Morfologia: Altura de 6-12 m, de copa globosa densa, com tronco de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma escamoso. Folhas alternadas, compostas pinadas. Flores pouco vistosas, brancas, dispostas em panículas terminais. Fruto baga globosa amarela, com polpa carnosa e doce.
A pitomba (nome científico: Talisia esculenta), também conhecida como olho de boi, pitomba da mata e pitomba de macaco, é o fruto da pitombeira, árvore que pode alcançar mais de 10 metros de altura. Seu nome é originário do tupi e significa sopapo, bofetada ou chute forte.
As folhas são compostas de 3 foliolos largo ovados, de textura cartácea como cartolina) com base e ápice obtusos ou arredondados, densamente pubescente (coberto de pelos curtos) na brotação, tornando-se vilosos (coberto de pelos longos) na faze adulta.
Suas sementes moídas, ou em forma de extrato, são usadas na medicina popular para melhora da agilidade mental, da coordenação motora, para tratar condições de apatia e da libido. Ela é usada, em alguns países como uma alternativa ao café.
Acredita-se que o Olho de Boi tenha a capacidade de fortalecer a intuição e a conexão com a espiritualidade. Ele é conhecido por ajudar na clareza mental e no desenvolvimento de habilidades psíquicas, como a clarividência e a telepatia.
A Pedra Olho de boi afasta inveja, mau-olhado e traz boa sorte. Aumenta nossa força e poder para vencer desafios; atrai boa sorte nos jogos e nos negócios. Fortalece o raciocínio, a inspiração, atividade mental, coragem e as conquistas.
A função do Olho de Boi é absorver o chamado "mau-olhado" e as más energias que estão num determinado espaço ou de alguém que entre na nossa casa. Caso isso aconteça o "Olho de Boi" irá como que rebentar, desfazendo-se. Após este acontecimento deve ser despachado numa mata verde ou em água corrente (rio ou mar).
Radlk. Nomes Populares: Pitombeira, Pitomba, Olho-de-Boi, Pitomba-de-Macaco e Pitomba-da-Mata. Ocorrência: Amazonas, Pará e Maranhão até o Rio de Janeiro, nas florestas pluvial amazônica e atlântica. É particularmente frequente na Amazônia Ocidental e no norte do Espírito Santo (Vale do Rio Doce).
Olho de Boi: É usado pra afastar o mau olhado. Ótimo canalizador de energia. Coloque algumas sementes em um pote transparente com água. Utilize-o como um arranjo ou esconda-o no canto do ambiente.
No olho, esse conjunto de lentes é formado basica- mente pela córnea e pelo cristalino, e o anteparo é a retina, que possui mi- lhões de neurônios sensíveis à luz, também chamados de fotorreceptores.
Coloque o olho de Boi no centro. Deixe esse copo atras da porta de entrada da sua casa (se tiver mais de uma, escolha a com maior fluxo de pessoas). Qual a hora de trocar: o Sal Grosso absorverá as energias negativas e irá “ferver”, ou seja, subir pela borda do frasco se fixando nela.
O que significa quando a água do Olho de Boi fica escura?
Se água do copo ficar preta ou tonalidade escura, é sinal que a negatividade em causa é forte e com intuito de destruição. Em casa, pode ser colocada dentro de um copo de água, do lado esquerdo da porta de entrada, sempre num local que fique mais alto que a cabeça.
Eles servem para a proteção espiritual de quem usa o fio. As cores são representadas pelos Orixás ou Entidades para os trabalhos dentro e fora dos terreiros.
Preparar o seu chá ou blend de Olho de Boi é rápido e simples. Basta adicionar 500 ml de água em uma chaleira, acrescentar de 1 a 2 colheres de chá do Chá de Olho de Boi e ligar o fogo. Aguarde até que a água levante fervura e, em seguida, desligue o fogo e abafe por 15 minutos.
O que o olho de boi atrai? Acredita-se que o olho de boi atrai prosperidade, sorte, saúde, paz, harmonia, proteção e felicidade. Ele é utilizado para afastar energias negativas e espíritos malignos, além de ajudar na cura de doenças físicas e emocionais.
Se flutuar, será bom, senão deverá tomar precauções para que se possa elevar novamente através de oração, praticas espirituais, reiki, entoações de mantras ou simplesmente defumar o espaço onde passa mais tempo.
Dos 117 diferentes carimbos descritos, onze são considerados comuns e 68 são raríssimos. A maioria apresenta o carimbo “Correio Geral da Corte”. É difícil responder “quanto vale um Olho de boi”. Na verdade, não se trata de um selo raro.
Pode também ser trazido consigo, espalhados pela sua casa ou local de trabalho ou colocado atrás da porta de entrada num pequeno saquinho de pano preto. A função do Olho de Boi é absorver o chamado “mau-olhado” e as más energias que estão num determinado espaço ou de alguém que entre na nossa casa.
Também conhecida como Jabuticaba Coroada, a Olho de boi é uma espécie nativa da Mata Atlântica brasileira. Seus frutos grandes possuem polpa sucosa e doce com um sabor muito agradável, podendo assim ser consumidos in-natura, geléias, sucos, doces, licores e sorvetes.
O Olho de Boi é uma variedade do mineral Quartzo, composto por uma combinação de óxido de ferro e traços de hematita. Sua cor varia entre tons de marrom-avermelhado, com faixas douradas e iridescentes que lembram o brilho de um olho. Essa pedra também é conhecida como olho de tigre vermelho.
No Candomblé, a folha desse planta costuma ser atribuída ao orixá Osaiyn, sendo esta utilizada no preparo de banhos dos seus filhos e de seus objetos. Já na Umbanda, quem entra em cena é a semente Olho de Boi, a qual tem sua aplicação na confecção de colares e adornos utilizados pelos caboclos e pretos- velhos.
Seja como fôr, se o olho de boi dentro do copo de água se mantiver inalterado, é porque o ambiente não tem energias negativas. Se a semente rebentar, deite tudo fora e procure “limpar” a sua casa energeticamente, pois é sinal que, ou a sua casa ou alguém que lá mora dentro, foi vítima de más energias.