Vamos tirar essa dúvida! O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.
O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? O verbo nesse caso concorda com "meia", que é metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".
Portanto abreviam-se as horas desta maneira: 12h, 12h30min, 14h22min. A abreviação min é dispensável, pois está claro que aquilo que vem após as horas são os minutos. Poderemos, então, abreviar também assim: 12h30, 14h22.
Use meio-dia e meia (e não meio-dia e meio), meia-noite e meia (e não meia-noite e meio). A concordância é com hora, por isso, fica no feminino (meia hora). O verbo fica no singular: Já é quase meia-noite e meia.
2:00 p.m. → It's two o'clock. E no caso de meio-dia e meia noite, há algumas variações. 12:00 a.m. → It's midnight. 12:00 p.m. → It's midday or It's noon.
A expressão meio-dia e meio (12h 30min.) é comumente dita, no entanto, é incorreta. Pois o numeral fracionário meio deve concordar em gênero com a palavra da qual ele é uma fração.
12:12 é um lembrete para buscar a harmonia e o equilíbrio em sua vida. Assim, esse momento simboliza a unidade entre o físico e o espiritual, o yin e o yang. Por isso, ao ver 12:12, reflita sobre como você pode criar mais harmonia em sua vida, seja em seus relacionamentos, em sua carreira ou em sua saúde.
O sistema horário de 12 horas é uma convenção de medição de tempo em que o dia se divide em dois períodos: ante meridiem (a.m.), antes do meio-dia, e post meridiem (p. m.), depois do meio-dia.
São uma hora da tarde ou é uma hora da tarde? O verbo deve concordar com as horas, sendo assim, o correto é dizer é uma hora da tarde, assim como é correto dizer são duas horas da tarde, são três horas da tarde e assim por diante.
O meio-dia é representado por 12h00, 12h ou 12:00, e a meia-noite, por 00h00, 00h ou 00:00. Ainda como se vê no exemplo acima, se se usa o formato que já traz o símbolo de hora (“h”), não se deve escrever a palavra “hora(s)”.
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.
Depois de entender estes significados, vamos ao veredito: o correto é “meio-dia e meia“! Isso porque o “meia”, neste caso, é um numeral que refere-se à metade de uma hora – é como se você estivesse dizendo “meio-dia e meia hora”.