Independentemente da crença, a dieta em Israel é mediterrânea, com forte influência árabe. O almoço padrão tem proteínas (carne, peixe ou frango), acompanhado de homus e muitos legumes (berinjela e abobrinha principalmente). Mas as saladas começam logo cedo, nada de pão com manteiga no café-da-manhã.
A culinária israelense é rica e muito variada. Entre os pratos mais populares estão o hummus, o falafel, o shawarma, o shakshuka, o maravilhoso suco de romã e muitos queijos, pães e vinhos. Os pães, um espetáculo à parte!
A gastronomia de Israel é única e mistura o melhor das tradições culinárias dos árabes e judias. Os restaurantes de Tel Aviv são mundialmente famosos e não é para menos!
O café da manhã servido nos restaurants e cafés normalmente incluem salada, dois ovos preparados da maneira que você quiser, queijos, pão, manteiga e geléia, juntamente com café ou uma bebida gelada. Em alguns cafés você também pode encontrar bacon, feijão e outros acompanhamentos.
O que é a ALIMENTAÇÃO KOSHER? - Curiosidades judaicas #kosher
O que se come no almoço em Israel?
Entre os mais populares estão o humus (pasta de grão de bico presente em praticamente todas as mesas); falafel (bolinho de grão de bico); shawarma (sanduíche de carneiro ou peru com pão pita, vegetais e pastas); shakshuka (ovos cozidos em molho de tomate, comumente servido no café da manhã); o maravilhoso suco de romã ...
O consumo de carne suína é proibido pela religião judaica. A batalha entre observadores das normas religiosas e os israelenses seculares sobre o papel da religião na vida diária esquentou, nos últimos anos.
Porco e coelho, tidos como sujos, também não têm lugar à mesa. Quanto às aves, as restrições são menores: pato, peru e pombo – sim, pombo – são kosher, desde que o abate provoque neles o mínimo de sofrimento.
Chalá: pão trançado especial (sinal de festividade). Crepalach: mini pastéis de carne moída (tradicionalmente servidos na refeição da tarde de Yom Kipur e Hoshaná). Oznei Haman: pastéis recheados chamados de "pequenas orelhas" (são oferecidos na festa de Purim).
Israel é um dos líderes mundiais em produção de citrinos frescos, incluindo grapefruit, tangerinas e os “pomelit”, um híbrido de laranja e pomelo desenvolvido localmente. As regiões subtropicais do país produzem tâmaras, enquanto nas colinas do norte as maçãs, pêras e cerejas são plantadas.
Além de Espanha e Itália, a lista dos dez primeiros é completada, na ordem, por Islândia, Japão, Suíça, Suécia, Austrália, Cingapura, Noruega e Israel.
De acordo com dados do Departamento de Estado americano, no recorte por religião, a população israelense é 73,5% judia, 18,1% muçulmana, 1,9% cristã e 1,6% drusa. Os 5% restantes estão subdivididos em outras religiões minoritárias, como adventistas e testemunhas de Jeová, por exemplo.
Além de ser um País de imigrantes, Israel é um País do Oriente Médio, onde parte de seus habitantes é Árabe e sua influência é percebida em pratos como húmus, tehina e falafel assim como em muitos pratos feitos com arroz.
Um deles é o camarão! Essas leis não foram abolidas porque foram feitas antes do povo de Israel (já no dilúvio Deus separou animais puros e impuros). Estes frutos do mar, ainda hoje, não são recomendados para serem comidos. De fato, são considerados as "baratas do mar".
Aqui estão alguns aspectos essenciais sobre as carnes kosher: Tipos de Carne Permitidos: As leis de kashrut especificam que apenas os animais que ruminam e têm cascos fendidos são considerados kosher. Isso inclui vacas, ovelhas, cabras e cervos. Por outro lado, animais como porcos e coelhos não são kosher.
As carnes, por exemplo, devem vir de animais que são abatidos pela prática schechitah, uma forma específica de abate que busca fazer com que o animal morra de forma rápida e sem sofrimento. Além disso, nem todos são permitidos. No caso dos mamíferos, eles só são casher se tiverem cascos fendidos e forem ruminantes.
No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.
A dieta era estritamente kasher, as leis de alimentação judaicas praticadas ainda hoje. "Não encontramos quaisquer ossos de porco ou restos de conchas [ambos proibidos] e descobrimos que 70% a 80% dos ossos eram de ovelha ou cabra.", afirma Gadot ao Jerusalem Post.
Um membro de um animal vivo (ever min ha-chai): De acordo com o livro de Gênesis, Deus proibiu Noé e seus descendentes de consumirem carne arrancada de um animal vivo. Assim, a lei judaica considera essa proibição aplicável mesmo a não judeus e, portanto, um judeu não pode dar ou vender tal carne a um não judeu.
A visão tradicional é que a Torá proíbe relações anais entre dois homens (ou seja, sodomia), e esta é a visão do Judaísmo Ortodoxo, baseado em Levíticos 18:22: "Não te deitarás com homem, como se fosse mulher; é abominação." As fontes rabínicas estendem esta proibição a todos os outros atos sexuais entre dois homens, ...
Os judeus não comem carne de porco, cavalo, camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.
Na teoria judaica, com seu enfoque rigorosamente monoteísta, Deus não pode se materializar em nenhuma forma. A crença em um Messias divino que é a encarnação de Deus contraria o preceito judaico da absoluta soberania e unicidade de Deus.
Os seguidores do judaísmo, em especial os residentes em Israel — principalmente os ortodoxos, que influenciam os considerados seculares e tradicionalistas —, recusam a existência de Cristo como Messias, seus ensinamentos e o consideram um falso profeta. Assim, quem o segue estaria desonrando a divindade.
O Kosher se refere à alimentação permitida dentro do kashrut ou cashrut, nome dado às regras alimentares descritas na lei judaica. Tais regras se referem aos alimentos permitidos e não permitidos, forma de preparo, ocasiões de consumo e, no caso de carnes, o modo de abate dos animais.