verdade, são um tipo de parênteses, já que são responsáveis por apresentar informações acessórias, entretanto os seus usos requerem a observância de algumas regras.
Obrigado. O espaço associado ao sinal dos parênteses é de regra antes do sinal de abertura e facultativo depois deste sinal; é de regra depois do sinal de fecho (excepto/exceto para sinais de pontuação) e facultativo antes do sinal. A grafia com espaços `entre os sinais e a frase parentética´ não é habitual.
Mas se alguém não cuida dos seus parentes, especialmente daqueles que são da sua própria casa, ele tem negado a fé e é pior do que aquele que não acredita em Cristo.
O que a Bíblia diz sobre se relacionar com parentes?
O incesto na Bíblia se refere a relações sexuais entre relações de parentesco próximas que são proibidas pela Bíblia Hebraica. Essas proibições são encontradas principalmente em Gênesis 20:11–13, Levítico 18:8–18 e Levítico 20:11–21, mas também em Deuteronômio.
Se por alguma razão for importante mencionar os dois gêneros, a forma clássica de fazê-lo é com parênteses: “Senhores(as) alunos(as)”. A barra é um sinal gráfico que deve ser usado com muita parcimônia em textos cultos.
Use parêntese para o singular e parênteses para o plural: abrir parêntese, fechar parêntese, entre parênteses. O conjunto, mesmo no sentido figurado, fica no singular: Faça um parêntese. / O parêntese estava no fim da página.
São empregados para intercalar, em um texto, explicações, indicações, comentários, observações, como por exemplo, indicar uma data, uma referência bibliográfica, uma sigla. Exemplos: Na última reunião (10 de novembro de 2018), tomou-se a decisão.