Use a lei da gravidade contra o congestionamento nasal: acrescente um travesseiro a mais na cama e tente dormir com a cabeça mais elevada para facilitar a drenagem das secreções.
A corisa e a congestão nasal, sintomas comuns da sinusite, levam a má qualidade do sono devido as dificuldades respiratórias que trazem incômodo e dificuldade para adormecer. Além disso, é comum que a pessoa acorde muitas vezes para beber água e acabe com o ressecamento na boca e na garganta, por dormir de boca aberta.
É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.
Inalação de vapor: Adicione algumas gotas de óleo de eucalipto ou óleo de hortelã a uma tigela com água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e incline-se sobre a tigela, inalando o vapor por 5-10 minutos. Isso ajudará a abrir os seios da face e aliviar o congestionamento.
Para alívio da sinusite com acupressão, use o polegar e o indicador da mão esquerda para pressionar as áreas junto dos olhos, na parte superior do nariz.
Algumas formas naturais de aliviar a sinusite, como umidificar o ambiente, fazer lavagem nasal com soro fisiológico ou tomar chás mornos, ajudam a hidratar e diminuir a inflamação dos seios nasais, além de deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação e aliviando a congestão nasal.
Deitar-se com o encosto elevado, ou seja, em posição inclinada é uma boa prática para aliviar o nariz entupido. Ao dormir nessa condição, é possível estimular o fluxo de sangue no nariz, o que estimula a drenagem do muco e secreção.
Inalação de vapor, toalhas quentes umedecidas sobre os seios paranasais afetados e bebidas quentes podem ajudar a aliviar a inflamação das membranas e promover a drenagem. Instilar solução salina no nariz (irrigação nasal) ou usar um spray de salina também pode ajudar com os sintomas.
O que não fazer quando está com crise de sinusite?
Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.
Qual a melhor posição para dormir quando está com sinusite?
Dormir com a cabeça elevada
Use a lei da gravidade contra o congestionamento nasal: acrescente um travesseiro a mais na cama e tente dormir com a cabeça mais elevada para facilitar a drenagem das secreções.
A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.
A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.
O que fazer para diminuir a dor de cabeça da sinusite?
Como a maior parte dos casos de sinusite surge a partir de um resfriado comum ou gripe causados por vírus, o tratamento deve focar, a princípio, apenas o alívio dos sintomas. É recomendada lavagem nasal e o uso de descongestionantes e analgésicos.
Os anti-inflamatórios não-esteroides, como ibuprofeno ou nimesulida, podem ser indicados pelo efeito analgésico, para tratar sintomas como a dor de cabeça. Há também fitoterápicos, como o spray Sinustrat com Luffa operculata, que contém substâncias que têm efeito anti-inflamatório.
Os analgésicos e anti-inflamatórios, como o paracetamol ou o ibuprofeno, por exemplo, podem ser indicados pelo médico para aliviar a dor de cabeça e a dor nos ossos da face. Além disso, esses remédios ajudam a diminuir a inflamação dos seios nasais, aliviando os sintomas da sinusite.
A prednisona é um corticoide na forma de comprimidos, que ajuda a aliviar os sintomas da sinusite severa, pois ajuda a reduzir o inchaço dos seios nasais e diminuir a a inflamação.
Os estudos mostram que não há correlação entre consumo de alimentos ou liquidos gelados e aumento da incidencia de infecções. Portanto, pelo quadro atual de sinusite em tratamento, não há restrições para o consumo de sorvete. Aproveite!
Sim pode existir sinusite mesmo sem secreção nasal. A sinusite é uma doença que pode ter muitos sintomas ou quase nenhum sintomas, porém os sintomas descritos são compatíveis com uma sinusite. Sugiro que faça uma avaliação e seja examinado por um Otorrinolaringologista.
Aguda ou crônica, a sinusite pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou até por fatores alérgicos. Esses fatores pioram quando o ar está mais seco ou na presença de poluição, cigarro, poeira e temperaturas mais baixas.
O tratamento empírico da rinite aguda viral é feito por inalação e vasoconstritores tópicos ou sistêmicos. O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
ajuda no tratamento da sinusite, seja ela crônica ou não; melhora o fluxo de ar nas vias respiratórias com o descongestionamento nasal; facilita a eliminação do muco; previne contra outras inflamações como as que afetam as amídalas e garganta.